Buscar

documento 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio Avaliativo: Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente 
Você é primo do Jandir e, como conhecedor da legislação ambiental, ao ouvir o relato dele sobre essa situação, percebeu alguns aspectos relevantes sobre a participação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) nesse contexto. Quais são esses aspectos? 
Resposta:
O SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente é dividido em sete órgãos com a finalidade de cumprir o princípio de que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, nos termos do art. 225 da Constituição Federal. 
Na situação apresentada, há a necessidade da ação de alguns desses órgãos, são eles:
1 – CONAMA, Órgão consultivo, deliberativo e normativo dos SISNAMA, por ser o órgão normativo emitiu a resolução n.º482/2017, aplicável na situação apresentada. 
2 – IBAMA, Órgão executor do SISNAMA, a autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e possui a função de assessorá-lo a formular, coordenar, executar e fazer executar a PNMA – Política Nacional do Meio Ambiente, fiscalizou a queima controlada emergencial prevista pelo conama nesses casos.
3 - Ministério do Meio Ambiente, Órgão central do SISNAMA a quem compete preservar, conservar e fiscalizar o uso dos recursos naturais renováveis, efetuou o treinamento ao órgão estadual, através de evento simulado, sobre as providências a serem tomadas nos casos de vazamento de óleo.
4 – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Órgão seccional responsável por programas ambientais e pela fiscalização de atividades que causam poluição e utilizam recursos ambientais no âmbito estadual, porém, neste caso específico, não agiu conforme o esperado.

Outros materiais