Buscar

Questionário TECIDO CONJUNTIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – Tecido conjuntivo – 25/05/2020
1. A principal célula envolvida na cicatrização é o fibroblasto. Uma variedade deste tipo celular tem participação no fechamento de lesões. Quais são estas células, qual a sua composição e atuação nesse processo.
R: Miofibrócitos. Contêm actina e miosina (proteínas do citoesqueleto) e se comportam como células musculares lisas. Sua atuação no processo é responsável pelo fechamento das feridas, visto que sua atividade é contrátil, se faz o processo chamado contração da ferida. 
2. De acordo com o livro base, descreva o que são células gigantes e dê um exemplo de sua atuação.
R: São os macrófagos, têm grande atividade de fagocitose e pinoctose, além de conter um complexo de golgi bem desenvolvido, muitos lisossomos e um retículo endoplasmático granuloso. Atuam no sistema imune, fagocitando antígenos, restos celulares. O Livro trás também os osteoclastos como células gigantes, são células que atuam na remoção de Ca2+ de uma superfície, um exemplo comum e rotineiro de osteoclasto é a sua participação em pessoas que utilizam aparelho, pois para o dente se alocar, os osteoclasto retiram/desgastam o local de pressão que o aparelho faz, em contrapartida os osteoblastos depositam Ca+ no local onde o dente antes ocupava.
3. Existem várias condições patológicas que estão relacionadas com problemas na síntese do colágeno. No capitulo (e livro) que estamos estudando, pesquise e descreva sucintamente as seguintes condições patológicas: Osteogenesis imperfecta, esclsrose sistêmica regressiva, queloides, escorbuto.
R: Osteogenesis imperfecta é um grupo de doenças que caracterizam ossos e dentes frágeis causado pela troca de glicina, deformando a tripla hélice, acarretando na falta de estabilidade da fibra.
Esclerose sistêmica é um excessivo acúmulo de colágeno, causando transtorno funcional
Queloide é um espessamento na pele devido ao deposito excessivo de colágeno que se forma em cicatrizes 
Escorbuto é a degeneração do tecido conjuntivo causado por produção de colágeno defeituoso, causando fragilidade e rompimento de vasos sanguíneos e sangramentos na gengiva, tal como queda dentária 
4. Qual a origem do tecido conjuntivo? Quais são os principais tipos de tecido conjuntivo?
R: Origem mesodérmica. Tec conjuntivo propriamente dito (frouxo e modelado), Tecido conjuntivo denso não modelado, Tecido conjuntivo denso modelado, Tecido Elástico, Tecido Reticular, Tecido Mucoso.
5. Quais as diferenças entre fibroblastos e fibrócitos? Faça um desenho esquematizando essas células.
R: Fibroblastos são responsáveis pela produção de tecido conjuntivo e principal responsável pela produção das fibras e substância fundamental, são também células jovem em intensa atividade que apresenta longos prolongamentos citoplasmáticos e núcleos grandes. Principal produtora de elastina, junto ao musculo liso dos vasos sanguíneos.
Fribrócitos é a forma madura da célula, sendo menos ativa, tendo prolongamentos citoplasmáticos e núcleo menor. Porém, podem voltar a ser células jovens quando necessário para sintetizar fibras. 
6. Com base na histologia, quais as principais características identifica e diferencia macrófagos e mastócitos?
R: Os macrófagos estão distribuídos na maioria dos órgãos e constituem o sistema fagocitário e mononuclear, sobrevivendo por muito tempo. Tem a função de fazer fagocitose de resto celular e bactérias. A principal função dos mastócitos é estocar mediadores químicos da resposta inflamatória, além de contribuírem com a reações imunes com papel fundamental nas inflamações e reações alérgicas e na infestação de parasitas.
7. Descreva o mecanismo de secreção do mastócito.
R: Mastócitos do tecido conjuntivo que são encontrados na pele e na cavidade peritoneal, em que nos seus grânulos há anticoagulantes (heparina).
mastócitos da mucosa encontrado na mucosa intestinal e nos pulmões contém sulfato de condroitina. A superfície dos mastócitos contem receptores específicos para imunoglobinaE, produzida pelso plasmócitos, fixando-os.
