Buscar

SISTAMATICA QUESTIONARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN 
Ciências Biológicas Bacharel
Docente: Alice Calvente 
Discente: Jordany Isabelle Lima de Aquino 
RESPOSTAS:
1) Em linhas gerais, o que é uma árvore filogenética?
 É um diagrama que descreve as linhas evolutivas de descendência de diferentes espécies, organismos ou genes que possuem um ancestral comum.
2) Segundo o texto, por que filogenias são úteis? 
São úteis para organizar o conhecimento da diversidade biológica, para estruturar classificações e identificar eventos que ocorrem durante a evolução. 
3) Explique a figura 1B. 
Tendo como princípio 4 borboletas iniciais na árvore genealógica, é possível traçar uma sequência de gerações parentais e descendentes a partir delas.
4) Explique a figura 1C. 
É notório que nessa figura 1C, a árvore genealógica de expande, e pode-se observar que para cada individuo tem-se dois pais, que reproduzem descendentes de quantidade variável. 
5) Explique a figura 1D.
Essa parte do diagrama é apenas observada por meio do emaranhado de linhas traçadas, sem os indivíduos a mostra. E levando em consideração uma gama muito ampla das gerações de descendentes. 
 
6) De acordo com o texto, explique o que é efeito fundador e vicariância.
O efeito fundador caracteriza-se pela migração de uma pequena parcela da população para locais isolados geograficamente. E, a vicariância é um mecanismo evolutivo no qual a área biótica se fragmenta, pelo surgimento de uma barreira física que separa as populações de uma espécie. 
7) Explique como linhagens divergem (se separam) e qual a consequência dessa divergência. 
As linhagens se divergem tanto por fatores físicos quanto por fatores genéticos. Fatores físicos, nos quais, podem ser uma barreira geológica e climática, já os fatores genéticos ocorrem quando existe uma modificação no indivíduo favorecendo ou não na questão adaptativa do ser no ambiente. E, a principal consequência dessa situação é uma possível extinção do menos apto a sobrevivência/reprodução. 
8) Explique a figura 2. 
A partir da observação desse pedaço da árvore genealógica, nota-se que com ela se traça o destino de uma linhagem central/ancestral, dando tempo suficiente para que dê origem a quatro linhagens descendentes. 
9) O que é a raiz de uma filogenia? 
É a representação hipotética da mais antiga linhagem do grupo, é o nó que deu origem a todos os terminais. A polarização dos caracteres permite determinar a raiz da árvore. 
10) O que são terminais?
 Os terminais representam as entidades em estudo. Que pode ser um indivíduo (haplótipo), uma população, uma espécie, um gênero, uma família. 
11) O que é um nó em uma filogenia?
 (nó ancestral e nós internos): cada nó representa um ancestral hipotético comum compartilhado. 
12) O que é um clado? E um grupo monofilético?
Um clado é um pedaço da filogenia que inclui uma linhagem ancestral e todos os descendentes daquele ancestral. E o grupo monofilético, que possui um ancestral comum imediato a todos.
RESPOSTAS:
1) O que significa quando dizemos que uma população evoluiu em nível fenotípico?
Significa que ocorreu mudanças de características observáveis, que são resultados na expressão do gene do organismo, no qual, é levado em consideração o alelo dominante, a influência de fatores externos(ambiente) e da possível interação entre indivíduos. 
2) Explique a figura no. 2
É notório que nessa representação de árvore filogenética os caracteres originais permaneceram fixados, até que houvesse uma mutação nos genes proporcionando uma mudança fenotípica/diversificação na linhagem. 
3) Na figura 3, o que significam os marcos verdes sob a filogenia?
Os marcos verdes caracterizam o fato de a espécie de lagartos começarem a se diversificar, de forma que a divisão dos caracteres apresente informações sobre o quão recente essas espécies compartilharam um ancestral comum. 
4) Observando uma filogenia, como podemos definir os graus de parentesco entre os terminais?
Antigamente o grau de parentesco só era levado em consideração a partir das características, porém, hoje em dia utiliza-se também a história evolutiva. Ou seja, maior semelhança entre as espécies, maior seu grau de parentesco. Como, por exemplo: chimpanzé/gorila; chimpanzé/homem. Vale ressaltar também, que os terminais representam as entidades em estudo. Que pode ser um indivíduo (haplótipo), uma população, uma espécie, um gênero, uma família.
5) A figura 4 diz que as salamandras (salamander) são mais próximas dos humanos (human) do que dos lagartos (lizard)? Explique sua resposta. 
Pois, as semelhanças entre salamandras e lagartos (por exemplo, o andar rastejante e a falta de pelo) são características que estavam presentes ao ancestral comum dos lagartos, salamandras e mamíferos. Entre os vertebrados terrestres, estas são características ancestrais, ou plesiomorfias.
6) Por que é comum acreditarmos que salamandras e lagartos são mais próximos evolutivamente? 
Porque a evolução morfológica pode ocorrer em táxons diferentes, e as salamandras e lagartos são considerados semelhantes, pois compartilhavam de caracteres presentes ao ancestral comum, de ambas as espécies citadas e mamíferos.

Continue navegando