Buscar

Ergonomia No Local de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERGONOMIA NO LOCAL DE TRABALHO
2
Ergonomia no local de trabalho é o conjunto de disciplinas que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem e as máquinas ou equipamentos, com o intuito de trazer conforto ao trabalhador, prevenir as doenças ocupacionais e realizar uma boa interação entre o ambiente de trabalho, as capacidades físicas e psicológicas do empregado e a eficiência do sistema.
 Os programas de ergonomia são bastante eficazes na busca pelo bem-estar e saúde do trabalhador. Afinal, permitem minimizar os impactos das atividades por meio do cuidado com a saúde física e mental do colaborador, garantindo seu conforto e segurança.
Existem 3 tipos de Ergonomias:
1. Ergonomia Física
Trata da relação entre as atividades físicas executadas e as características da anatomia do ser humano, sua fisiologia, antropometria e biomecânica. Os principais exemplos são:
· A postura no trabalho;
· A forma como os materiais são manuseados;
· A presença de movimentos repetitivos;
· Os possíveis distúrbios musculoesqueléticos;
2. Ergonomia Organizacional
Trata da otimização dos sistemas sócio técnicos, ou seja, que incluem pessoas como partes inerentes do sistema e suas estruturas organizacionais, de processos e políticas. Os principais exemplos são:
· As comunicações;
· O trabalho realizado em grupo;
· Os projetos participativos;
· O trabalho cooperativo;
3. Ergonomia Cognitiva
Trata dos processos mentais utilizados pelo ser humano na realização de suas atividades e como eles afetam suas interações com outros elementos de um sistema. Entre esses processos, destacam-se raciocínio, resposta motora, percepção e memória. Os principais exemplos são:
· Estudo da carga mental exigida pelo trabalho;
· Os processos de tomada de decisão;
· O desempenho especializado em determinadas áreas;
· A forma como ocorre a interação entre homem e máquinas;
A ergonomia no local de trabalho traz benefícios para os funcionários e empregadores (empresa), com isso as vantagens dos funcionários em seguirem as normas são: contribui na qualidade de vida, previne doenças laborais, reduz a fadiga e o estresse, reduz o sedentarismo, melhora o condicionamento físico, aumenta a disposição do trabalhador, evita os riscos ergonômicos e proporciona mais saúde, conforto, segurança e bem-estar.
E para os empregadores (empresa) são: reduz as ausências e afastamentos, melhora a produtividade, passa uma imagem melhor diante dos clientes, valoriza o profissional, proporciona um ambiente favorável na jornada de trabalho de seus funcionários, e ajuda a estar dentro da lei.

Continue navegando