Buscar

Atividade 5- ÍONS NO SOLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO 
GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA 2020.1
FERTILIDADE DOS SOLOS- NELCI 
DISCENTE: JAIRO JOSÉ DA SILVA SANTOS
ATIVIDADE 5
1). Os íons presentes na solução do solo podem ser retidos (adsorção) nas partículas sólidas do solo e também dessorvidos (liberados) da fase sólida para a solução do solo. Explique.
	A adsorção se refere ao acúmulo de íons ou moléculas na parte sólida do solo, esse fenômeno ocorre graças às cargas de superfície que permitem que esses íons se liguem aos coloides. Esses elementos, que são de certa forma armazenados, serão dessorvidos na fase líquida do solo e, com isso, absorvidos pela planta via sistema radicular. Ou seja, a adsorção de íons esta diretamente relacionada com a fertilidade e é importante no controle de micronutrientes no solo que serão necessários para atender as necessidades nutricionais das plantas. 
2). As cargas de superfície das partículas orgânicas (matéria orgânica) e inorgânicas (minerais de argila silicatados e óxidos de ferro e de alumínio) podem ser classificadas em: cargas permanentes e cargas dependentes de pH. Defina os dois tipos de cargas.
	As cargas permanentes são originadas durante a formação da fração argila a partir da substituição isomórfica (entrada do Al+3 no lugar do Si+4 nos tetraedros e/ou entrada de Mg+2 no lugar de Al+3 nos octaedros) levando a uma sobra de cargas negativas. As cargas permanentes fazem parte da estrutura do solo, e não são afetadas pelo pH.
	As cargas dependentes de pH, ou cargas varáveis, são originadas a partir da adsorção ou dissociação de prótons H+ de grupos funcionais da matéria orgânica de argilominerais e óxidos de ferro e alumínio. De maneira geral, a variação de pH pode alterar a interação iônica no solo: o aumento de pH leva a dissociação de H+ , geração de cargas negativas, que leva a retenção de cátions (CTC); a diminuição do pH ocasiona na geração de cargas positivas, ganho de prótons, levando ao aparecimento de CTA.

Continue navegando