Buscar

Estudo dirigido - Algas geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba 
Campus I – Campina Grande 
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS Departamento de Biologia 
 
	Componente Curricular: 
	Biologia e Sistemática de Criptógamos 
	Período: 6º
	Aluno: 
	 Steffany Sales Galisa
	
	Data: 28.04.21
Estudo dirigido 2 Nota
 
1 - Quais as características encontradas nas cianobactérias que não são encontradas nas demais algas? E quais as características que são compartilhadas? 
Diferente das algas, as cianobactérias são seres procariontes, fotossintetizantes, porém esses pigmentos fotossintetizantes estão dispersos no citoplasma (sem cloroplastos). Outra característica é a presença de células especializadas chamadas heterocistos, capazes de absorver nitrogênio, elas transformam esse nitrogênio em moléculas que podem ser compartilhadas e usadas por todas as células da colônia e, em troca, as outras células compartilham o ganho de açúcar por meio da fotossíntese.
 
2 - Se as cianobactérias não possuem reprodução sexuada, nem a divisão celular se dá através de meiose, como se justifica a diversidade genética e biológica das cianobactérias? 
 Essa grande variabilidade genética ocorre devido à presença de “ilhas” (conjuntos de genes) que podem ser expressos ou não, de acordo com o habitat em que a bactéria se encontra, conferindo maiores chances de adaptações em resposta às mudanças ambientais.
3 – Fale sobre a semelhança entre os dinoflagelados, euglenófitas e criptófitas. Porque é difícil classificar esses organismos com base em seus mecanismos de obtenção de alimento? 
 São organismos unicelulares, flagelados (os dinoflagelados são biflagelados) e ambos possuem semelhança na sua forma de alimentação, os quais se alimentam de partículas sólidas ou absorção de compostos orgânicos por necessitarem de certas vitaminas. Por esse aspecto da sua alimentação algumas literaturas dizem que eles se assemelham a alguns invertebrados, porém são apenas algas, que ao longo do desenvolvimento obtiveram essa capacidade para obtenção de mais vitaminas. 
4 – Quais as características distintivas de Haptophyta? E qual a importância das haptófitas marinhas na cadeia alimentar? 
A característica mais distintiva das haptófitas é o haptonema, que é uma estrutura filamentosa que se prolonga da célula juntamente com dois flagelos de igual comprimento. Aparentemente parece um flagelo mas se distingue dele pelo conjunto de microtúbulos e a sua função. Existem dois casos de função desses, uma é que ele permite que a célula capture partículas de alimento, funcionando de certo modo como uma vara de pescar. Em outros casos, ele parece ajudar a célula a sentir e evitar obstáculos. Elas apresentam uma característica muito curiosa que é a presença de pequenas escamas achatadas na superfície externa da sua célula, essas escamas são compostas de matéria orgânica calcificada (chamadas de cocólitos) ou não. Existem dois tipos de cocólitos, os produzidos dentro das células (nas vesículas de Golgi) e transportados em seguida para o exterior das células, e aqueles formados fora das células. Tem grande importância na cadeia alimentar marinha, pois constituem o fitoplâncton marinho mais abundante, especialmente em mar aberto.
 
5 - Explique como a simetria das diatomáceas interfere na sua reprodução, mobilidade, habitat, habito e estrutura de parede celular?
 As diatomáceas possuem uma parede siliciosa perfurada, a qual constitui a carapaça dos organismos. A carapaça, designada por frústula, é uma estrutura de forma variada constituída por duas valvas e peças intermédias de ligação.
A frústula é bastante densa o que promove o afundamento dos organismos. Estes contrariam a tendência para afundarem armazenando óleo em vesículas, o qual, por ser menos denso do que a água, lhes confere flutuabilidade. Muitas diatomáceas são alongadas e estreitas e possuem espinhos que as auxiliam a flutuar. Outras formam colônias de diversos tipos, normalmente com configurações que as ajudam a flutuar.
A reprodução das diatomáceas é geralmente assexuada, ocorrendo por divisão celular. As paredes da célula ou frústulas, em todas as diatomáceas, são formadas por duas peças que se encaixam. Quando a divisão celular ocorre, cada célula filha (embaixo à esquerda) recebe uma metade da frústula parental (embaixo à direita) e constrói a nova metade da frústula. A valva existente é sempre a maior metade e a nova encaixa-se nela. Assim, uma das células filhas de cada novo par tende a ser sempre menor que a célula parental da qual foi derivada. Em algumas espécies, as frústulas são expandidas e intumescidas pelo crescimento do protoplasma. Entretanto, em outras espécies, as frústulas são mais rígidas. Assim, em uma população, a média do tamanho celular decresce ao longo de sucessivas divisões celulares.
 
6 - Em euglenófitas, explique o fato de serem mixotróficos 
Algas mixotróficas são as que podem se comportar de forma autotrófica na presença de luz ou de forma heterotrófica na ausência dela. Não possuem parede celular e apresenta vacúolo contrátil.
 
7 – A teca de um dinoflagelado é análoga à frústula de uma diatomácea. Explique esta afirmativa apontando as diferenças estruturais e as semelhanças funcionais.
A teca é diferente da frústula quanto a constituição química, arranjo de suas partes e disposição do cíngulo 
 
8 – Explique porque alguns Kelps possuem talos mais diferenciados entre as algas. 
As Kelps são algas de um porte grande, formando florestas com uma importância ecológica grande para a vida marinha. Os talos dos kelps são grandes, e se diferenciam em regiões denominadas apressório, estipe e lâmina, com uma região meristemática localizada entre a lâmina e o estipe. O crescimento resultante desse tipo de atividade meristemática, é importante quando se trata do uso comercial de Macrocystis, que é colhido ao longo da costa da Califórnia (EUA) pois quando cortam as lâminas mais velhas de Macrocystis pelos coletores de kelps, elas são capazes de se regenerar.
 
