Buscar

OPIOIDES (prova(

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OPIOIDES
Fármacos utilizados para o controle da dor, são divididos em 4 categorias:
Analgésicos opioides- atua no SNC, analgésicos não esteroidais (AINEs)-atua no SNC e periférico, anestésicos locais- atuação periférica, diversos fármacos de atuação central- antidepressivos e fármacos para dores especificas- carbamapezina (neuralgia do trigênio) e ergotaminas (enxaqueca).
Os opioides causa constipação porque essas substancias ligam-se aos receptores um do intestino causando retardo do esvaziamento gástrico, redução do peristaltismo e secreção intestinal. Os sintomas frequentemente associados a constipação, náuseas, erupções, anorexia e cólica abdominal.
Agonista moderado- é menos potente que a Morfina, a vantagem é que vai causar menos dependência e menor depressão respiratória do que a Morfina.
Agonista- é o ligante que se une aos receptores e aumenta a proporção dos que estão em forma ativa resultando numa resposta biológica. Os agonistas podem ser uma droga, um neurotransmissor, um hormônio.
Agonista total- é a droga que provoca a resposta máxima de um tecido, tem uma elevada eficácia.
Agonista parcial- droga que possui baixa eficácia de modo que todos os receptores estão ocupados, o estimulo do tecido não é suficiente para provocar uma resposta máxima.
Antagonista- é a droga que reduz a ação de outra droga, em geral um agonista.
Agonista puros- tem alta afinidade para os receptores um e baixa afinidade para delta e kapa. A codeína, metadona e dextropropoxifeno, algumas vezes são referidos como agonistas fracos, pois seus efeitos máximos, tanto analgésicos como indesejáveis, são menores do que os da Morfina e eles não causam dependência.
Receptores Opioides
O receptor um é responsável pela maioria dos efeitos analgésicos dos opioides e por alguns dos efeitos indesejáveis, os principais são (Ex: depressão respiratória, euforia, sedação e dependência). As maiorias dos opioides analgésicos são agonistas do receptor um.
O receptor beta são provavelmente mais importantes na periferia, mas também contribuem para analgesia. O receptor kapa contribui para analgesia em nível espinal e podem originar sedação e disforia, produzem poucos efeitos indesejáveis e não contribuem para a dependência.
O receptor sigma não são opioides verdadeiros, mas são sitio de ação de certos fármacos psicotomineticos, aos quais alguns opioides se ligam.
Todos os receptores opioides estão ligados através da proteína G à inibição da adenilato ciclase. Também facilitam a abertura de canais de potássio (causando hiperpolarização) e inibem a abertura de canais de cálcio (inibindo a liberação do transmissor).
Ações celulares
Os receptores opioides pertencem à família dos receptores acoplados a proteína G e inibem a adenilato ciclase, reduzindo assim o conteúdo intracelular, que exercem efeito sobre canais iônicos através de um acoplamento direto da proteína G ao canal, os opioides promovem a abertura de canais de potássio e inibem a abertura de canais de cálcio dependentes de voltagem, que são os principais efeitos vistos ao nível de membrana.
Ações Farmacológicas
A morfina é típica de muitos analgésicos opioides e será tomada como fármaco de referencia. Os efeitos mais importantes da morfina são sobre o SNC e o sistema gastrointestinal.
Efeitos sobre o sistema gastrintestinal
A morfina aumenta o tônus e reduz a motilidade em muitas partes do sistema gastrintestinal, resultando em constipação, que pode ser severa. O retardo resultante no esvaziamento gástrico pode retardar a absorção de outros fármacos. A pressão no sistema biliar aumenta, por causa da contração da vesícula biliar e da constrição do esfíncter biliar.
