A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
62 pág.
TCC - WILSON - EDITAR

Pré-visualização | Página 3 de 10

Para vender, é como outras moedas.
Toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das transações é fornecida pelos próprios usuários e não requer grandes investimentos privados para atender a demanda das transações. Este serviço, denominado mineração, recompensa os usuários que contribuíram com a manutenção do sistema com bitcoins, confirma as transações a serem efetivadas e as adiciona à contabilidade do blockchain. Nenhuma transação relacionada ao Bitcoin é registrada no blockchain sem passar pelo procedimento de mineração, que é chamado de nascimento do bitcoin. É o processo de resolução de cálculos matemáticos em que competem entre si os computadores mineradores ligados à rede Bitcoin (BOFF; FERREIRA, 2016).
Boff e Ferreira (2016) acrescenta que a segurança do sistema é garantida se mais de 50% da rede que pode gerar capacidade de processamento para verificar transações, operar com honestidade. Ou melhor, o programa só é compatível se funcionar por consenso, usando as mesmas regras, pois a rede Bitcoin é autorregulada.
Ainda que o controle da indústria por pessoas sem escrúpulos possa parecer um pouco perigoso, o sistema proposto será muito mais seguro do que é agora, porque a fraude financeira requer de uma quantidade muito maior de pessoas para sua execução se forem relacionadas com o modelo atual. “Por conta desse recurso, o Bitcoin é uma rede consensual e que trabalha usando um software aberto que permite aos usuários proteger esse consenso usando as mesmas regras, mesmo que criem versões diferentes do software, é o diz Ulrich, (2014, p. 47).
Isso se deve ao crescimento constante da base monetária da moeda disponível para pagamento, programada em seu algoritmo para não extrapolar 21 milhões de Bitcoin, resultando em um aumento constante na base monetária. O Bitcoin é considerado não inflacionário porque já tem um montante fixo, porque não é afetado pela autoridade central autorizada a criar grandes quantias de novo dinheiro para financiar seus custos ou dívidas. E também, por suas particularidades que restringem o seu crescimento infinito, simula de modo artificial a escassez, e na maioria das vezes é comparada ao ouro (ARGON, 2018).
Desde o enorme crescimento do Bitcoin, especialmente nos últimos anos, onde governantes e legisladores têm tentado aplicar ou criar regulamentos para entender a moeda e garantir que funcione sem colocar usuários em risco. Nesse grupo encontram-se, pessoas interessadas em aprimorar o sistema atual, assim como aquelas que não percebem as particularidades revolucionárias da moeda eletrônica, não buscam entender como a tecnologia Bitcoin pode ter um impacto positivo sobre ele (CLINCH, 2015).
Araújo (2018) enfatiza que muitos países ainda não fez seu pronunciamento sobre a legalidade do Bitcoin. Embora seja legal em países como os Estados Unidos, Austrália e Alemanha, no entanto, em outros países é proibido e ilegal como Bangladesh, Bolívia, Equador, Islândia e Quirguistão. No Brasil, o Bitcoin não é avaliado uma moeda pelo governo e é considerada como um ativo financeiro. 
Ainda Conforme Araújo (2018, p. 12), “a cenário mais comum para tentar regular o Bitcoin é adaptar à nova tecnologia às regras do sistema financeiro”. Embora seja a forma mais simples de lidar com o problema, existem vários problemas com sua classificação, pois a moeda possui características como dinheiro e ativos financeiros, como ações ou ouro e moeda virtual.
Embora existir muitas dúvidas sobre o Bitcoin ocasionadas por sua mudança drástica de valor, os criminosos podem tirar proveito dos benefícios, como a privacidade para encobrir crimes, a Bitcoin oferece inovações que podem ter um grande impacto na melhoria da vida das pessoas. Um dos benefícios sociais do Bitcoin é o acesso público aos serviços financeiros. Ultimamente, o Banco Mundial estima e publica um relatório de 2,5 bilhões de pessoas adultos em todo o mundo sobre o relatório WSJ Money Beat, que não possuem acesso a bancos e serviços financeiros, como empréstimos e transferências eletrônicas e cartões de pagamento em débito e crédito (CLINCH, 2015).
