Buscar

Aprendizagem de conteúdos de História, Geografia e Ciências na Educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pólo: 
	Pompéia
	Tutor (a): 
	
	Aluno (a): 
	
	RA: 
	
	UE: 
	XVII
	Módulo: 
	I
	Data da aula: 
	09/03/2019
Relatório de Aula:
Pontos específicos da Unidade Educacional XVII: (Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos): Apresentar uma síntese do que foi discutido no conteúdo do módulo 1. Reflita sobre o conceito de diferença enquanto princípio básico da inclusão, além dos avanços sócio-histórico-educacional no trato da pessoa com deficiência. Apresente a referência bibliográfica.
Princípio básico da inclusão, além dos avanços sócio-histórico-educacional no trato da pessoa com deficiência
Abordar a importância de a escola incluir alunos com deficiência seja elas físicas ou mentais. Tal variável é muito discutida no meio acadêmico, no entanto, tais discussões têm seguido uma trajetória lenta, uma vez que muitas crianças com deficiência se encontram fora da escola, ou ainda que estejam inseridas em ambientes escolar as demandas com relação às necessidades especiais deste aluno deficiente não são tratadas adequadamente. Historicamente podemos citar o Documento de Salamanca de 1994 que reuniu na Espanha representantes de 88 países com a finalidade de discutir a educação especial do ponto vista da inclusão. Da década de 90 até os dias atuais, tem ocorrido uma discussão que sempre esteve ligada em como atender a pessoa com necessidades educativas especiais, a fim de incluí-la na escola para consequentemente inseri-la na sociedade. No Brasil a LDB dedicou um capitulo referente á educação especial, o que representa um avanço muito significativo, uma vez que ela diz que o atendimento a criança, ao adolescente e ao jovem com necessidades educativas especiais é um dever do Estado cabendo a ele então, elaborar o currículo, os métodos e as técnicas especificas a esse público.
Promover a interação do grupo escolar; despertar o sentimento cooperativo entre os alunos e a empatia, a fim de torná-los pessoas mais conscientes de seu papel na sociedade.
Irão aprender a “dialogar” com a literatura, a gramática e outras áreas do saber graças ao desenvolvimento e a utilização de material didático apropriado. Irão aprender a fazer pesquisas qualitativas e quantitativas o que perpassa por matérias dadas em sala de aula. Poderão aprender sobre os processos biológicos nos seres humanos e as causas de algumas deficiências.
Durante o projeto os alunos poderão aprender entrevistar pessoas, mensurar dados estatísticos, desenvolver material didático e realizar pesquisas de forma autônoma.
 Após o projeto os alunos serão capazes de entender a necessidade de respeitar o colega, não só aquele com deficiência, mas também os demais. Poderão entender mais sobre os tipos de deficiências e quais as consequências que elas geram na pessoa que a tem.
A principal meta do projeto se resume em promover a consciência da educação inclusiva nas escolas. Diante disso os alunos irão realizar pesquisas sobre os tipos de deficiência, suas causas e conseqüências; pesquisarão também sobre aqueles alunos que têm dificuldade no aprendizado e quais as os tipos de estratégias disponíveis e usadas pelos educadores para que o aprendizado destes alunos seja efetivo, além de buscar entender porque alguns alunos têm mais afinidade com algumas matérias do que com outras, sem deixar de lado o objetivo final que é respeito e inclusão do próximo.
1- Referências:
Educação especial: em direção à educação inclusiva - Claus Dieter Stobäus Site utilizado para pesquisa: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf
LDB e Documento de Salamanca de 1994 e pesquisa no site: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/diversidade.htm

Continue navegando