9 - Analisando a teoria endossímbiótica do cloroplasto admite-se que as Rodófitas foram originadas a partir das cianobactérias. Partindo desta premissa, quais as características apresentadas pelas algas vermelhas de cunho morfológico, químico e fisiológico que justifica a afirmativa. 
Pelo fato de possuírem apenas clorofila a e terem como reserva de carboidrato o amido das florídeas (molécula semelhante ao glicogênio), associa-se a origem destes cloroplastos à endossimbiose com cianobactérias.
 
10 - Estabeleça um paralelo entre as Rhodophyta e Phaeophyta quanto aos problemas ligados a reprodução e a fotossíntese. 
As Rhodophytas possuem problemas com a reprodução sexuada devido à ausência de flagelos nos gametas e por esses gametas serem fixos. O que tem como consequência a fecundação casual e rara formação de zigotos, o que gera uma baixa diversidade genética da progênie, levando a um colapso populacional.
Tanto as Rhodophytas quanto as Phaeophytas não possuem a clorofila b. Essa clorofila está presente em plantas, algas pertencentes ao grupo das euglenófitas e algas verdes. Diferentemente da clorofila a, a clorofila b atua na fotossíntese como um pigmento acessório, garantindo uma ampliação da faixa de luz que pode ser usada nesse processo. Sendo assim, elas possuem uma certa deficiência na produção de fotossíntese.
 
11 - As algas verdes correspondem um grupo monofilético dentro das algas, entretanto não representam um grupo natural. Explique cada uma destas orações através de caracteres que suportam a afirmativa. 
Algumas algas verdes são semelhantes às briófitas e plantas vasculares, apresentando paredes celulares rígidas, compostas de celulose, hemiceluloses e substâncias pécticas. Além disso, a estrutura microscópica das células reprodutivas flageladas em algumas algas verdes assemelha-se aos anterozóides das plantas. Essas características, juntamente com dados moleculares, indicam fortemente que as algas verdes e plantas terrestres (briófitas e as plantas vasculares) formam um grupo monofilético conhecido como Viridiplantae(viridófitos ou plantas verdes). Sistemas tradicionais de classificação agrupam as algas verdes de acordo com a sua aparência externa. Flagelados unicelulares são agrupados juntos, tipos filamentosos são agrupados juntos, e assim por diante. No entanto, como observamos anteriormente quanto às algas pardas, as algas verdes relacionadas não podem ser sempre reconhecidas pelas suas características externas. A evidência de parentesco é agora revelada pelos estudos ultraestruturais de mitose, citocinese e células reprodutivas, assim como pelas semelhanças moleculares. Essa informação recente resultou em um novo agrupamento sistemático das algas verdes dentro de várias classes, três das quais – Chlorophyceae, Ulvophyceae e Charophyceae.
 
12 - As algas verdes são ditas ancestrais das Embriófitas. Esta premissa é suportada através de caracteres morfológicos, fisiológicos, bioquímicos, ecológicos e reprodutivos. Enumere estas características e reconte como provavelmente se deu a origem das plantas. 
A semelhança de algas verdes com a Briófitas e as plantas vasculares, as quais são adaptadas para a vida terrestre, tem sido reconhecida há muito tempo. As algas verdes, briófitas e plantas vasculares são os únicos grupos de organismos que contêm clorofila a e b e armazenam amido no interior dos plastos.
stas sob muitos aspectos são um grupo de transição entre as algas verdes Carófitas (Charófitas ou Charoficeas) e as plantas terrestres embriófitas (metáfitas).
Essa ideia é suportada por algumas evidências como por exemplo:
1) Ambas (algas, briófitas e plantas verdes vasculares), apresentam cloroplasto com grana bem desenvolvidos.
O cloroplasto das algas verdes está rodeado por duas membranas, (camada bimolecular de lipídios) o que sugere uma invasão e posteriormente uma vida simbiótica, i.e., hipótese da origem por endossimbiose direta de cianobactérias.
2) apresentam células móveis assimétricas (tamanhos diferentes entre os gametas) com flagelos que saem lateralmente na célula, em vez de numa das extremidades.
3) Durante o ciclo celular, tanto as carófitas como nas plantas verifica-se a ruptura do envoltório nuclear durante a mitose, além da presença de fragmoplasto ou fuso da telófase durante a divisão do citoplasma (citocinese).
4) Além disso, deve ser lembrado que as carófitas parecem mais estreitamente relacionadas com as plantas do que quaisquer outras. Por exemplo, membros desses grupos, tais como Chara sp. são similares às plantas por apresentarem reprodução sexual orgânica (ou seja, possuem uma oosfera não flagelada que é fecundada por um anterozoide flagelado).
5) No gênero Coleochaete sp os zigotos são retidos dentro do talo parental e, ao menos em uma espécie, as células que envolvem o zigoto desenvolve crescimentos intrusivos da parede. Essas células de cobertura aparentemente apresentam a mesma função das células de transferência, as quais estão relacionadas com o transporte de açúcares até os zigotos.
6) Apresentam clorofila A e B.
 7) Ambos clados apresentam reprodução por metagênese.
Material de apoio: DANTAS, Ê.W.; COSTA, D.F. 2009. Material didático da disciplina Botânica Criptogâmica/UEPB – Campus V. Raven, P.H. et al. Byology of Plants. W.H.Freeman and CO, New York. 2007. 829p.

Continue navegando