Buscar

Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O art. 184 do Código Penal configura como crime de plágio o uso indevido da propriedade intelectual de outro. Já o art. 299 define plágio como crime de falsidade ideológica. Em ambos os casos, o autor que se sentir prejudicado, por ter sua obra plagiada, poderá entrar na justiça com ação indenizatória. Disserte sobre o plágio acadêmico em artigos científicos.  
FONTE: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10615003/artigo-184-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Resposta esperada
É uma prática que deve ser combatida no meio acadêmico. Além de ser configurada como crime, a prática de plágio configura desonestidade e falta de ética e compromete a produção científica de qualidade. Atualmente, há ferramentas importantes que podem detectar e combater o plágio, como programas específicos disponibilizados na internet e com acesso livre.
Minha resposta
O Plágio tem sido um problema cada vez maior ainda mais em nossos dias atuais, justamente com o fácil acesso a tantos textos, informações através das mídias sociais ou não é da própria internet e no caso sobre artigos científicos, prejudica não só quem o faz ou produz, mas também toda a cadeia científica. Em busca de uma certa ''punição'', diversas Universidades tem busca combater esse tipo de problema através de programas de conscientização e através da Lei do Código Penal, teve que ser repensada a respeito, devido á constantes fraudes no meio acadêmico, sendo considerado um problema de todos, pois, cada um deve assumir a sua parcela de responsabilidade. De acordo com o estabelecido nas diretrizes da disciplina Seminário Interdisciplinar I, é considerado plágio quando o aluno utiliza um texto, parte dele parágrafo e /ou frase como se fosse seu, não o sendo.
2Segundo a UFPR (2001, p. 29), citação pode ser compreendida como a utilização de partes de textos publicadas ou apresentadas por um autor consultado, que fornece subsídio ou ilustração ao assunto tratado por você. No Brasil, quem fixa as normas relativas às referências é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Neste contexto, diferencie citação direta de citação indireta.
FONTE: UFPR. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: UFPR, 2001.
Resposta esperada
Na citação direta transcrevemos as palavras do autor, sem alterações. É uma citação textual. Na citação indireta se expressa a ideia ou o pensamento de um determinado autor, através de nossas próprias palavras.
Minha resposta
De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as citações diretas são utilizadas quando o autor copia todo o conteúdo de um texto lido, sem parafraseá-lo. Em citações diretas curtas, o autor copia o que foi lido e que gostaria de adicionar ao texto de forma integral e o coloca entre aspas duplas ("). Quando a citação direta é longa e tem mais do que três linhas, esta é transcrita com um recuo de 4cm da margem esquerda, com a fonte reduzida e espaçamento simples. Já as citações indiretas são aquelas em que, mencionando o autor da obra e o ano, escrevemos com nossas próprias palavras a ideia do autor em determinada obra.

Continue navegando