Buscar

Bullying: Definição, Exemplo e Ação do Professor

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	MELISSA FERREIRA RICOY
	R.A.
	191319735
	Curso:
	 LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
	Disciplina:
	PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Questionamento 1: Apresente a definição de bullying utilizando um exemplo real. Podem ser utilizados textos de reportagem sobre o tema, desde que explicitamente referenciados.
Bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo. O bullying pode causar sérios danos psicológicos a criança agredida além de poder ser um sinal de alerta a respeito da criança agressora. O bullying pode ficar apenas no âmbito psicológico ou chegar a agressão física.
Um exemplo real de bullying foi o que aconteceu com a adolescente Dielly Santos, no Pará. A menina de apenas 17 anos se suicidou por não aguentar os frequentes xingamentos e ofensas sofridas por seus colegas em relação ao seu peso.
Questionamento 2: A partir do exemplo utilizado, explique se o bullying é considerado um ato de violência, justificando sua resposta.
	Sim, o bullying é um ato de violência. Isso não se deve somente pela agressão física que pode vir a acontecer, mas sim pelo simples fato de ser uma violência psicológica. Além de destruir a autoimagem que a criança ou adolescente tem de si mesmo, gerando inseguranças e traumas, também pode levar a consequências muito mais graves, como a violência física ou até mesmo o suicídio, como no caso de Dielly.
Questionamento 3: Você, enquanto professor, se estivesse diante do caso real apresentado, como agiria com relação ao bullying?
	Como professora acredito que a melhor forma de tratar o bullying inicialmente é a conversa, tanto com o agredido, tentando prestar apoio psicológico, como com o agressor, buscando entender o porquê dele agir assim e tentando fazê-lo se colocar no lugar do outro. A partir de então, optaria pela observação para ver se o quadro está evoluindo ou não. Caso não haja nenhuma evolução positiva, a melhor opção seria chamar os familiares para que os mesmos estejam cientes do que está acontecendo com os alunos.
No caso de Dielly, a conversa com ela seria para entender o que está acontecendo, quem está agredindo-a e em que momentos isso acontece. Quanto aos agressores, identificar quem são os líderes na agressão para poder conversar com eles e fazê-los entender o quanto esse ato é nocivo. Fazer dinâmicas e passar vídeos sobre o assunto também seria uma forma de conscientização coletiva adotada por mim.
Referências Bibliográficas
PORFÍRIO, Francisco. Bullying. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao/bullying.htm. Acesso em: 26 mar. 2021.
OLIVEIRA, Sabrina. Adolescente vítima de bullying se suicida por 'não aguentar mais'. 2018. Disponível em: https://amazonas1.com.br/adolescente-vitima-de-bullying-se-suicida-por-nao-aguentar-mais/. Acesso em: 26 mar. 2021.

Continue navegando