Morfina- liga-se com maior afinidade com o receptor um, porem mostra afinidade com os receptores kapa e delta e baixa afinidade com o receptor sigma. A morfina é para dores intensas, sua distribuição penetra em todos os tecidos do corpo, inclusive nos fetos, durante a gestação e não pode ser usado como analgésico no parto.
Metadona- serve para pacientes dependente da morfina, é usado metadona opioceo sintético efetivo por via oral, atua sobre o receptor um, tem atividade analgésica equivalente a da morfina, sua ação mais potente é por via oral, a metadona é utilizada na retirada da morfina e heroína de viciados, é rapidamente absorvido após administração oral e seus efeitos são mais duradouros do que a morfina, se acumula nos tecidos onde permanece ligado a proteína e excretados na urina, e pode causar dependência.
Fentanil- é utilizado na anestesia, é um opioide tão potente que tem um tempo de meia vida bem baixo, ele é muito utilizado em cirurgia. Apresenta uma potencia maior que a morfina, seu efeito é rápido e de curta duração.
Codeina- (paracetamol +codeína) é um analgésico opioide serve para dor de leve a moderada, vai agir ligando-se a receptores opiaceos no SNC inibindo a chegada de impulsos dolorosos (altera a percepção e a resposta a dor).
Gravação
Os opioides causa constipação, os opioides são classificados pelo grau de potencia, muito potente (que tem muita potencia analgésica), potencia moderada e potência fraca.
Se associar o opioide com AINE vai conseguir reduzir a dose do opioide em ate 1|3, isso é muito bom porque a tolerância quanto menor a dose melhor pro paciente, porque vai ser menor a constipação, menor chance de depressão respiratória, menor o índice de óbito.
Agonista- vai se ligar ao receptor e gerar uma resposta.
Antagonista- vai se ligar ao receptor e não vai ter efeito.
Dores fracas- anti-inflamatórios.
Dores medias- anti-inflamatórios e opiaceos fracos,
Dores intensas- opioides potentes.
canais de cálcio, no 
Prova
Mecanismo molecular da ação dos opioides na fenda sináptica? Os opioides tem ação tanto nos neurônios primários quanto nos neurônios secundários, no neurônio primário o que pode fazer pra impedir é inibir os secundário vai aumentar o efluxo de potássio, o neurônio despolariza quando mais positivo ele tiver mais fácil vai ser dele se despolarizar, potássio e sódio são fundamentais para geração de potencial de ação, quanto maior a quantidade dos dois maior a chance de ser despolarizada. Os opioides aumenta a saída de potássio, se o potássio sai vai ficar mais hiperpolarizado.
Verdadeiro 
Os opioides tem um papel fundamental na diminuição da nocicepção via medula espinhal e supra espinhal.
Todos os receptores opioides são acoplados a proteína G, o principal receptor pra analgesia é o receptor UM.
O neurônio este despolarizado ou hiperpolarizado? quando esta despolarizado esta gerando potencial de ação, hiperpolarizado esta mais eletronegativo e não esta gerando potencial de ação, o opioide vai hiperpolarizar.
Temos 3 tipos de receptores opioides? Receptor UM, Kapa e delta, (sigma), e todos esses receptores opioides são acoplados a proteína G, então eles se ligam ao receptor e quando e liga ao receptor a subunidade alfa se desprende da delta e gama ate adenilato ciclase.
Prova
Mecanismo de ação molecular dos opiodes no corpo dorsal da medula espinhal? No neurônio primário o opioide vai pros canais de cálcio se liga a proteína G inibe a adenilato ciclase diminui a vida cíclica e fecha o canal. No neurônio secundário aumenta a saída de potássio.
O principal receptor envolvido com analgesia é o receptor UM, também principal receptor envolvido com dependência. O delta tem haver com efeitos alucinógenos, e kapa também tem efeito analgésico não é tão potente quanto o receptor UM. 
Principal receptor envolvido com disforia é o Kapa, principal receptor envolvido com analgesia é o UM, o UM vai causar depressão respiratória mais acentuada, e o que causa menor dependência é o delta, só que o delta vai causar pouca analgesia.

Continue navegando