Buscar

Atividade 4- DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA 2020.1
FERTILIDADE DOS SOLOS- NELCI DISCENTE: JAIRO JOSÉ DA SILVA SANTOS
ATIVIDADE 4
1. Explicar a afirmativa: a presença de um elemento químico no tecido vegetal não implica que este seja fundamental para a nutrição da planta.
A planta absorve qualquer elemento que esteja a disposição na fase líquida do solo, uma vez que os elementos químicos estão dissolvidos nessa solução. Ou seja, ela não faz distinção de qual elemento absorver, mesmo que seja um elemento tóxico. Por isso, quando se faz uma análise química do tecido vegetal, se encontram elementos que não se encaixam nos critérios de essencialidade e nem de benéficos.
2. A chave de identificação de sintomas de deficiências nutricionais em plantas pode ser utilizada para os cálculos de adubação? EXPLICAR
Não. Para o cálculo de adubação é necessário se ter os valores corretos dos elementos que serão adicionados, e para isso é fundamental a certeza de que a cultura está necessitando desse elemento. A chave de identificação de sintomas é uma análise prévia que, embora tenha uma certa credibilidade, não se compara a análise feita em laboratório, além disso depende da cultura que se está analisando. Para ter certeza de qual é a causa da deficiência, é necessário fazer a análise química do solo e da planta, pois, os sintomas podem ter causas parecidas. Com base no resultado, se faz o cálculo de adubação e, com isso, fazer a correção nutricional dos elementos que estão causando a deficiência respeitando a lei do máximo e do mínimo.

Continue navegando