Buscar

Avaliação 1 individual - Educação e diversidade

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Educação e Diversidade ()
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	A ética emancipatória dos direitos humanos demanda transformação social, a fim de que cada pessoa possa exercer, em sua plenitude, suas potencialidades, sem violência e discriminação. É a ética que vê no outro um ser merecedor de igual consideração e profundo respeito, dotado do direito de desenvolver as potencialidades humanas, de forma livre, autônoma e plena. Enquanto um construído histórico, os direitos humanos não traduzem uma história linear, não compõem uma marcha triunfal, e tampouco uma causa perdida. Todavia, refletem, a todo tempo, a história de um combate, mediante processos que abrem e consolidam espaços de luta pela dignidade humana (PIOVESAN, 2008). No que se refere à garantia dos direitos humanos, é necessária uma transformação social no sentido da construção de uma postura ética e da promoção da igualdade e respeito às diversidades. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais que buscaram garantir o acesso de todos à cidadania.
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais.
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais e à cidadania
(    ) A conquista dos direitos humanos é resultado da luta de movimentos sociais, mas não é o acesso de todos à cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. In: Estudos Feministas. Florianópolis: Revista Estudos Feministas, 2008.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 58, parágrafo I, afirma que, quando necessário, haveria "[...] serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender a peculiaridades da clientela de educação especial", ou seja, as escolas especiais ficaram encarregadas de assumir um novo papel na educação. Qual é este papel?
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	Trabalhar de forma cooperativa com as escolas regulares e auxiliar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.
	 b)
	Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
	 c)
	Atender aos alunos que estão excluídos da escola.
	 d)
	Oferecer ensino às pessoas com deficiência, substituindo o ensino regular.
	3.
	Segundo Aquino (2002, p. 39), a ?discriminação e o preconceito podem estar presentes em nossas vidas, muitas vezes de forma velada, a ponto de não nos darmos conta dele?, porque, por mais que estejamos conscientes dos danos que o preconceito e a discriminação podem causar ao ser humano, não estamos livres de por um ato involuntário cometer uma certa ação ou ser alvos dela. Acerca dessa afirmativa e do seu significado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e
conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed.
São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	O ato discriminatório é voluntário e, nesse sentido, todos cometem discriminação do outro, ao passo que o preconceito é algo involuntário.
	 b)
	Todas as ações de um ser humano estão livres de causar discriminação e preconceito com relação ao outro.
	 c)
	Os atos humanos capazes de causar discriminação e preconceito são sempre pensados, o que permite que se diga que o ser humano é, em si, preconceituoso por natureza.
	 d)
	Mesmo que as pessoas não se deem conta, podem, via atos de qualquer tipo, inclusive de maneira oculta, cometer discriminação e preconceito.
	4.
	No Brasil, existe uma política de inclusão que dá uma direção, para certos processos nas escolas. A concepção da política de inclusão aponta para a necessidade de superar a visão excludente do sujeito com necessidades especiais. Para atingir alguns propósitos, a inclusão é entendida como uma forma de repensar a educação e ser transformadora na sociedade, ou seja, a inclusão é social, não é tarefa apenas para o professor em sala de aula, mas para toda a sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Existe uma educação inclusiva que garante os direitos da criança, mas sabemos que a inclusão é um fator social, e depende da compreensão de cada educador para saber lidar a fatos de exclusão e inclusão social.
	 b)
	Num país que não prioriza a diversidade cultural, mesmo que supere os processos de inclusão, este processo é tarefa do educador e não da família.
	 c)
	A educação que busca igualdade inclusiva, permite o aluno escolher sua forma de estudar, seu jeito de entender o  mundo, e consegue fazer uma análise dos propósitos, mesmo sendo crianças e não precisando ter idade para decidir.
	 d)
	A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança. Dessa forma, a inclusão é fundamental para compreender a questão da diversidade na educação.
	5.
	Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	Por meio dos movimentos sociais, podemos aperfeiçoar o sistema educacional e corrigir as injustiças que ocorrem na sociedade, frutos de um processo tenso que vem se manifestando através dos tempos. Para tanto, é necessário que haja a interação de todos os seres humanos, independentemente de suas características ou classes sociais. Sobre a trajetória histórica da Educação Especial, analise as seguintes sentenças:
I- A inclusão escolar é derivada de uma trajetória historicamente produzida.
