Buscar

Caso clínico MMSS

Prévia do material em texto

— Mecanismo de proteção; Mecanismo de trauma: levar as mãos com o antebraço em pronação para proteger a cabeça = cotovelo estendido e mãos espalmadas.
— Risco ósseo: Fratura de Colles rádio e escafoide.
— Entorse é a perda momentânea da congruência articular, cápsula articular e/ou ligamento de uma articulação. Também pode ser definida como uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou ruptura de um ou mais ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.
— Luxação é a perda total da congruência e daí não há movimentação. E subluxação é uma perda parcial com restrição de movimentos.
— Risco da articulação do cotovelo, pois a sustentação do corpo passa a ser feita pelo antebraço e mão. 
— O raio x demonstra o olecrano: é uma parte da ulna, um dos ossos do antebraço. Ele se articula com o úmero no cotovelo.
— Ligamento colateral ulnar. (LCL). Nesse caso foi parcial = tratamento conservador (fisioterapia).
— Pra visualizar (estrutura óssea) tecidos rígidos e os tecidos moles, parte ligamentar.
— Alteração sensitiva e presença de parestesia do 4 e 5 dedo Compressão do Nervo Ulnar.
— Além disso, foi encontrado fratura de 1 osso do carpo. Escafoide.
— A relação de sensibilidade da fratura encontrada no cotovelo com a parestesia, é explicada pelo fato do nervo ulnar estar localizado nesse trajeto.
OBS! — Síndrome Cubital: A síndrome do túnel cubital é uma doença que envolve a compressão ou o estiramento do nervo ulnar, o que pode causar dormência ou formigamento nos dedos anelar e mínimo, dor no antebraço e fraqueza na mão. O nervo ulnar passa por um sulco no lado interno do cotovelo.
— Consolidação da fratura = Há deposito cálcio formando calo ósseo reestabelecendo a ligação óssea. (Colou kkk).
 — Tem que haver a estabilização ligamentar por meio de engessamento.
A PA estava elevada, logo, houve alteração na pressão hidrostática a qual também se elevou e daí começou a sair mais líquido, ocupando todo o espaço intersticial= EDEMA.
Quanto maior a PA, menor o fluxo de sangue e maior a pressão hidrostática.

Continue navegando