Buscar

Resumo de Moscas

Prévia do material em texto

Parasitologia Veterinária
Moscas
Resumos para venda: @medvet.desiree ou desiree.medvet@gmail.com
As moscas também são consideradas insetos, com cabeça, tórax e abdômen. Como são dípteros, possuem 2 pares de asas. A importância das moscas na medicina veterinária é que algumas espécies são hematófagas, fazem sinantropia e veiculação de patógenos, são agentes de miíase e são importantes para a entomologia forense e terapia larval. Com relação à importância biológica e ecológica, fazem polinização, são decompositoras de matéria orgânica, são alimentos de diversos animais e fazem controle biológico.
Sub-ordem Brachycera
Possuem antenas curtas, com 3 segmentos. Tem peça bucal picador-sugador (hematófagas). Algumas têm aparelho bucal lambedor e outras possuem aparelho bucal atrofiado, ou seja, não se alimentam. Também possuem 3 pares de pernas (hexápodas).
Miíase
É uma doença produzida pela infestação de larvas de moscas em pele ou outros tecidos de animais. Também é chamada de berne ou bicheira. Invadem o tecido cutâneo ou orifícios naturais do organismo de animais vertebrados de sangue quente, incluindo seres humanos. 
· Miíase do Tipo Furuncular: também conhecida como “Berne”, apresentando 1 larva em cada nódulo. Os sinais clínicos são nódulos com orifício, dor, emagrecimento, infecções secundárias. Em bovinos, acarretará em baixa produção de leite.
· Miíase do Tipo Traumática: é a mais comum, também conhecida como “Bicheira”. As larvas aumentam o orifício da lesão. Os sinais clínicos são Lesões na pele que causam úlceras e lesões aumentadas pela quantidade de larvas, odor característico, necrose, inquietação, infecções secundárias e pode levar à óbito por septicemia.
· Miíase do Tipo Cavitária: se instala na boca, geralmente de animais com cálculos dentários.
Dividimos as miíases em obrigatórias, facultativas e acidentais. 
As miíases obrigatórias são causadas por larvas de dípteros que naturalmente se desenvolvem sobre ou dentro de vertebrados vivos, chamadas de moscas biontófagas. É necessária uma incisão. Dentro destas, estão as miíases cavitárias, furuncular ou traumática.
As miíases facultativas são causadas por larvas de dípteros que usualmente se desenvolvem em matéria orgânica em decomposição, mas que, eventualmente, podem atingir tecidos necrosados em hospedeiros vivos, chamadas de moscas necrobiontófagas.
As miíases acidentais, chamadas de pseudomiíases, são ocasionadas por larvas de dípteros inferidos em alimentos e que passam pelo tubo digestivo sem se desenvolver, mas podendo causar algum distúrbio mais ou menos grave.
Ciclo Biológico
O ciclo vital das moscas é holometábolo e compreende as fases de ovo, larva (três estágios, alcançados por meio de ecdises), pupa e imago (adulto alado). Os adultos geram os ovos, do qual eclodem larvas. Os estágios larvários são insta 1, insta 2 e insta 3. Muitas moscas têm geotropismo (preferência por terra), então, ao final do terceiro estágio, as larvas se enterram e se tornam uma pupa, da qual vai sair uma mosca adulta.
Família Muscidae
Moscas com segmento apical das antenas com aspecto plumoso e porção basal lisa.
Musca domestica
É carreadora de alguns patógenos como vírus, bactérias, protozoários e helmintos. É sinantrópica, ou seja, vive no meio do ser humano. Tem aparelho bucal lambedor e apresentam 4 faixas amareladas no tórax e abdômen. As larvas insta 1 não possuem uma estrutura chamada traqueia quitinizada. As larvas que apresentam essa estrutura já são L3 e estão no animal há, no mínimo, 5 dias.
Stomoxys calcitrans
Tem maior importância em equinos, mas não é restrito. Conhecida como “mosca dos estábulos”. Tem aparelho bucal picador-sugador e apresenta 4 faixas castanho escura no tórax. Causam irritação, perda de peso e redução na produção de leite em bovinos.
Haematobia irritans
Tem importância em bovinos. Conhecida como “mosca dos chifres”. Tem maior tendência em se alimentar de animais de pelagem escura, para se camuflarem. Causa prejuízo econômico, pois a ação mecânica da mosca faz o couro do bovino perder a elasticidade, não podendo ser vendido após o abate. Tem aparelho bucal picador-sugador e apresentam coloração castanha-escura, antenas com aristas pectinadas. A mosca adulta faz a postura de ovos nas fezes de bovino, onde ocorre todo o ciclo. Não apresentam geotropismo, logo, não se enterram para se transformar em pupa.
Família Oestridae