Assim que tiver um saldo na carteira de Bitcoins, é provável transferi-lo de modo direito para qualquer pessoa. A rede Bitcoin opera em dois esquemas de chave, um público e um privado. A chave pública é usada para receber bitcoins, e a chave privada é usada para enviar. Logo, cada carteira Bitcoin possui um endereço, que geralmente consiste em 26 caracteres, abrangendo letras e números. Este endereço pode ser adquirido usando um QR code. Para receber, é preciso somente inserir o número da carteira. Para enviar bitcoins, deve ser inserir o valor e o endereço de destino. Abaixo está uma captura de tela do envio de bitcoins (NAKAMOTO, 2008).
A tecnologia peer-to-peer tem a capacidade de ser usada para criar grupos de investimentos que que proporcionam crédito para base de usuários do Bitcoin, por exemplo, com informações confidenciais e claras sobre riscos aos investidores, com base em dados de inadimplência e na impossibilidade técnica de discriminação contra qualquer grupo da sociedade. Por conseguinte, esse tipo de serviço é oferecido pela empresa brasileira BTC Jam, de São Francisco, que une investidores e empresários que necessitam de empréstimos para expandir seus negócios.
Em seguida, Boff e Ferreira (2016, p. 07) destacam que “a bitcoin tem suas vantagens e desvantagens. E uma vantagens é o baixo custos de transação”. Um estudo concretizado pelo Congressional Research Service, serviço de pesquisa do Congresso americano, divulgou que os custos são menores, por todas as transações são projetadas e validadas por uma rede "peer-to-peer’, via mineradores recompensados, não sendo preicso o terceiro envolvido na transação entre dois usuários. Apresentando assim, uma economia de custo em comparação com provedores de serviços que confrimam transações digitais com dinheiro tradicional, como PayPal ou provedores de cartão de crédito.
Usando a tecnologia de rede Bitcoin, as transações são praticamente gratuitas porque usam a própria rede do usuário para verificar as transações no blockchain. A rede é autossustentável, favorecendo fornecedores de infraestrutura de processamento (CPU) para processar Bitcoin em micro frações.
Greve et al (2018) descreve que outra vantagem da Bitcoin, sendo possível ser utilizada em quase todos os países, pois a Bitcoin é uma moeda universal. Para quem viaja muito é interessante ter moedas virtuais, uma vez que não vai sofrer tanto com o convertimento de moedas. O Bitcoin oferece grande esperança para os pequenos comerciantes reduzirem os custos de transação e remessas globais, facilitar o acesso ao capital, erradicar a pobreza global, proteger as pessoas do controle do capital e da censura e garantir a confidencialidade financeira dos grupos oprimidos e ao mesmo tempo promover. 
Ulrich (2014, p. 48) relata que “talvez o benefício social mais importante do Bitcoin esteja relacionado a proteção à inflação”. A inflação refere-se a um aumento no preço de bens e serviços, tendo como resultado, o baixo poder de compra da população, pois diminuirá, enquanto o valor da moeda em circulação. Outra vantagem social de usar Bitcoin como moeda é proteger o dinheiro das pessoas do confisco governamental. Por se tratar de uma moeda descentralizada e criptografada onde suas informações estão, pelo menos com a tecnologia moderna, o dinheiro das pessoas está fora de alcance.
Por outro lado, a natureza descentralizada do Bitcoin tem também apresentam algumas desvantagem, como proporcionar maiores chances de ocorrer crimes virtuais. Sendo este, um desafio, em desenvolver processos que diminuam as oportunidades de crime, mantendo os benefícios oferecidos pelo Bitcoin. Outra desvantagem está relacionado ao acesso dos bitcoins guardados em uma carteira digital, onde é preciso ter uma chave, uma sequência de caracteres aleatórios. No entanto, se essa chave for perdida ou roubada, os bitcoins não poderão ser recuperados. Por serem moedas online, a segurança é fornecida

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.