A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
41 pág.
APOL 1 - ANTROPOLOGIA - 5 TENTATIVAS

Pré-visualização | Página 1 de 10

APOL 1A - 100
Questão 1/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto:
“A antropologia é outro ramo das ciências sociais que tem a cultura como objeto de estudos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 56.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a oposição entre cultura e civilização, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Cultura e civilização são a mesma coisa, isto é, correlatos, existindo uma complementação funcional entre os conceitos.
	
	B
	É oposição de ordem epistemológica: cultura é um conceito ligado à sociologia, enquanto civilização é um campo de estudos da antropologia.
	
	C
	Na perspectiva antropológica clássica, cultura é um conceito analítico para estudar os povos primitivos e civilização era atribuída às sociedades europeias, pois já estavam “evoluídas”.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Na antropologia clássica dos pioneiros – como Taylor, Malinowski, Frazer, Radcliffe-Brown etc. –, cultura era entendida desses estudos utilizavam o conceito de cultura para estudar os povos primitivos em contraponto à ideia de civilização, que somente as sociedades europeia e norte-americana poderiam trazer, dada sua ‘evolução’” (livro-base, p. 56).
	
	D
	Cultura refere-se às construções e produções humanas e civilização diz respeito ao conjunto social mais amplo, língua, arte, religião e conhecimento.
	
	E
	Civilização diz-se dos povos que alcançaram grande desenvolvimento tecnológico e cultura é o modo de vida desses povos.
Questão 2/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto:
“Em primeiro lugar, é interessante entendermos o conceito fundamental do sociólogo [Émile Durkheim]: o fato social. Este integra todo o seu conjunto de reflexões sobre a sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 25.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre fato social na perspectiva de Durkheim, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É exterior ao indivíduo e transmitido pela educação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A primeira característica do fato social é existir exteriormente ao indivíduo, ou seja, não ser um fato individual ou psicológico, mas sim social. [...] o que é essencial no pensamento de Durkheim com relação ao fato social: é objetivo, exterior ao indivíduo e transmitido pela educação” (livro-base, p. 25).
	
	B
	É transmitido pelo indivíduo em favor da educação.
	
	C
	É pautado em questões psicológicas pertencentes à educação.
	
	D
	É, em resumo, uma releitura da luta de classes.
	
	E
	É um elemento constitutivo do construtivismo.
Questão 3/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
Libâneo, ao revisar as ideias de Durkheim, propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e o amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da Educação, sobre a conceito de educação para Libâneo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação é um processo que acontece fora e dentro da escola envolvendo diversos fatores e contextos sociais.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Voltando a referenciar os conceitos de educação, vejamos como o faz Libâneo [...]: ‘Em sentido amplo, a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente; neste sentido, a prática educativa existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana’” (livro-base, p. 38).
	
	B
	Trata-se de um processo dual que congrega duas esferas: a escolar e a não escolar.
	
	C
	A educação mais importante é aquela que ocorre por meio das experiências.
	
	D
	Libâneo concorda com Durkheim quando afirma que a escola é a guardiã da cultura.
	
	E
	Educação escolar e educação assistemática são equivalentes na contribuição ao produto final do processo educativo.
Questão 4/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
A teoria educacional de Durkheim traz uma perspectiva funcionalista, tanto da sociedade quanto da educação e estabelece que as partes existem em função do todo.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre as quatro funcionalidades da teoria de Durkheim, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma delas:
Nota: 10.0
	
	A
	Função moral.
	
	B
	Função político-econômica.
	
	C
	Função acadêmica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Para Torres [...] o funcionalismo na educação atribuiu a ela quatro funções específicas: acadêmica, distributiva, econômica e política" (livro-base, p. 34-35).
	
	D
	Função dualista.
	
	E
	Função técnica.
Questão 5/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia a passagem de texto:
“A cultura condiciona a visão que temos do mundo, das coisas, das relações, da natureza etc., ou seja, a nossa concepção de mundo, em geral, é formada pela nossa posição em face da cultura [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 64.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a definição de relativismo cultural, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de compreender que existe uma relação hierárquica entre as diferentes expressões culturais.
	
	B
	Diz respeito ao entendimento da diferença entre pessoas cultas e pessoas incultas.
	
	C
	Expressões culturais que podem ser consideradas como estranhas e representam um universo cultural legítimo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] podemos generalizar um tipo de pensamento que serve como guia para a ação dos educadores em relação à questão cultural: nunca se esquecer de que, muitas vezes, o que não se compreende, o que parece ‘estranho’, comportamentos diferenciados etc., não são mais que resultados de uma vivência cultural, e que, apesar de não a conhecermos, ela não deixa de ser legítima” (livro-base, p. 65).
	
	D
	O relativismo cultural justifica atitudes de preconceito e discriminação em relação às culturas minoritárias.
	
	E
	Relativismo cultural, multiculturalismo e xenofobia são conceitos que servem ao estudo das civilizações antigas.
Questão 6/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
Os teóricos clássicos da Sociologia, como Marx, Weber e Durkheim, desenvolveram um conjunto de conceitos que visam explicar a relação entre indivíduo e sociedade.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a educação e sociedade no sistema capitalista, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação impõe à escola o papel de agente institucional de caráter emancipatório, técnico e operacional.
	
	B
	O Estado passou a ter responsabilidade pela formação dos trabalhadores com o intuito de formá-los à produção.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A educação tornou-se uma questão de Estado, o qual passou a se responsabilizar pela formação dos trabalhadores para a produção, numa clara parceria e compromisso

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.