Buscar

prova historia do brasil do inicio da colonização as conjurações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Sobre os aldeamentos e a escravidão indígena, analise as seguintes assertivas:
I - O trabalho remunerado era a norma, o que era possível em razão dos grandes lucros gerados pelas atividades extrativistas coloniais.
II - A captura de nativos era uma forma conveniente de obter cativos para o trabalho agrícola, sendo que os colonos muitas vezes não respeitavam os limites da legalidade.
III - Os indígenas representavam um problema para o processo colonizador português; a escravidão era vista como necessárias pelos portugueses, para que pudessem ser assimilados à sociedade que se pretendia construir nos trópicos.
IV - Os indígenas estavam dispostos a colaborar livremente com os portugueses em nome do ideal de uma nação nascente.
a ) As afirmações II, III e IV estão corretas.
b ) Somente a afirmação III está correta.
c ) As afirmações I e II estão corretas.
 d ) As afirmações II e III estão corretas.
e ) As afirmações III e IV estão corretas.
QUESTÃO 2
Tinha como propósito centralizar a administração colonial e uniformizar as políticas a serem implementadas nas possessões do Brasil, do Oriente, da África e do Atlântico:
a ) Santo Ofício de Portugal.
b ) Companhia de Comércio do Maranhão.
 c ) Conselho Ultramarino.
d ) Vice-reinado do Estado do Brasil.
e ) Conselho Soteropolitano.
QUESTÃO 3
Sobre o domínio holandês no Brasil, analise as seguintes assertivas:
I - Durante o domínio holandês, houve a instituição de uma intensa política de urbanização, através da organização de serviços essenciais para a manutenção e ampliação das cidades.
II - O principal administrador do chamado Brasil holandês foi João Maurício de Nassau-Siegen.
III - Os holandeses instituíram uma perseguição generalizada contra todos que não fossem protestantes ao se estabelecerem no Brasil.
IV - As principais cidades dominadas pelos holandeses foram Olinda, Recife (Mauritsstad), João Pessoa (Frederikstad), Natal (Nieuw Amsterdam) e Fortaleza (Fort Schoonenborch).
Estão corretas:
a )II e IV
b ) I e II
c )I, II e IV
d )II, III e IV
e )III e IV
QUESTÃO 4
"Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos."
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 09.
Neste excerto, o autor faz referência à formação social do povo brasileiro, no qual tanto os indígenas quanto os africanos tiveram papel primordial. Diante disso e dos estudos realizados, é possível afirmar que houve grande choque quando da chegada dos europeus no território brasileiro, porque:
 a ) os costumes dos nativos eram assimétricos em relação aos hábitos dos portugueses que, equipados com implementos de ferro e armas de fogo, por exemplo, praticavam atividades como a caça e a guerra de forma bastante diferenciada.
b ) os indígenas brasileiros haviam constituído uma unidade nacional que fazia frente ao estado português, de modo que só era possível estabelecer uma colônia desarticulando-os.
c ) os indígenas jamais se mostraram dispostos a formar alianças militares com os portugueses, assumindo apenas posturas beligerantes em relação aos colonizadores.
d ) os indígenas jamais se mostraram dispostos a colaborar com a extração de pau-brasil ou a fazer trocas com os portugueses.
e ) os grupos indígenas do litoral formavam uma frente unida contra os portugueses, de modo que não havia alternativa para os colonos além de destituí-los do território ou exterminá-los.
QUESTÃO 5
"Assim confabulam, os profetas, numa reunião fantástica, batida pelos ares de Minas. Onde mais poderíamos conceber reunião igual, senão em terra mineira, que é o paradoxo mesmo, tão mística que transforma em alfaias e púlpitos e genuflexórios a febre grosseira do diamante, do ouro e das pedras de cor?"
ANDRADE, Carlos Drummond de. Colóquio das Estátuas. In: Mello, S. Barroco Mineiro. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Assinale a alternativa que apresenta a contradição da produção mineradora colonial apontada pelo escritor Carlos Drummond de Andrade.
a ) A feiura das construções da região das Minas refletia a ambição dos mineradores.
b ) Ao mesmo tempo que a corrida do ouro estimulou a ganância, estimulou também a religiosidade dos mineiros, que eram gratos à divindade pela dádiva do ouro.
c ) A "febre grosseira" era uma doença causada pelo trabalho nas minas de diamantes.
d ) Ao lado da corrida pelo ouro e pedras preciosas - a "febre grosseira", que elevou muitíssimo os contingentes populacionais da região da mineração, houve a construção de um conjunto artístico e arquitetônico particular, expresso principalmente na arquitetura sacra da região.e ) Embora a riqueza fluísse das minas, esta não se materializou no embelezamento de igrejas e residências urbanas.
QUESTÃO 6
Muitas são as fontes para o estudo da história do Brasil Colônia. De proveniência oficial ou literária, como comunicados oficiais ou comunicados. Em especial, os documentos of Cadastros iciais, emitidos por autoridades governamentais ou eclesiásticas, apresentam grande relevância, a qual reside principalmente no fato que: a ) corroboram todas as visões tradicionais comumente difundidas acerca da formação cultural, econômica e política do Brasil.
b ) refletem muitos discursos oficiais de forma bastante rica em detalhes, mas falham em tratar das ideias eclesiásticas predominantes no período.
c ) são exemplos genuínas de história oral.
d ) são representações vívidas dos discursos de escravos e indígenas que viveram no período.
e ) podem lançar luzes sobre a vida na colônia, oferecendo vislumbres dos caminhos institucionais que caracterizavam a vida local; um exemplo é a Primeira Visitação do Santo Officio ás Partes do Brasil.
QUESTÃO 7
Dentre as consequências da crise da produção açucareira na América Portuguesa, podemos assinalar:
a ) A queda na produtividade motivada pelo desgaste do solo da costa brasileira.
b ) A queda no consumo de açúcar pelos ingleses e franceses, grandes compradores do açúcar das colônias portuguesas.
c ) As ideias humanistas que se opunham ao lucro obtido pelo trabalho escravo.
 d ) a redução nos negócios dos senhores de engenho, cujos lucros eram dependentes da produção canavieira, e a queda na rentabilidade da coroa portuguesa.
e ) A concorrência com o açúcar produzido em comunidades independentes gerenciadas por escravos libertos.
QUESTÃO 8
"É assim, extremamente simples, a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se, em suma, a duas classes: de um lado, os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semi-livres."
PRADO JUNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil - Colônia e Império. SP: Brasiliense, 1988, p. 28-29.
Este excerto do historiador Prado Junior revela aspectos das relações sociais travadas durante o ciclo açucareiro no Brasil. Isso posto, é correto afirmar:
a ) O caráter aristocrático dos senhores de engenho derivava do status milenar das nobres famílias portuguesas das quais descendiam.
b ) A tradição de uma economia fundada na grande propriedade e no uso de mão de obra escrava concederia um tom de naturalidade ao aspecto exploratório das atividades econômicas coloniais e das desigualdades sociais.
c ) Ao contrário do que ocorria na Europa, não era facilmente visível na sociedade colonial a distinção de classes sociais.
d ) A população escrava e semilivre de que fala Prado era composta exclusivamente por africanos escravos e libertos.
e ) Os senhores de engenho compunham uma classe homogênea, posto que não era possível ser considerado senhor sem possuir um número certo de escravos e uma maquinaria específica.

Continue navegando