Buscar

Avaliaçao Final Formaçao e desenvolvimento de coleçoes 34895854

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668917) ( peso.:3,00)
	Prova:
	34895854
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os direitos autorais protegem as obras contra inflações e uso indevido desses materiais. Esse assunto passou por muitos debates, o que proporcionou o surgimento de vários órgãos e iniciativas para a proteção desses direitos. Sobre os direitos autorais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Lei nº 9.610, de 7 de setembro de 2008, em vigor no Brasil, foi sancionada pela Presidência da República com o objetivo de alterar, atualizar e consolidar a legislação sobre direitos autorais, ou seja, regular os direitos do autor.
	 b)
	O Creative Commons é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free, em inglês, no sentido de liberdade, e não de "preço zero") e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.
	 c)
	O Copyleft é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos.
	 d)
	Diferentemente de outros países, a legislação brasileira sobre direitos autorais permite, embora não quantifique, cópias de "pequenos trechos" de obras para fins educativos. Também há brechas, no Brasil, para a tradução de obras inteiras para o Braile.
	2.
	O processo de aquisição de acervos é realizado em diversos tipos de bibliotecas, como biblioteca pública, especializada, escolar, universitária entre outros. As atividades de um setor de aquisição de bibliotecas podem ser diferentes entre si, como o caso da biblioteca especializada de Alberta no Canada. Sobre o processo de avaliação da biblioteca de Alberta, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Seleção.
II- Verificação e empenho para aquisição.
III- Processamento.
(    ) Elaborar mapas de aquisição e pagamento.
(    ) Decidir por qual canal será realizada a aquisição, se de forma direta ou intermediária.
(    ) Avaliar a coleção existente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	3.
	O profissional da informação responsável por gerir uma coleção deve possuir conhecimento da unidade de informação que atua, dos seus usuários, dos recursos financeiros e humanos, da missão, objetivos, valores, prioridades e o alinhamento com a organização mantenedora da biblioteca. Oliveira (2019) destaca algumas responsabilidades inerentes ao profissional da informação. Sobre as responsabilidades dos bibliotecários, analise as seguintes afirmativas:
I- Redigir e revisar políticas de desenvolvimento de coleções.
II- Promover o marketing das coleções e recursos.
III- Selecionar materiais em meios físicos para aquisição e acesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Andrie Bezerra de. Auditoria de inteligência para a gestão de coleções na biblioteca da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 2019. 213f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento), Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Umas das etapas da Formação e desenvolvimento de coleções é o descarte, que serve para conservar os materiais informacionais, com o objetivo de que esses materiais possam ser usados pela comunidade. No entanto, para desenvolver tal atividade, o bibliotecário não pode fazer intuitivamente, há uma série de requisitos a serem verificados. Sobre os critérios de descarte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cobertura: verificar cada título, conservar os recentes.
(    ) Espaço físico: materiais deteriorados pelo uso deverão ser descartados ou substituídos.
(    ) Recursos alternativos: compartilhar recursos com outras bibliotecas de mesmo tipo ou de abordagem correlata.
(    ) Material obsoleto: em alguns tipos de biblioteca, como a especializada, por exemplo, algumas áreas perdem o interesse de forma rápida. Tópicos antes importantes se tornam sem interesse para a unidade de informação e não justificam o espaço que ocupam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	A quase monopolização dos periódicos científicos foi um dos principais motivadores para a reação da comunidade acadêmica em benefício do acesso aberto. No entanto, na história do movimento do acesso aberto, existiram alguns documentos bases que proporcionaram maiores discussões a seu respeito, entre eles a Declaração de Santo Domingo. Sobre esse documento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Esse documento apresenta considerações feitas pelos participantes, ressaltando como a revolução da informação e da comunicação oferecem meios mais eficientes de intercâmbio do conhecimento científico.
	 b)
	A Declaração de Santo Domingo menciona a importância do amplo acesso à informação financiada com dinheiro público para a pesquisa científica e a educação.
	 c)
	A Declaração de Santo Domingo (1999) ressalta que não é necessário aumentar a capacidade de infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação da ciência, de forma que estejam acessíveis para a sociedade.
	 d)
	A Declaração de Santo Domingo (1999) ressaltava a perspectiva de que a ciência deve estar disponível para todos.
	6.
