Buscar

A agricultura e seu nível de impacto ambiental (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A agricultura e seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade;
Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos. A retirada da cobertura vegetal que protege o solo também contribui para que surjam erosões. Além disso, a retirada da mata ciliar para o plantio pode ocasionar o assoreamento dos rios;
Exaustão dos mananciais de água doce – O maior responsável pelo consumo de água doce é a atividade agrícola. Ela responde por mais da metade do consumo. Em tempos de diminuição crescente de rios e córregos limpos, essa é uma questão preocupante.
A avaliação de impacto ambiental envolve duas etapas: 
A primeira refere-se ao processo de realização de levantamento e coleta de dados gerais de campo e entrevistas individuais com os adotantes selecionados e inserção dos dados sobre os indicadores de impacto nas planilhas componentes. Com isso, obtêm-se os resultados quantitativos dos impactos e os índices parciais e agregados de impacto da tecnologia selecionada, expressos graficamente. 
A segunda etapa consiste da análise e interpretação desses índices em relatórios de gestão tecnológica individuais, dirigidos aos produtores, com indicação de alternativas de manejo que permitam minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável. 
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Levando em consideração o conceito de risco, a prática da irrigação oferece um risco baixo. Se considerarmos talvez a associação com pesticidas e produtos químicos podemos listar a contaminação de camadas do solo ou corpos d'água que possam estar próximos, todavia seria necessário que a atividade agrícola despejasse esses produtos nesses locais.
Na prática, os impactos da atividade são bem mais relevantes. Dentre alguns fatores que poderiam gerar impacto na prática da irrigação na agricultura, podemos listar alguns importantes. No quadro a seguir são listados os fatores e a maneira com que eles podem ser avaliados e diagnosticados. ​​​

Outros materiais