Buscar

MOLDAGEM EM PRÓTESE FIXA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MOLDAGEM EM PRÓTESE FIXA
Moldagem é uma série de procedimentos clínicos para que, ao final, obtenha-se a cópia em negativo da boca do paciente, com seus respectivos preparos. Para isso é necessário que sejam utilizados materiais e técnicas adequadas. 
Existem três tipos de moldagem: 
1. Moldagem de estudo: serve para avaliação do caso. 
2. Moldagem de trabalho: moldagem direta dos preparos e é de onde será confeccionado o coping.
3. Moldagem de transferência: obtenção do segundo modelo de trabalho para aplicar a cerâmica de cobertura na infraestrutura (coping).
Materiais utilizados: 
· Deve ser atóxico, ou seja, o paciente não deve ter reações durante e após o contato com o material;
· Necessário ter uma cor que permita identificar as estruturas com precisão após sua polimerização; 
· É preciso que haja um tempo de trabalho satisfatório; 
· Consistência adequada que permita reprodução de detalhes; 
· Não deve deformar ou quebrar ao retirar da boca; 
· Apresentar estabilidade dimensional em situações de variação de temperatura e umidade; 
· Necessita ter compatibilidade com o material utilizado no modelo; 
· Não deve distorcer durante o vazamento do gesso ou ter suas propriedades alteradas.
Geralmente são utilizados: alginato, silicone de condensação e de adição, poliéter.
 ► Silicone de adição: mais utilizado em prótese fixa nas consistências leve e pesada. Possui estabilidade dimensional de até 7 dias, facilitando o trabalho do operador. O termino cervical deve estar moldado perfeitamente e a gengiva acaba atrapalhando, já que o término se encontra 0,5mm dentro do sulco gengival. Para preparos subgengivais, é necessário afastar a gengiva para copiar o término. Os materiais de moldagem só conseguem afastar os tecidos de forma vertical. Por isso utilizamos fio retrator para o afastamento horizontal da gengiva. 
Características ideais para a moldagem: 
· Término cervical liso, polido e bem definido;
· Possuir uma coroa provisória bem adaptada que promova manutenção da saúde e posição gengival;
· Moldagem deve ser feita com o local livre de umidade (saliva ou sangue). Obs: se estiver sangrando, orientar higienização, checar adaptação do provisório e, se necessário, reembasar. 
Técnicas de afastamento vertical e horizontal da gengiva: 
 - O afastamento é temporário, apenas para possibilitar a moldagem. Apenas para preparos subgengivais. 
1. Metódos mecânicos: 
· Casquetes: pouco utilizados, apenas quando não é possível inserir o fio retrator (caso de resinas mais delgadas). Confeccionados em resina acrílica, com região interna semelhante ao provisório. Na região do término é colocada resina DuraLay para promover afastamento da gengiva de forma mecânica e imediata sem utilização de meios físicos (fios) ou químicos. São confeccionados diretamente no modelo de gesso. Levado a boca e reembasado, promovendo esse afastamento.
· Fios retratores: são fios de algodão sem impregnação química. Têm espessuras e desenhos variados, de forma que quando mais zeros, mais fino será o fio. Os mais utilizados são o 00 e 000. Podem ser torcidos, trançados ou entrelaçados, sendo o ultimo mais utilizado. Antes da moldagem é inserido o mais fino primeiro, ele não será retirado no ato da moldagem e depois insere o mais grosso, que será retirado logo antes da moldagem. O mais fino promove afastamento vertical e o mais grosso, horizontal e vertical. Devem ser inseridos em uma única direção. 
2. Métodos químicos: são substancias adstringentes e hemostáticas. Sozinhos não conseguem afastar tecidos. 
3. Métodos mecânico-químicos: 
· Fio retrator impregnado com substancia química:
► Vasoconstritor: epinefrina a 8%. Causa taquicardia, aumento da frequência respiratória e pressão arterial, cefaleia. Evitar em idosos e pacientes com problemas cardiovasculares. Passar no máximo 7 minutos no sulco pois pode causar necrose. 
► Adstringentes: sulfato de alumínio ou cloreto de alumínio são os mais utilizados. Passa no máximo 10 e 5-10 minutos no sulco, respectivamente. Vantagens: simples utilização, controle efetivo de sangramento e fluidos suculares, causa bom deslocamento tecidual, usado em todos os tipos de moldagem. 
Sulfato férrico: causa tatuagem gengival e é incompatível com silicone de adição por impedir sua polimerização. Não indicado. Se usar, passar no máximo 3 minutos no sulco gengival. 
OBS: função dos fios é bloquear a secreção salivar nos sulcos e sanguínea; o primeiro fio é impregnado apenas com soro fisiológico. O segundo fio é impregnado com substancias pois passa menos tempo no sulco.
4. Metódos cirúrgicos: casos de hiperplasias e invasão de espaço biológico, faz-se aumento de coroa clínica. 
Moldagens de precisão: 
· Técnica de dupla moldagem: duas impressões, uma utilizando silicone de adição pesado e outro leve. É feito um de cada vez. A proporção é feita seguindo recomendações do fabricante. Utilizar plástico-filme para evitar as ameias. Caso não utilizar, cortá-las. Ao mesmo tempo em que o fio estiver sendo removido, a pistola com a silicona leve deve ser inserida bem perto do sulco, dá um jato de ar próximo ao sulco para que o material entre no sulco, objetivando uma perfeita cópia do termino. Também carrega a moldagem com a silicona pesada (que já foi realizada) com a silicona leve e leva à boca. Vantagem: pode ser feita sem auxiliar. 
· Moldagem simultânea: a silicona pesada e leve são colocada de uma única vez na moldeira. Trabalha-se a 4 mãos. Só pode ser feita com silicone de adição. É uma técnica mais rápida. 
· Moldagem unitária: moldagem realizada com casquete. Utiliza poliéter para moldagem do preparo, passando o adesivo do material no casquete e levando o casquete para o dente. Porém é necessário a referencia dos dois dentes, realizada com moldagem de transferência. 
· Moldagem de transferência: pode ser feita com alginato, silicone de condensação ou de adição. Ela transfere a posição do preparo diante da arcada do paciente. Também pode ser realizada para transferir copings. 
Troquéis: feitos com gesso tipo IV ou V, que garante lisura e dureza; troquelizar é individualizar cada dente; importante que o protético preserve todas as estruturas; a moldagem de transferência dos copings servirá para o protético ter noção do contato interdental já que quando há troquelização perde-se o ponto de contato. 
 ► Características: devem poder ser removido do modelo de trabalho; possibilitar a visibilidade do contorno cervical em 360º; demarcar com lápis; facilita o trabalho do técnico.

Outros materiais