Buscar

ATIVIDADE DIR EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

01) O QUE É DIREITO? *
R: um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros.
02) DIFERENCIE DIREITO E MORAL. *
R: Direito e moral são diferentes, mas de alguma forma estão juntos. Em relação a moral, definido pela conduta espontânea do mundo, ou seja, a adesão das pessoas se dá, em sua maior parte, determinado pela regra geral. Não existindo uma moral forçada, ela é realizada naturalmente, baseada em um conjunto de valores e crenças individuais ou até de grupos ou sub grupos de uma sociedade. Todavia, em relação ao Direito, pode-se dizer que suas regras são seguidas, na maioria das vezes, porque por trás delas existem existe uma pena pelo seu cumprimento, ou seja, só são cumpridas porque são coagentes. Esta é a principal distinção entre o direito e moral.
03) O QUE SIGNIFICA ETIMOLOGICAMENTE A PALAVRA “COMÉRCIO”? *
R: Do ponto de vista etimológico, a palavra comércio tem sua origem no latim, mais especificamente nas raízes “cum” que significa juntamente e “merx” mercadoria. Portanto, pode-se dizer que o conceito comércio equivale à negociação entre pessoas de certas mercadorias.
04) O COMÉRCIO É UMA ATIVIDADE DE RISCO? JUSTIFIQUE. *
05) CONCEITUE DIREITO EMPRESARIAL *
R: O Direito Empresarial, ou Direito Comercial, é um ramo do Direito que tem como objetivo cuidar o exercício da atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, a chamada empresa. Seu objeto de estudo é resolver os conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às empresas.
06)INDIQUE 05 (CINCO) CARACTERÍSTICAS DO DIREITO COMERCIAL. *
R: Cosmopolitismo, Fragmentariedade, Informalismo, Onerosidade, Elasticidade.
07) CONCEITUE EMPRESÁRIO. * 
R: Empresário nada mais é do que aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica de modo que implique na circulação de bens e serviços e que tenha por finalidade o lucro.
08)QUAIS AS CONDIÇÕES IDENTIFICADORAS DO EMPRESÁRIO? *
Para caracterizar-se como empresário (individual ou coletivo) faz-se necessário o exercício da atividade nos termos do art. 966, caput do CC, ou seja, que a exerça “profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços”.
a) Profissionalidade: é a habitualidade no exercício da atividade.
b) Atividade econômica: visa o lucro
c) Organização: é a reunião dos quatro fatores de produção e na ausência de um deles não estará descaracterizada a organização.
Mão-de-obra;
Matéria-prima;
Capital;
Tecnologia.
d) Produção de bens ou serviços:
Ex. de Produção de bens: Fábrica de móveis.
Ex. de Produção de serviços: Banco.
e) Circulação de bens ou serviços:
Ex. de circulação de bens: farmácia (compra remédios e revende).
Ex. de circulação de serviços: agência de turismo (circulação de transporte aéreo, de hospedagem de outras empresas).
09)AS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE NATUREZA INTELECTUAL, CIENTÍFICA, ARTÍSTICA OU LITERÁRIA PODEM SER CONSIDERADAS COMO ATIVIDADES EMPRESARIAIS? JUSTIFIQUE. *
R: Não se considera empresário aquele que nos termos do parágrafo único do art. 966 do CC, exerce atividade intelectual (é o denominado profissional liberal (pessoa física) ou Sociedade simples (pessoa jurídica).
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Profissões intelectuais:
a) Científica: ex. médico, contador, advogado (exploram as ciências médicas, contábeis, jurídicas, respectivamente).
b) Literária: ex. escritor, jornalista.
c) Artística: ex. pintor, cantor, ator.
10) QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL? *
Segundo o artigo 972 do Código Civil “podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos".
• Capacidade:
- quando dito “pleno gozo da capacidade civil”, refere-se à capacidade de fato, sendo esta adquirida aos 18 anos (art. 5º CC)
IMPEDIDOS: - condenado por crime que cuja pena vede acesso à atividade empresarial (pelo período da condenação ou da medida) – CP art. 47, II
- senadores e deputados não poderão desde a posse “ser proprietários, controladores ou diretores de empresa (que tenham relação com o Poder Público (art.54, II, “a”, CF) que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada”
- governadores de Estado
- funcionários públicos (federais, estaduais, municipais)
- militares da ativa (violou=crime militar)
- magistrados (podem ser acionistas ou cotistas)
- corretores e leiloeiros (não podem comprar bens de cuja venda estejam encarregados)
- cônsules
- médicos, em farmácias, drogarias ou laboratórios farmacêuticos.
11) É OBRIGATÓRIA A INSCRIÇÃO DO EMPRESÁRIO NO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS? JUSTIFIQUE *