	A política de desenvolvimento de coleções deve ser redigida de forma didática, visando facilitar o seu entendimento. Nesse sentido, ela precisa abarcar alguns elementos. Sobre os elementos da política de desenvolvimento de coleções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pré-textuais.
II- Textual.
III- Pós- textual.
(    ) Capa.
(    ) Informações institucionais (identificação, missão e objetivos).
(    ) Modelos de correspondências (documentos administrativos).
(    ) Materiais que o compõem (conteúdo e formato).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - II.
	 b)
	III - II - I - II.
	 c)
	I - III - II - III.
	 d)
	I - II - III - II.
	7.
	O descarte serve para conservar os materiais informacionais, a fim de que eles possam ser utilizados pela coletividade. Sobre os critérios de descarte, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Condições físicas.
II- Níveis de profundidade no tratamento do assunto.
III- Assunto.
(  ) Materiais deteriorados pelo uso deverão ser descartados ou substituídos.
(  ) Livros com informações sobre "como fazer" geralmente se desatualizam quando o equipamento ou software muda. No entanto, princípios básicos costumam permanecer.
(  ) Analisar se os assuntos dos materiais correspondem ao interesse e aos objetivos da instituição. Conforme ocorre a mudança de interesse de obras cujos assuntos não são mais interessantes, as obras podem ser descartadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	8.
	O Copyleft fornece um incentivo para que programadores contribuam com o software livre. Além disso, ajuda os programadores que desejam contribuir com melhorias para o software livre a obterem permissão de fazer isto. Sobre o Copyleft, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Copyleft é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free, em inglês, no sentido de liberdade, e não de "preço zero") e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.
(    ) O modo mais simples de tornar um programa livre é colocá-lo em domínio público,sem copyright. Isto permite que as pessoas compartilhem o programa e suas melhorias, se elas estiverem dispostas a tal.
(    ) Permite que pessoas não cooperativas transformem o programa em software proprietário. Elas podem fazer modificações, poucas ou muitas, e distribuir o resultado como um produto proprietário.  
(    ) Copyleft fornece um incentivo para que programadores auxiliem na demanda de software proprietários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	O mundo é formado por movimentos sociais, ONGs e entidades profissionais que se preocupam com as negociações de comércio internacional. Essas instituições possuem influência sobre os direitos e condições de vida da população brasileira, buscando alternativas que assegurem essas demandas. Como exemplo, pode-se citar o Creative Commons, fundado em 2001, que é uma organização sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos. Sobre o Creative Commons, analise as afirmativas a seguir:
I- É uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos pagos e privados.
II- Ajuda a compartilhar legalmente seu conhecimento e criatividade para construir um mundo mais justo, acessível e inovador.
III- Oferece licenças de direitos autorais gratuitas e fáceis de usar para criar uma maneira simples e padronizada de dar ao público a permissão de compartilhar e usar seu trabalho criativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	A formação e o desenvolvimento de coleções é um processo que requer planejamento e conhecimento da unidade de informação. Neste processo, é bem-vindo o acompanhamento de uma equipe ou comissão de apoio. Sobre as atribuições da comissão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Analisar e avaliar a política de seleção e seus princípios e normas.
(    ) Ajudar na realização de uma reavaliação periódica do processo.
(    ) Coordenar programas de desenvolvimento de acervo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2006) Os estudos de usuários cobrem uma larga variedade de pesquisas, da análise das escolhas de livros em uma biblioteca universitária às reações aos resultados de buscas on-line e à análise aprofundada de necessidades latentes que resultam na busca da informação. No passado, o método dominante para estudos de usuários foi o quantitativo. Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os profissionais da informação se desapontaram com o método quantitativo.
PORQUE
II- Eles não encontraram nesse método elementos suficientes para a formulação de recomendações voltadas ao fornecimento de serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2006) Tendo em vista a seleção e a aquisição de materiais de informação, assinale a alternativa CORRETA acerca da análise de custos de documentos eletrônicos e a de documentos impressos:
	 a)
	Não existe diferença substancial quanto à análise de custos entre essas duas modalidades de documentos.
	 b)
	Deve-se optar pelo documento eletrônico, uma vez que este não apresenta diferença expressiva de custo em relação ao documento impresso.
	 c)
	A comparação de preços de documentos eletrônicos é mais simples que a de documentos impressos.
	 d)
	Nos documentos eletrônicos, as estratégias de preço dos diversos fornecedores variam mais que nos documentos impressos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando