A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA - FAVENI

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA
· O papel primário do Sistema Nervoso (SN) é coordenar e controlar a maior parte das funções de nosso corpo. Para fazer isso, o Sistema Nervoso recebe milhares de informações dos diferentes órgãos sensoriais e, a seguir, integra todas elas, para depois determinar a resposta a ser executada pelo corpo. A resposta se deu através:
 
Resposta Marcada :
Comportamento motor, atividade mental, fala, sono, busca por alimento, regulação do equilíbrio interno do corpo, entre outros.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· O termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado por algumas ONGs e cientistas sociais inadequado, pois leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios indivíduos. Segundo Bobbio, as mudanças foram a partir do século XX, quando as pessoas com deficiências passam a ser vistos, como:
Resposta Marcada :
Cidadãos com direitos e deveres de participação na sociedade.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Além de alguns acontecimentos em favor da inclusão do deficiente, ocorreu a organização de congressos internacionais importantes para se discutir ações em favor das pessoas com deficiência. A Declaração Universal dos Direitos do Homem não é exatamente uma lei, porém estabelece direitos a humanidade. Marque a alternativa correta:
Resposta Marcada :
Todo ser humano, em todas as suas dimensões que dividem em categorias culturais, de regras ou códigos que definem os direitos e deveres legais entre cada pessoa.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  0
· Educação inclusiva é um processo no qual se amplia a participação de todas as pessoas com deficiência na educação. Trata-se de:
Resposta Marcada :
Reestruturação da cultural.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação das pessoas com deficiência física precisa ser repensada a partir dessa contextualização como uma questão histórica, buscando superar uma leitura abstrata da mesma. É preciso que consideremos o conjunto de características físicas ao interagirmos com o indivíduo com deficiência física, que saibamos favorecer o seu desenvolvimento humano, caso contrário estaremos contribuindo para o desenvolvimento da deficiência.
(   ) Vygotsky, considera que o desenvolvimento e aprendizagem estão interligados desde os processos de realização do potencial, o aumento de possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que desejam. Sendo que a aprendizagem impulsiona e promove o desenvolvimento. Pois quanto mais cedo e estimulada a criança for, menos evidentes serão suas deficiências.
(   ) Um defeito ou problema físico, qualquer que seja sua natureza, desafia o organismo. Assim o resultado de um defeito é invariavelmente duplo e contraditório. Por um lado, a instabilidade emocional do indivíduo com deficiência se mostra, principalmente, nas relações interpessoais, ele costuma apresentar uma hiper-reatividade afetiva. Por outro lado, precisamente torna a atividade do organismo difícil, o defeito age como um incentivo para aumentar o desenvolvimento de outras funções no organismo;
(  ) O professor precisa ter conhecimento bem construído em sua área de atuação, além de se manter em permanente atualização, buscar informações e aprender a selecioná-las são novas habilidades que o professor não pode deixar de desenvolver, assim como aperfeiçoar o conhecimento específico, conhecer teorias pedagógicas e técnicas didáticas bastante variadas é fundamental.
Resposta Marcada :
F, F, F, F.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  0
· A psicomotricidade envolve os seguintes elementos: esquema e imagem corporal, coordenação global, equilíbrio, dominância lateral, orientação espacial e latero-espacial, orientação temporal, coordenação dinâmica das mãos. De acordo com texto estes elementos são considerados básicos. Marque a alternativa correta:
Resposta Marcada :
Desenvolvimento global da criança.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· No que se sobre a psicomotricidade e desenvolvimento infantil é INCORRETO afirmar:
 
Resposta Marcada :
O movimento humano significa, tratar do carácter congênito ou adquirido, responsável pelas deficiências na sua mais ampla acepção, direcionando-se para o “estudo das alterações estruturais, considerando os conhecimentos/saberes provenientes desta motricidade humana.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· No que se refere as Finalidades da psicomotricidade é correto afirmar:
Resposta Marcada :
Fazer do corpo uma síntese integradora da personalidade, reformulando a harmonia e o equilíbrio das emoções entre a esfera do psíquico e a esfera do motor, por meio do qual a consciência, aqui encarada como dado imediato e intuitivo do corpo, edifica-se e manifesta-se, com a finalidade de promover a adaptação a novas situações.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Em relação aos distúrbios motores, as primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras. Qualquer distúrbio psicomotor tem ligação com problemas que envolvem o indivíduo em sua totalidade. Distúrbios psicomotores e afetivos estão, intimamente, associados, razão porque o diagnóstico não é fácil de ser feito. Os sintomas mais comuns desse distúrbio estão associados à área do ritmo, da atenção, do comportamento, esquema corporal, orientação espacial e temporal, lateralidade e maturação.
Julgue a afirmativa:
 
Resposta Marcada :
Verdadeira.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Texto 01
A literatura tem apontado que práticas pedagógicas com ênfase na psicomotricidade influenciam positivamente o desenvolvimento global das (PCD – pessoa com deficiência). As oportunidades para o movimento e a exploração do ambiente, oferecidas à criança, favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento motores. As atividades psicomotoras facilitam o acompanhamento e desenvolvimento de alunos com deficiência. É necessário que os profissionais envolvidos com o atendimento e orientação destes educandos possam conhecer as vantagens de estimulá-los através da psicomotricidade. Elas propiciam uma vida saudável e produtiva, criando uma integração segura e adequada ao desenvolvimento de corpo, mente e espírito.
Texto 02
Toda criança precisa de incentivo para começar a desenvolver suas potencialidades, e com as crianças com deficiência não é diferente. Cabe destacar que pessoas consideradas deficientes são aquelas que apresentam uma situação física ou psíquica diferenciada dos ditos “normais”. Dentro do aspecto relacional, o que mais importa é trabalhar o que existe de positivo, o que ela possui de conhecimento e, não se preocupar com o que ela não sabe (NEGRINE, 1995 apud REZENDE L; 2014).
 
 
 
Resposta Marcada :
O texto 2 é verdadeiro e justifica o texto 1 que também é verdadeiro.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
Total8 / 10