12) QUEM NÃO PODE SER EMPRESÁRIO? EXEMPLIFIQUE. *
R: IMPEDIDOS: - condenado por crime que cuja pena vede acesso à atividade empresarial (pelo período da condenação ou da medida) – CP art. 47, II
- senadores e deputados não poderão desde a posse “ser proprietários, controladores ou diretores de empresa (que tenham relação com o Poder Público (art.54, II, “a”, CF) que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada”
- governadores de Estado
- funcionários públicos (federais, estaduais, municipais)
- militares da ativa (violou=crime militar)
- magistrados (podem ser acionistas ou cotistas)
- corretores e leiloeiros (não podem comprar bens de cuja venda estejam encarregados)
- cônsules
- médicos, em farmácias, drogarias ou laboratórios farmacêuticos.
13) DEFINA SOCIEDADE EMPRESARIAL. *
14) QUAIS SÃO OS TIPOS DE SOCIEDADE EMPRESARIAL EXISTENTES NO NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO? *
15) DIFERENCIE SOCIEDADE PERSONIFICADA E SOCIEDADE NÃO-PERSONIFICADA. *
16) CLASSIFIQUE A SOCIEDADE EMPRESARIAL QUANTO AO REGIME E CONSTITUIÇÃO E DISSOLUÇÃO. *
17) CLASSIFIQUE A SOCIEDADE EMPRESARIAL QUANTO À RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS PELAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS. *
18) CLASSIFIQUE A SOCIEDADE EMPRESARIAL QUANTO ÀS CONDIÇÕES DE ALIENAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA. *
Há sociedades em que os atributos individuais do sócio interferem com a
realização do objeto social e há sociedades em que não ocorre tal interferência.
Em função dessa realidade, o direito comercial criou um grupo de sociedades em
que a alienação da participação societária por um dos sócios, a terceiro estranho
da sociedade, depende da anuência dos demais sócios e um outro grupo em que
esse ato jurídico independe da mencionada anuência.
A participação de uma sociedade contratual é denominada “cota” e a de
uma sociedade institucional é denominada “ação” e são bens do patrimônio do
sócio. Desse modo o mesmo pode aliena-la da mesma forma que os demais bens
que compõem seu patrimônio.
Nas sociedades em que as características subjetivas dos sócios podem
comprometer o sucesso da empresa, o direito garante o veto ao ingresso de
terceiro estranho ao quadro associativo. Já naquelas em que estes atributos não
influem, a circulação de participação é livre.
19) CONCEITUE SOCIEDADE EM COMUM. *
20) DIFERENCIE SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA E SOCIEDADE POS AÇÕES. *
Principais diferenças entre LTDA e S.A.
Quanto ao Capital Social: LTD: Se dá por quotas dos sócios definidas previamente em contrato social. – S.A.: Capital dividido em ações.
Quanto a responsabilidade: LTDA: Responsabilidade dos Sócios é subsidiária e limitada ao valor das quotas integralizadas. – S.A.: A responsabilidade dos acionistas é limitada ao preço de emissão das ações adquiridas ou subscritas.
Quanto a rigidez: LTDA: Há flexibilidade nas regras da organização. – S.A.: Não há flexibilidade nas regras da organização.
Quanto a Administração: Pode ser feita por uma ou mais pessoas desde que previstas no contrato. É possível também a administraçãode não sócios, desde que sejam profissionais qualificados e atuantes em áreas de gestão empresarial. – S.A.: Os diretores poderão ser profissionais da área da Administração de Empresas que não façam parte do quadro de acionistas, mas pela lei está prevista a transitoriedade do cargo.
Quanto ao prazo do Administrador: LTDA: Não há necessidade de prazo de mandato do administrador. – S.A.: Mandato da diretoria e membros do conselho não poderá ser superior a três anos, sendo necessária eleição. Reeleição é permitida.
Quanto ao voto: LTDA: O voto é direto do sócio e é proporcional a cota, ou seja, cada cota dá direito a um voto, quanto maior o valor das cotas, maior o poder administrativo. – S.A.: O voto se da por ações ordinárias nominativas, o acionista com maior número de ações ordinárias ou preferenciais possui maior poder administrativo.
Quanto aos lucros: LTDA: Caso exista regras especificas estipuladas em contrato predomina a decisão da maioria. Nesse caso os lucros podem ser direcionados em investimentos ou distribuídos entre os sócios. – S.A.: Alei prevê que os acionistas recebam como dividendos obrigatoriamente uma parcela dos lucros estabelecida em estatutos.
Quanto a saída da sociedade: LTDA: Independente da finalidade, o quotista tem o direito de sair da sociedade, com reembolso de capital. – S.A.: O acionista não pode sair por sua vontade própria, a lei prevê as hipóteses comtempladas, por exemplo, redução de dividendo mínimo, fusão da companhia e outros.

Continue navegando