II- O modelo de exclusão foi o que predominou por mais tempo.
III- Os paradigmas de inclusão e de integração possuem os mesmos princípios.
IV- A segregação pode ser considerada uma forma de exclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Entendemos como diversidade cultural as múltiplas culturas, raças, religiões, e tudo que nos diferencia. As diferenças deveriam ser fonte de estímulo para novos conhecimentos; no entanto, em muitos casos, não é bem assim. Pensemos no ambiente escolar, que, muitas vezes, tenta homogenizar a forma de aprender, acentuando, ao invés da inclusão, uma exclusão silenciosa. Sobre a diversidade no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao reproduzirem o modelo tradicional, as instituições escolares demonstrammaior dificuldade em atender aos desafios da inclusão social e do acolhimento às diferenças.
II- Um ambiente escolar que tem como seu eixo norteador a inclusão social, manifesta, no chão da escola, o respeito às diferenças, numa relação de diálogo e de compreensão.
III- A partir de juízos de valor, estamos construindo o entendimento das diferenças e a promoção da diversidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	8.
	Inicialmente, Carvalho (2004, p. 115), no que se refere à escola inclusiva, nos aponta algumas de suas funções que buscam atender a essa necessidade de educação, seja desenvolver culturas, políticas e práticas inclusivas, marcadas pela responsabilidade e acolhimento que oferece a todos os que participam do processo educacional escolar; promover todas as condições que permitam responder às necessidades educacionais especiais para a aprendizagem de todos os alunos de sua comunidade; criar espaços dialógicos entre os professores para que, semanalmente, possam reunir-se como grupos de estudo e de troca de experiências; entre outras. Desse modo, aponta-se que essa nova concepção não nega que os alunos tenham problemas em seu desenvolvimento. No entanto, a ênfase consiste em oferecer ao aluno uma mediação. A finalidade primordial é analisar o potencial de aprendizagem, como sujeito integrado em um sistema de ensino regular, avaliando ao mesmo tempo quais os recursos que necessita para que sua evolução seja satisfatória. O conceito de necessidades educativas especiais remete às dificuldades de aprendizagem e também aos recursos educacionais necessários para atender a essas necessidades e evitar dificuldades (CARDOSO, 2003, p. 19-20). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança.
II- A inclusão é entendida como uma forma de repensar a educação e transformar a sociedade, ou seja, a inclusão é social, não é tarefa apenas para o professor em sala de aula, mas para toda a sociedade.
III- A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança e não pode ser aspecto de inclusão social.
IV- A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança. A inclusão não é entendida como uma forma de repensar a educação e transformar a sociedade, ou seja, a inclusão é social e não é tarefa apenas para o professor em sala de aula, mas para toda a sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Mediação, 2004.
CARDOSO, M. Aspectos históricos da educação especial: da exclusão à inclusão: uma longa caminhada. In: MOSQUERA, J. M.; STOBAÜS, C. (Org.). Educação especial: em direção à educação inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Leia o poema a seguir, de Murilo Mendes:
Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas.
Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas,
Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás,
Há estrelas que veem, que ouvem,
Outras surdas e outras cegas.
Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários: Quase que só há estrelas.
Este poema apresenta uma narrativa poética por meio de parábola. Qual a mensagem que este poema traz?
FONTE: Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3921070> Acesso em: 24 jul. 2014.
	 a)
	Somos seres humanos com características muito parecidas, somos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes na forma de nos expressar, compreender o mundo e de nos relacionar.
	 b)
	As diferenças são imperceptíveis, somos todos seres humanos constituídos de carne e osso.
	 c)
	As diferenças que existem entre os seres humanos são o motivo para a falta de compreensão e respeito uns com os outros, pois não há afinidades.
	 d)
	Os seres e suas múltiplas culturas constituem este planeta, repleto de harmonia e compreensão.
	10.
	É necessário combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros. Conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, § 2º, "ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências." Isto porque todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre a discriminação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial [da União], Poder Lesgislativo, 6 jan. 1989, p. 3691. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 3 fev. 2017.
	 a)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 b)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 c)
	Nas atitudes do ser humano com relação ao outro, não podemos perceber a discriminação ou preconceito, somente em palavras.
	 d)
	Nas atitudes humanizadas com relação ao outro que o ser humano pode romper os atos discriminatórios, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando