Buscar

Exercicios filosofia moderna l segunda etapa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Filosofia
Nome: Maria Angélica Souza Oliveira 
O que significa renascer?
Pode ser abordada a ideia de uma nova existência. Com novo vigor. Que relaciona a ideia de recomeço, renovação, restauração.
Porque certos sistemas de pensamento tornaram-se ultrapassados?
 Porque a ciência faz novas descobertas, e surgem novas tecnologias, máquinas. Assim, alguns sistemas de pensamentos que já foram muito utilizados se tornam ultrapassados, visto que com as novas descobertas se torna possível novos sistemas de pensamentos. 
3- cite três características que priorizaram o período renascentista
Humanismo, antropocentrismo, individualismo.
4- quais são os principais pensadores do período renascentista. Destes,qual traz a tona a reflexão política em sua obra . 
Galileu Galilei (de 1564 a 1642 – Itália), Thomas Hobbes (de 1588 a 1674 – Inglaterra), René Descartes (de 1596 a 1650 – França), F. de La Rochefoucauld (de 1613 a 1680 – França), Blaise Pascal (de 1623 a 1662 – França), Baruch Spinoza (de 1632 a 1677 – Holanda), John Locke (de 1632 a 1704 – Inglaterra), Nicolas Malebranche (de 1638 a 1715 – França), Isaac Newton (de 1642 a 1727 – Inglaterra), Gottfried Leibniz (de 1646 a 1716 – Alemanha)
5- o'que é heliocentrismo e geocentrismo?
heliocentrismo é a teoria que coloca o Sol, em sua apresentação inicial, estacionário no centro do universo; ou em sentido estrito, situado aproximadamente no centro do Sistema Solar, no caso do heliocentrismo renascentista
O modelo geocêntrico ou o geocentrismo é o modelo mais antigo de configuração do Sistema solar. Segundo o modelo, a Terra era o centro do Universo, com todos os planetas e o Sol girando ao seu redor.
6) quais os principais pensadores da revolução científica? Cite suas principais teorias e o que defendiam.
Entre os grandes nomes do período que deram suas contribuições para o avanço da ciência estão: 
Isaac Newton: Newton era capaz de ser absolutamente centrado em alguma coisa e obcecado. Ao mesmo tempo, era uma figura grandemente contraditória, foi o pai da ciência moderna. Ele descobriu o segredo da gravidade.
 Galileu Galilei: foi um importante cientista, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Sua contribuição científica iniciou uma nova era na história da astronomia, foi o primeiro astrônomo a acessar novos conhecimentos com o uso do telescópio. Defendeu o conceito de que a Terra não era o centro do universo.
 René Descartes: Para Descartes a filosofia seria como uma árvore, na qual a metafísica forma a raiz, a física o tronco e as diversas ciências os galhos, sendo que o mais alto grau de sabedoria estaria na moral, que pressupõem conhecimento das diversas ciências, sendo as principais a ética, a mecânica e a medicina. Sua obra mais famosa, considerada a fundação da filosofia moderna, é o tratado Discurso sobre o Método, que produziu uma revolução na filosofia e ciência.
7) quais são os principais representantes filósofos do racionalismo.
Baruch de Spinoza: Sua concepção racionalista defendia a separação da matéria, do intelecto e da racionalidade, com base naquilo que ele chamou imanente e transcendente. O seu problema com as autoridades judaicas deu-se porque ele afirmou que Deus era imanente, estando, portanto, presente materialmente na natureza. O pensador escreveu, entre outros livros: Princípios da filosofia cartesiana, Tratado da emenda do intelecto (sua principal obra racionalista), e Tratado teológico político.
René Descartes: Autor de Discurso do método e de Meditações filosóficas, o filósofo e matemático francês pode ser considerado o primeiro grande racionalista. Sua defesa do racionalismo é tão grande, que o cogito cartesiano admite como conhecimento primeiro e mais bem fundamentado: o reconhecimento da existência com base no ato de pensar e não na vivência.
Gottfried Wilhelm Leibniz: O filósofo e matemático alemão foi um prodígio nos estudos, tendo defendido a sua tese de doutorado aos 20 anos e trabalhado durante boa parte de sua vida como diplomata. Leibniz fundamenta o conhecimento universal na racionalidade por meio do que ele chamou de mônadas. As mônadas seriam entidades separadas e fragmentadas que se juntavam (como os átomos) para dar origem ao conhecimento racional.
8- o que essa corrente de pensamento estabelecia para atingir o conhecimento verdadeiro?
O racionalismo admite a tese inatista, a qual defende que o conhecimento parte de impressões inatas que acompanham todos os seres humanos, os quais são dotados da capacidade racional desde o seu nascimento. A explicação para que uns tenham conhecimentos mais avançados que outros é fornecida pelo desenvolvimento das capacidades inatas via exercícios racionais, ou seja, algumas pessoas são mais inteligentes, habilidosas ou conhecem muito de determinado assunto porque se esforçaram e exercitaram o seu intelecto, descobrindo nele as ideias que sempre estiveram lá contidas.
9- no método investigativo de Descartes como ele classifica uma árvore com a ciência ? 
O conhecimento na visão de Descartes possuía embasamento na metafísica, como as raízes de uma árvore. É solidificada pela própria física, sendo esta o tronco, e as diversas áreas científicas restantes seriam os galhos desta árvore, sendo sustentados e alimentados pelos anteriores.
10- o que entende por método? 
A fim de desenvolver soluções mais eficientes aos problemas encontrados em seus estudos, seja na matemática, física ou filosofia, Descartes estabeleceu o Método Cartesiano.
11- quais são as regras do método cartesiano?
Jamais acolher alguma coisa como verdadeira que não conhecer evidentemente como tal. (Evidência)
· Dividir cada uma das dificuldades que examinar em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor resolvê-las. (Análise)
· Conduzir por ordem os pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros. (Síntese)
· Fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, a fim de ter a certeza de nada omitir. (Controle)
12- qual a diferença entre a intuição e a dedução
A intuição trata-se de um instinto humano que pode ou não ser verdade, já a dedução trata-se de provar de maneira racional as coisas. A intuição pode fazer com que o ser humano possa acreditar naquilo que é errado, já a dedução contém provas, teses e argumentos a cerca de sua eficácia. Em termos de filosofia a dedução é muito mais aceita e confiável.
13- Descreva sobre a dúvida metódica conforme seu entendimento.
A dúvida é, portanto, um momento necessário para a descoberta da substância pensante, da realidade do sujeito que pensa. Através da dúvida metódica, o filósofo chega à descoberta de sua própria existência enquanto substância pensante. A palavra cogito (penso) deriva da expressão latina cogito ergo sum (penso logo existo) e remete à auto-evidência do sujeito pensante. O cogito é a certeza que o sujeito pensante tem da sua existência enquanto tal.
14-quais são os tipos de ideias no qual Descartes descreve sobre a existência de Deus?
Para ele a única coisa que realmente pode ser considerada verdadeira é o pensamento, visto que todo pensamento por si só prova sua existência, ou seja, mesmo que uma pessoa duvide que o pensamento exista, essa sua dúvida já é um pensamento. Essa proposição de Descartes fez surgir sua célebre frase: “Penso, logo existo”, que apesar de pequena guarda grande dimensão filosófica.
15) Cite as três provas da existência de Deus segundo Descartes.
As inatas (adquirida no nascimento, não sendo adquirida pela experiência), as adventícias (através da experiência) e as factícias (formadas na mente a partir de outras ideias).