Buscar

ESTUDO DE CASO - CINESIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Paciente J. P. S. C, 55 anos, praticante de caminhadas e poucas atividades físicas, procurou fisioterapia após dor lombar. Em sua avaliação, você usou da goniometria para verificar a ADM e força muscular de movimentos de flexão, extensão, inclinação lateral e rotação da coluna lombar. No quadro a seguir, você fez as anotações das angulações de movimento na articulação lombar:
 
	Movimentos
	Coluna Lombar
	Flexão
	80º
	Extensão
	35º
	Inclinação Lateral
	30º
	Rotação Lombar
	30º
	Funções Musculares
	Grau de Força
	Flexores de Coluna
	4
	Extensores de Coluna
	3
	Inclinadores de Coluna
	4
	Rotadores da Coluna
	5
 
De acordo com o caso, o que você explicaria para este paciente? Do que exatamente ele precisa para melhorar seu quadro de dor lombar? Essas medidas de avaliação servem para que?
RESPOSTA:
	Começaria explicando o motivo da avaliação, quais métodos seria utilizado e como seria realizado o procedimento. Durante e após a avaliação explicaria os resultados e o que aquilo interfere nos movimentos e causando dores. As medidas de avaliação ajudam a definir os objetivos do tratamento, acompanhar as evoluções, se tem disfunção no movimento, ter adaptações dentro do tratamento para que assim ocorra melhora no caso do paciente. O tratamento para esse paciente com dor lombar pode ser feito com uso de aparelhos e alongamentos para alívio da dor, além de massagens para relaxar os músculos tensos e correção postural através de exercícios para eliminar a causa da dor, e o tempo de tratamento pode variar de pessoa para pessoa. O tratamento de fisioterapia para dor na lombar pode variar de acordo com a intensidade e frequência da dor, assim como o fato de haver limitação ou não do movimento, por isso é realizado a avaliação antes de iniciar o tratamento. A ação da Fisioterapia está relacionada a dor apresentada pelo paciente, pois
esta pode ainda estar em um estágio precoce (fase aguda) ou ter se tornado crônico. Logo, a partir dessa diferença é realizado um plano de reabilitação com metas gerais de tratamento e plano de assistência na fase aguda e crônica para aliviar a dor e promover relaxamento muscular, com repouso intercalado em períodos de movimentos controlados; orientar o paciente, a respeito da postura que deve ser adotada, e padrões de movimentos seguros, restaurar a amplitude do movimento, com exercícios específicos de alongamento e flexibilidade, restaurar o equilíbrio muscular, resistência e função, com treino de estabilização,
exercícios resistidos específicos, de condicionamento e controle funcional e retreinamento, recuperar a percepção cinestésica e controle do alinhamento normal, com técnicas de treinamento e reforço. O tratamento fisioterapêutico por meio de recursos da cinesioterapia é capaz de garantir ao paciente, na maioria das vezes, melhora significativa do quadro álgico, flexibilidade e força dos músculos posturais. É indispensável além da fisioterapia, orientações ergonômicas ao paciente tanto para atividades de vida diária quanto para as atividades profissionais, (re) educando-o de modo a diminuir/ prevenir a comum reincidência desses sintomas.

Continue navegando