8. Quais são os três tipos de fibras do tecido conjuntivo? A qual sistema elas pertencem? Cite principais características de cada uma
R: Oxitalânica, Elaunínicas e elástica.
Oxitalânica: No primeiro estágio, as fibras oxitalanicas consistem em feixes de miofibrilas compostas de diversas glicoproteínas, entre elas as fibrilinas que vão formar um arcabouço para deposição de elastina. Eas fibrilinas defeituosas resultam na formação de fibras elásticas fragmentadas. As fibras oxitalânicas podem ser encontradsa nas fibras da zônula do olho e em determinados locais da derme, em que se conceta ao sistema elástico com lâmina basal.
Elaunínica: No segundo estágio de desenvolvimento ocorre deposição irregular de proteínas elastina entre as microfibrilas oxitalanicas, formando as fibras alauníniacsque fazem estrutura ao redor das flandulas sudoríparas e na derme
Elástica: No terceiro estágio, a elastina continua a acular gradualmente até ocupar todo o centro de feixe de microfibrilas, as quais permanecem livres na região periférica, sendo essas fibras elásticas.
9. Explique como ocorre a biossíntese do colágeno e a formação da fibra de colágeno.
R: Primeiramente que o colágeno é a junção de 3 AA, prilina + glicina + hidroxiprolina. A biossíntese de colágeno ocorre com a síntese de procolágeno que quando o procolágeno vai se formando corre a hidroxilação de prolina e lisina, e quando hidroxilados são incorporados na cadeira. Quando agregados começa a glicosilação, cada cadeia alfa é sintetizada como dois peptídeos de registro em cada uma das extremidades Amino e carboxil que tem a função de alinhar a cadeia e se arranjar da forma que for apropriada para formar a tripla hélice. O procolágeno é transportado em vesículal desde o complexo de golgi até a membrana plasmática onde é exocitado para membrana extracelular, o processo depende de microtúbulos. No meio extracelular, os peptídeos de registro (amino e carboxil) são retirados, sendo assim o processo passa a ser chamado de tropocolágeno que se polimerizará e formará fibrilas de colágeno. A síntese de colágeno encolve uma cascata própria de modificações bioquimioacs que ocorrem após sua síntese, sendo todas as transformações importantes para estrutura e função do colágeno. Par que o colágeno seja renovado, o antigo deve ser degradado pela enzima colagenase. O colágeno tipo 1 e 3 formam as fibrilas que se associam para formar as fibras. 
10. Explique o que é fluido tissular, qual a dinâmica das pressões relacionadas a ele e relacione-o com o edema.
R: O fluido tissular é semelhante ao plasma sanguíneo quanto ao seu conteúdo em íons e substâncias difusíveis. Contém proteínas plasmáticas que passam atrave´s dos capilares para o tecido circunjacente, levando junto com sangue nutrientes necessários para suas células e leva de volta para os órgãos de desintoxicação e excreção os produtos do metabolismo celular.
11. Quais são os tipos de tecido conjuntivo propriamente dito? Cite as principais características de cada um.
R: Há classe dos tecidos propriamente ditos frouxo, são os que suporta pressão e atritos pequenos, preenchendo espaços entre grupos de celulas musculares, suporta células epiteliais e forma camada entonro dos vasos sang, encontrado na derme, hipoder e pleura. No tecido conjuntivo frouxo todos os elemtnso estruturais típicos do tecido conjuntivo propriamente dito. As células mais numerosas são os fibroblástos e macrófagos, o tecido conjuntivo frouxo é delicado, flexível, vascularizado e pouco resistente a fricções.
Tem também a classe do tecido conjunto propriamente dito denso, que oferece resistência e proteção aos tecidos, mesmo componente do tecido frouxo, porém menor quantidade de células e mais fibras colágeno, sendo assim, menos flexíveis.

Continue navegando