Buscar

EXERCÍCIOS - AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia da Educação 
8
Coordenação: Profa. Ana Lucia Gomes
EXERCÍCIOS AULA 2 – PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
1) Observe a tirinha abaixo e responda à pergunta.
A professora diz que ensina “há anos do mesmo jeito e sempre deu certo”, mas sua aluna “flor” não dá a resposta esperada. Considerando as características da aprendizagem, quais seriam os possíveis motivos que levam à “não-aprendizagem” da aluna flor?
2) Considerando o que vimos sobre a aprendizagem, explique como o professor pode elaborar uma avaliação justa para a sua turma e justifique sua resposta.
3) A aprendizagem consiste em um processo complexo. Explique porque é correto dizer que o processo de aprendizagem é dinâmico e contínuo.
4) Explique porque a construção de um processo de aprendizagem produtivo e eficaz requer que as atividades pedagógicas integrem as expressões afetiva, cognitiva e automatizada do processo de aprendizagem. 
GABARITO
(ATENÇÃO! Essas questões admitem múltiplas respostas. Se suas respostas não estão próximas ao gabarito, converse com seus tutores para tirar suas dúvidas.) 
1) A charge mostra que a professora embasa a sua prática pedagógica no modelo tradicional de ensino, em que ela detém o saber e transmite aos seus alunos, através de atividades repetitivas, que privilegiam a memorização. Vários são os motivos que podem levar a aluna flor ao fracasso: falta de afetividade na relação aluno-professor, estresse, inadequação à metodologia, didática aplicada pela professora ou o próprio conteúdo ensinado.
2) Para que o professor elabore uma avaliação justa para sua turma é necessário que sejam considerados os seguintes pontos:
a. A individualidade dos alunos, no sentido de que há ritmos e necessidades diferenciadas na turma;
b. Compatibilidade entre o que foi ensinado/treinado e o que é cobrado na prova;
c. Propor diferentes tipos de avaliações/atividades para que os seus alunos possam expressar o que sabem de formas diferentes.
3) Dizemos que o processo de aprendizagem é dinâmico por ser sensível à uma grande variedade de fatores internos e externos ao indivíduo, que interferem na qualidade do processo. A correlação ou não desses fatores, como por exemplo, acolhimento do professor e interesse do aluno na aula, podem otimizar ou não o processo de aprendizagem. No exemplo citado, os fatores associados tendem a gerar experiências de aprendizagem positivas.A aprendizagem é caracterizada como contínua, por ocorrer ao longo de todo o ciclo vital do indivíduo, com o início deflagrado com o nascimento e o seu fim, determinado com a morte do aprendiz. A aprendizagem é um processo presente ao longo de toda a vida.
4) A integração dessas expressões é fundamental para uma aprendizagem de sucesso, pois é importante que o contexto de aprendizagem instigue o aluno e o mobilize a agir de forma eficiente. Nesse sentido, a expressão afetiva toma lugar quando o professor propõe tarefas/explicações que estimulam a curiosidade e o interesse do aluno, podendo reverberar positivamente na sua motivação para os estudos. Além disso, uma vez interessado, o aluno tende a prestar mais atenção e a buscar compreender o assunto tratado em sala, envolvendo assim, a expressão cognitiva. Dessa maneira, o aluno torna a aprendizagem significativa, pois é capaz de atribuir sentido e fazer correlações com outros assuntos, envolvendo a escolha de estratégias para resolver as tarefas com êxito. Nesse ponto, há a contribuição da expressão automatizada, através da repetição e da prática sistematizada que possibilitam ao aluno automatizar conhecimentos a habilidades, levando-o a agir de forma rápida e eficiente, tendendo a concluir com êxito suas atividades pedagógicas. É de suma relevância buscar integrar essas expressões no dia-a-dia escolar, assim os alunos terão a chance de vivenciarem um modelo pedagógico que contribua para uma aprendizagem funcional, significativa e duradoura.

Outros materiais