Buscar

A2 DIREITO TRIBUTÁRIO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
PROVA A2 – DIREITO TRIBUTÁRIO II
 	 Aluna: Paula Rodrigues de Oliveira;
 Matricula:15201397
Prova submetida aos cuidados do professor:
 Guilherme de Luca;
Rio de Janeiro
 Novembro/2020
1) O ITCMD é de competência dos Estados e do Distrito Federal de acordo com o artigo 155, I e §1°. O fato gerador ocorre quando da transmissão "causa mortis” de bens imóveis e de direitos a ele relativos. Os contribuintes do imposto são, em caso de herança, os herdeiros ou legatários. O ITCMD em grande parte não é declarado pelas famílias, seja pela divisão de boca do imóvel por parte da família ou pela opção de não se abrir o inventário o que acaba driblando esse imposto e causando prejuízos ao Estado, pois é por intermédio deste imposto que o governo recolhe sobre heranças um percentual, com a finalidade de gerar recursos financeiros para os Estados e para o Distrito Federal. A propósito, o ITCMD possui natureza arrecadatória, ou seja, fiscal. 
2) A regulamentação do imposto sobre grandes fortunas tem várias barreiras, começando com a dificuldade de determinar o que seriam grandes fortunas e também qual seria a destinação da arrecadação deste imposto. Outra dificuldade seria o não interesse parlamentar nesta regulamentação, visto que sua criação iria incidir em um grupo muito específico, de grande influência e um poder aquisitivo amplo. Por isso alguns países que regulavam este imposto já não o fazem mais nos dias de hoje. E se caso fosse regulamentado poderia vir a desestimular a aquisição de patrimônio prejudicando a economia.
3) A arrecadação dos tributos é de suma importância para a população, pois vivemos em uma democracia, e para a república atingir alguns objetivos como erradicar a pobreza, reduzir desigualdades sociais, construir uma sociedade justa e livre para todos entre outros é necessário que o governo desenvolva políticas públicas e para realizar esses objetivos através das políticas públicas é necessário que os governos, estados e municípios arrecadem recursos através dos tributos. Por isso quando qualquer pessoa deixa de contribuir com seus impostos ela está lesando a sociedade como um todo.
4) Diante de um senário de baixa arrecadação eu como administradora pública criaria novos tributos, a regulamentação do tributo sobre grandes fortunas por exemplo, visto que a situação de baixa arrecadação sustenta a criação de novos tributos, mas não seria a única medida, faria também a liberação de empréstimos com juros baixos e maiores prazos de pagamento para ajudar a economia a girar;

Outros materiais