Buscar

RESENHA O PEQUENO PRINCIPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esta resenha nos dá uma visão do enredo da obra prima do livro “O Pequeno Príncipe” do autor Antoine de Saint-Exupéry, que tem como gênero uma fábula, a qual na perspectiva da educação infantil na escola, nos remete o fato da criança questionar, imaginar, brincar, descobrir um mundo no qual podemos ser felizes, um mundo melhor onde não existe maldade e que prevalece a inocência e a ingenuidade. No âmbito escolar nós como mediadores da formação humana podemos usar a criatividade para desenvolver uma roda de histórias para os alunos de uma forma diferenciada, através de fantoches, teatro, enfim usar vários métodos de explanar o enredo e de provocar nas crianças a imaginação, os valores e as afetividades.
O psicólogo e pensador Lev Vygotsky com a teoria da socialização e da mediação ensino aprendizagem, coincide com as práticas de literatura do livro “O Pequeno Príncipe”, nos mostrando que a aprendizagem não é possível apenas com a mediação através da zona de desenvolvimento real, proximal e potencial da criança, mas que essa aprendizagem deve estar ligada com as atividades lúdicas, onde a criança brinca, aprende e se desenvolve. É preciso estimular, orientar e fazer com que essas atividades sejam prazerosas tanto para quem irá desenvolva-las (o professor), como quem irá aprender através dela (o aluno). Por isso essa obra é um dos clássicos da literatura mais vendidos e mais conhecidos. Este livro é muito indicado para ser trabalhado em várias áreas da educação, pois trabalha com temas como amizade, a confiança, a imaginação, aborda também a natureza humana, os comportamentos humanos como amor, amizade, e também sentimentos que devem ser trabalhados com crianças, adolescentes e adultos, enfim para todas as idades este livro é super indicado, pois o livro defende que as ideias da criança, a forma como ela vê o mundo não deve ser criticado e estimulado, apreciado com sabedoria a inocência e ingenuidade da criança. 
Sobre o clássico pontos muito importantes citados e que tem como característica fundamental na obra e que faz toda diferença no decorrer da história são as ilustrações da narrativa. A narrativa conta com oito personagens principais: o pequeno príncipe é o personagem principal do livro, o pequeno príncipe é o menino que decidiu viajar para fugir do seus problemas dos quais não conseguia se livrar e nem não sabia como resolve-los. O outro personagem é o aviador também personagem principal e narrador da história, a rosa que é a personagem que no decorrer da história o pequeno príncipe se apaixona, temos também a raposa que é a qual demonstra e faz com que o pequeno príncipe entenda sobre os amores verdadeiros em relação de amizades, vivências das relações, a construção seja de amizade, confiança entre família, amigos enfim também a serpente as estrelas, o deserto e água. Essa obra-prima envolve todos que a leem, pois estimula fantasiar os acontecimentos no decorrer da história, a obra refere-se também ao conhecimento e a sensibilidade, essa obra é muito utilizada como auxiliar nos conteúdos didáticos, ajudando a estimular e incentivar a imaginação de crianças e adultos.

Mais conteúdos dessa disciplina