Buscar

PORTIFOLIO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

PORTIFOLIO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL- AULA 02
CÁSSIO ALBERTO DE OLIVEIRA
“Pinacoteca recebe maior exposição sobre o pintor Di Cavalcanti”
Responda:
a) O TEXTO PERTENCE A QUE GENÊRO?
 Informativo (notícia)
b) QUE TIPO DE TEXTO É?
Expositivo
c) ENCONTRE A RESPOSTAS NA NOTICÍA: QUEM? O QUE? QUANDO? ONDE? COMO? POR QUÊ?
Quem? Pinacoteca;
O que? Recebe exposição no subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos;
Quando? A partir de 2 de setembro de 2017;
Onde? Pinacoteca do Museu da Secretária da Cultura do Estado de São Paulo;
Como? Mostra de obras do artista;
Por quê? Comemoração dos 120 anos do nascimento do artista;
Antes do surgimento da Escrita, a comunicação acontecia por meio de fala e dos gestos. A escrita surge em decorrência da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia. A escrita possibilitou que houvesse maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento. Todos os conhecimentos eram passados, de geração em geração, através da oralidade. 
Assim, os conhecimentos e pensamentos não compartilhados com os demais, acabavam se perdendo no tempo. A escrita vem para garantir o registro das ações e pensamentos humanos; ela foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão de ideias e informações. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3.500 a.C, quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. As primeiras civilizações usaram uma serie de suportes de escrita que são impensáveis no mundo de hoje: barro, casca de árvore, rochas, couro de animais e ossos. Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana.
A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, os meios de comunicação têm avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo. Esses meios representam os veículos ou instrumentos utilizados para difundir informação entre si. São exemplos: o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros. Hoje a noção de espaço e tempo se modificam, pois conseguimos encurtar distâncias através das tecnologias; estabelecemos contatos em tempo real com pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.
Mas a utilização da escrita através do Alfabeto é o principal meio pela qual todas estas tecnologias se desenvolveram, se expandiram e, ainda hoje, continuam evoluindo cada vez mais rapidamente. O gosto pela leitura faz com que as pessoas tenham mais facilidade de se expressar através da palavra escrita. Por isso a importância de se estimular a leitura desde a infância para que ocorra um melhor desenvolvimento intelectual e crítico formando seres humanos capazes de olhar a sociedade através de lentes críticas capazes de transformar a sociedade em que vivem. Sendo assim a comunicação, seja ela por via oral ou escrita nos acompanha desde os primórdios, seja ela de um indivíduo para o outro indivíduo, de indivíduo para o meio social, ou para consigo próprio, pois a comunicação nos conecta ao mundo e expressa nossos sentimentos, nossos desejos, nossos pensamentos em palavras ou escritas. A formação do indivíduo, em relação ao pensamento, jeito de agir, falar, escrever, e até mesmo o sotaque, foram influenciados através da comunicação pelo meio em que vivemos, por professores, colegas e pela família, ou seja, ela ensina influencia e também orienta.
Enfim a vida moderna, com toda sua dinamicidade, faz com que sejam desenvolvidas tecnologias cada vez mais capazes de maximizar o tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina