Buscar

Resumo Microbiologia

Prévia do material em texto

Resumo - Microbiologia
· Diferença entre procariótica e eucariótica: a primeira não apresenta núcleo ou nucleotídeo revestido por membrana, diferente da segunda, na qual o seu núcleo é revertido. As procarióticas não apresentam nenhuma organela e seu tamanho é reduzido. As eucarióticas são de maior tamanho, e suas organelas são revestidas por membrana, além do mais, sua divisão é realizada por mitose e sua reprodução pra r meiose. Células procarióticas não fazem meiose, somente divisão por fissão binária.
· Bactérias Gram positivos: Ácidos teicóico, peptídeoglicano, membrana citoplasmática. Sua monocamada não atua como barreira de permeabilidade, assim a bactéria de torna vulnerável a antibióticos. 
· Bactérias Gram negativos: LPS, membrana externa e porinas, periplasma e membrana citoplasmática. A função do LPS é tornar essa bactéria imune a antibióticos, moldando a forma estrutural do antígeno O e modificando a ordem dos monossacarídeos que compõe seu núcleo.
· LPS: serve para moldar a ordem dos monossacarídeos e tornar a bactéria imune a gram positivos e antibióticos, moldando a estrutura do antígeno O. 
· Membrana externa: serve como uma barreira de filtragem para metais pesados, sais biliares, detergente. Possibilita por transporte passivo, a entrada de ferro, açúcares, aminoácidos e peptídeos. 
· Espaço periplasma: composto por um gel, serve para a degradação e sintetização do peptídeoglicano. 
· Membrana Citoplasmática: composta por fosfolipídios e proteínas. Em eucarióticas também composta por carboidratos e esteróis.
· TRANSPORTE PELA MEMBRANA:
Passivo: não gasta ATP, osmose, difusão e difusão facilitada. 
1- Difusão: moléculas de íons passam de uma área de alta concentração para um de baixa concentração, até obter uma concentração uniforme. 
2- Difusão Facilitada: proteínas integrais, atuam como suporte de passam para íons e moléculas maiores. Moléculas muito grande são degradadas por enzimas. 
3- Osmose: moléculas de água se movem de uma área de alta concentração para uma de baixa concentração. 
Ativo: gera gasto de ATPs. 
1- Transporte ativo: depende de transportadores específicos e ocorre em velocidade constante. 
2- Translocação de grupo: exclusivo das procarióticas. Substância sobrem alterações químicas e assim a membrana se torna impermeável e as substâncias são impedidas de sair.
· Cápsula: tem como função proteção, reserva de nutrientes e água. Concede resistência e auxilia na formação de biofilmes.
· METABOLISMO:
Catabolismo: libera energia partir da degradação de substâncias orgânicas. 
1- Fermentação: produz pouco ATP, não requer o ciclo de Krebs e nem mesmo O². 
2- Respiração aeróbica: depende só ciclo de Krebs, gera em células eucarióticas 36 ATPs e 38 ATPs em procarióticas. 
3- Respiração anaeróbica: são degradados todos os compostos orgânicos, assim gerando moléculas diferente do O², e gerando menos ATP do que a respiração Aeróbica. 
Anabolismo: gasta energia para a produção de moléculas mais complexas apartir de outras simples.

Continue navegando