Buscar

Questoes e respostas sobre citoesqueleto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula Citoesqueleto - 24/03/2021
1) O que é citoesqueleto e como ele é organizado.
	É uma intrincada rede de filamentos proteicos que se estende pelo citoplasma, com um compartimento interno altamente organizado, em que organelas que realizam funções especializadas estão concentradas em diferentes áreas e são conectadas por sistemas de transporte. O citoesqueleto é construído a partir de uma estrutura composta por três tipos de filamentos proteicos: filamentos intermediários, microtúbulos e filamentos de actina. Cada tipo de filamento apresenta propriedades mecânicas distintas e é formado por subunidades proteicas diferentes.
2) Descrever as principais funções do citoesqueleto.
	É diretamente responsável por movimentos em larga escala, incluindo o deslizamento de células sobre uma superfície, a contração das células musculares e as alterações no formato celular que ocorrem ao longo do desenvolvimento de um embrião. O citoesqueleto controla o posicionamento das organelas e fornece a maquinaria de transporte entre elas. Ele também é responsável pela segregação dos cromossomos nas duas células-filhas durante a divisão celular e pela separação dessas duas novas células no final da divisão.
3) Quais são as famílias de estruturas que compõem o citoesqueleto e quais as subunidades proteicas de cada uma.
	Uma família de proteínas fibrosas forma os filamentos intermediários; subunidades de tubulina globular formam os microtúbulos; e subunidades de actina globular formam os filamentos de actina.
4) Descrever as principais características dos Microtúbulos e como são formados.
	Microtúbulos são longos cilindros ocos formados pela proteína tubulina. Eles são longos e retos e em geral possuem uma das extremidades conectadas a um centro organizador denominado centrossomo. Apresentando um diâmetro externo de 25 nm, os microtúbulos são mais rígidos do que os filamentos de actina ou os filamentos intermediários, e se rompem quando submetidos a estiramento. 
5) Porque a colchicina e o taxol são usados na quimioterapia para o tratamento de tumores.
	Muitos estudos têm apontado a Colchicina, uma substância extraída das plantas Colchicum, como um recurso a ser utilizado para reduzir a multiplicação das células doentes pois a mesma é aplicada na célula, se liga às tubulinas livres no citoplasma, impedindo a finalização da divisão celular, ativando a via de apoptose. Pelo trabalho podemos concluir que a Colchicina se usada corretamente, diminuiria a proliferação das células cancerígenas, diminuindo o tumor ou até prevenindo do mesmo evoluir para uma metástase.
6) Diferenciar cílios e flagelos e descrever a estrutura dos cílios e como eles se movimentam.
	Embora a constituição de cílios e flagelos seja semelhante, essas duas estruturas apresentam algumas diferenças básicas:
Cílios: são estruturas mais curtas e numerosas e apresentam um movimento do tipo vaivém;
Flagelos: são estruturas longas, encontradas em pequeno número e com movimento do tipo ondulatório.
Os cílios são considerados centríolos modificados e alongados, a sua base é chamada de Cinetossomo ou Corpúsculo basal, são formados por nove grupos e dois microtúbulos periféricos e um grupo de dois microtúbulos centrais.
Cada cilio se move com um movimento de chicote: uma batida para a frente, na qual o cilio se estende totalmente golpeando o líquido circundante, seguida por uma fase de recuperação, na qual ele retorna à sue posição original com um movimento de enrolamento que minimize o arrasto viscoso
7) Descrever as principais características dos Filamentos de Actina, como são formados e onde são
encontrados na célula.
	Actina monomérica (actina-G) polimeriza para formar os filamentos de actina (actina-F). A primeira etapa é a formação de dímeros e trímeros, chamado de nucleação. O terceiro monômero estabiliza o dímero e oferece condições para o crescimento do filamento chamado de elongação A elongação do filamento origina actina F. Actina G (monômero) vão se orientando na mesma direção no microfilamento, conferindo uma polaridade ao complexo. Extremidade mais (+) e extremidade menos (-) 
	Actina - proteína mais abundante do citoesqueleto (5 a 10% da proteína total de células eucarióticas) 
8) Esquematizar um sarcômero de uma miofibrila e explicar como ocorre a contração muscular.
	As miofibrilas são constituídas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcômeros. A distribuição dos filamentos de actina e miosina varia ao longo do sarcômero. As faixas mais extremas e mais claras do sarcômero, chamadas banda I, contêm apenas filamentos de actina. Dentro da banda I existe uma linha que se cora mais intensamente, denominada linha Z, que corresponde a várias uniões entre dois filamentos de actina. A faixa central, mais escura, é chamada banda A, cujas extremidades são formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos. Dentro da banda A existe uma região mediana mais clara – a banda H – que contém apenas miosina. Um sarcômero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e é a unidade contrátil da fibra muscular, pois é a menor porção da fibra muscular com capacidade de contração e distensão. A contração ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina, o sarcômero diminui devido à aproximação das duas linhas Z, e a zona H chega a desaparecer.
9) Descrever sobre os filamentos intermediários, onde são encontrados na célula e quais as os tipos
de proteínas de filamentos intermediários.
	Os filamentos intermediários são um tipo de elemento do citoesqueleto composto de múltiplos filamentos de proteínas fibrosas juntas. Como seu nome sugere, os filamentos intermediários têm um diâmetro médio entre 8 e 10 nm, entre os diâmetros dos microfilamentos e microtúbulos.
	Os filamentos intermediários aparecem em diferentes variedades, cada uma composta de um tipo diferente de proteína. Uma proteína que forma os filamentos intermediários é a queratina, uma proteína fibrosa encontrada nos cabelos, unhas e pele. Por exemplo, você pode ter visto um anúncio de xampu que diz suavizar a queratina de seus cabelos!
Diferentemente dos filamentos de actina, que podem crescer e desmontar-se rapidamente, os filamentos intermediários são mais permanentes e atuam essencialmente na função estrutural da célula. Eles são especializados em suportar tensão, e sua função inclui manter a forma da célula e ancorar o núcleo e outras organelas em seus lugares.
 Os filamentos de queratina das células epiteliais, os neurofilamentos das células nervosas, os filamentos gliais dos astrócitos e das células de schwann, os filamentos de desmina das células musculares, os filamentos de vimentina dos fibroblastos e de muitos tipos celulares. As lâminas nucleares que formam a lâmina fibrosa que se estende sob o envelope nuclear constituem uma família a parte de proteínas de filamento intermediário.

Continue navegando