Buscar

A BANALIZAÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS NA ADOLESCÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: A BANALIZAÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS NA ADOLESCÊNCIA
 “Se eu quiser fumar, eu fumo. Se eu quiser beber, eu bebo.” Essa frase foi dita pelo cantor sambista Zeca Pagodinho. Esse contexto também é utilizado pela maioria dos adolescentes, defendendo sua suposta independência. Por isso, a venda deliberada de drogas lícitas para menores de idade ocasiona problemas e descumprimento de leis. Como também, a falta de conscientização pode aumentar ainda mais o consumo, trazendo índices negativos. Logo, faz-se necessário atenção para que essa prática de consumo pare de ocorrer.
 É relevante abordar, primeiramente, a falta de restrição em relação à venda de drogas lícitas, a comercialização, na maioria das vezes é realizada para todas as idades, se contrapondo-se às leis, que desaprovam essa prática realizada pelos comerciantes, que buscam somente o ganho e não se atentam aos deveres a serem aplicados.
 Outrossim, há a falta de conscientização do público-alvo sobre o problema. A atuação de meios que informam é imprescindível, tal como o Programa Educacional de Resistência as Drogas, que busca transmitir a importância do afastamento das drogas lícitas e ilícitas. Desse modo, é necessário que alguns pontos sejam abordados, como a presença de projetos como esse para que contribua na formação dos adolescentes.
 Portanto, cabe a Polícia Militar da região que fiscalize os estabelecimentos para que haja o cumprimento da lei, vendendo drogas lícitas apenas para o cidadão que se apresente com documento com foto, observando a idade indicada no documento, para que assim acabe o consumo ilegal. Além disso a prática de conscientização deve ser essencial, por meio do PROERD no ambiente escolar. Tornando-se incomum a prática do consumo de drogas lícitas na adolescência.
Redação escrita por Analicy Barbosa da Silva

Continue navegando