Moscas em que as larvas são parasitas internos de mamíferos. 
Oestrus ovis
Tem importância em ovinos e caprinos. Tem aparelho bucal atrofiado. A postura de ovos ocorre no nariz dos animais, tendo o ciclo ocorrendo nos seios paranasais. Quando chega em insta 3, o animal espirra e a libera, que chega ao solo, se enterra e continua o ciclo. Causam a Oestrose, ou “bicho da cabeça”, que se apresenta como uma lesão que com irritação, inflamação, secreção de exsudato e perda de peso, espirros e em alguns casos, as larvas podem chegar ao cérebro, causando sintomatologia nervosa.
Gasterophilus nasalis e 
Gasterophilus intestinalis
Conhecida como a “abelha do cavalo”. Tem aparelho bucal atrofiado. Se desenvolvem em estômago e duodeno de cavalos. 
Na G. nasalis, a mosca adulta faz a postura de ovos na região intermandibular. As larvas entram na boca, penetram na mucosa e se instalam próximas aos molares, fazendo a L1 e L2. Atravessam a mucosa após a L2 e continuam o ciclo. Se fixam no duodeno.
Na G. intestinalis, faz postura de ovos nos membros. Ao se alimentarem ou se coçarem, ingerem os ovos e as larvas penetram na mucosa oral. Ao atravessarem a mucosa, se fixam no estômago.
Após a L3, serão liberadas pelas fezes, vão para a terra e continuam o ciclo. Causam obstrução no estômago, ruptura de mucosa, cólicas intensas, infecção secundária na mucosa gástrica e irritação, provocando pânico e disparo dos animais.
Família Cuteribridae
O gênero Metacuterebra é de roedores e silvestres. São moscas que apresentam o aparelho bucal atrofiado e as larvas apresentam espinhos. Causam Miíase Furuncular.
A espécie Dermatobia hominis é chamada de “mosca berneira”. Também causa a Miíase Furuncular.
Família Calliphoridae
Conhecidas como Moscas-varejeiras.
Cochliomya hominivorax
A contaminação ocorre quando as moscas-varejeiras depositam seus ovos nas bordas de feridas, ferimentos recentes e ou em cavidades naturais. As larvas nascem e começam a se alimentar dos tecidos do homem, saudáveis ou feridos, e/ou de líquidos corporais para se desenvolver. Abandonam a ferida e atingem o solo, enterram-se (geotropismo) para se transformarem em pupa e, depois, surgem completando o ciclo e atingindo a fase adulta. Causa a Miíase Traumática.
Questionário
1) Os dípteros geralmente são associados ao grupo de animais vetores das principais endemias brasileiras. Porém, há espécies de dípteros que podem, ao longo do seu ciclo evolutivo, parasitar o homem e nele causar doenças conhecidas como miíases, entre as mais comuns, o berne. A larva de que espécie de mosca é responsável pelo desenvolvimento dessa doença?
a) Chrysops dimidiata.
b) Haemagogus spegazzinii.
c) Anopheles neivai.
d) Dermatobia hominis.
e) Stomoxys calcitrans.
2) As chamadas Bicheiras ou Miíases são causadas pela invasão de feridas ou cavidades naturais por larvas de moscas de diversos gêneros ou moscas varejeiras, nos quais se destacam
a) Cochliomyia hominivorax.
b) Dermatobia hominis.
c) Sarna sarcóptica.
d) Dictyocaulus viviparus.
e) Haemonchus contortus.
3) QUESTÃO 16- Assinale a alternativa correta: 
a) Haematobia irritans é um ectoparasito de bovinos que determina irritação nos animais em decorrência de sua constante presença sobre estes e de seu hábito hematófago. A fêmea desta mosca deposita seus ovos sobre as fezes dos animais 
b) A larva de Dermatobia hominis, ectoparasito de bovinos, e que recebe o nome popular de berne pode determinar nos animais a tristeza parasitária bovina.
c) O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é um ectoparasito de bovinos de pouca relevância para a bovinocultura. 
d) Haemonchus placei é um nematoideo parasitodo rumem dos bovinos que é hematófago (E) Haematobia irritans é uma mosca que determina bicheira nos animais
4) A miíase é a infestação de órgãos ou tecidos por larvas de Dípteros. Essas larvas se alimentam diretamente do tecido vivo ou necrosado do hospedeiro e são classificadas de acordo com a sua espécie, alimentação e localização. Assinale a alternativa correta para miíase furuncular: 
a) É aquela produzida por larvas de Cochliomyia hominivorax e Cochliomyia macellaria;
b) É aquela produzida por larvas de Cochliomyia. macellaria e Lucillia cuprina.
c) É aquela produzida por larvas de Cochliomyia macellaria;
d) É aquela produzida por larvas de Cochliomyia hominivorax;
e) É aquela produzida por larvas de Dermatobia hominis
Gabarito
1) Letra D
2) Letra A
3) Letra A
4) Letra E

Continue navegando