Buscar

Resenha Assistentes sociais na Saúde


Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Serviço Social
Discente: William José Vieira
Docente: Rosineide de L. M. Cordeiro
Disciplina: Oficina de Trabalho Cientifico
Assistentes Sociais na Efetivação da Saúde
A obra intitulada de Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde é fruto do grupo de trabalho Serviço Social e Saúde, fundado pelo CFESS, Na cidade de Brasília (2010). O documento visa fazer menção a intervenção dos assistentes sociais na saúde, respondendo questões existentes em torno da atuação do profissional de Serviço Social, de uma forma geral, nesse âmbito.
O documento teve origem em discussões e reuniões acerca das atribuições e competências profissionais do assistente social no campo da saúde. Essas reuniões se aprofundaram nesse tema de uma forma mais abrangente, discutindo, analisando e expondo quais as funções gerais do assistente social.
O livro contém 82 páginas que são organizadas em quatro partes, sendo a terceira parte fomentada por tópicos e subtópicos.
A primeira parte é intitulada Saúde, Reforma Sanitária, Sistema Único de Saúde e Desafios Atuais. Traz uma concepção de seguridade social, em todos os seus aspectos, como um grande avanço constitucional, que surge de lutas de classe criadas numa estrutura capitalista. Ele explica a seguridade social como algo pautado numa ordem ético-política, composta pela saúde, assistência social e previdência social, e assim como na própria constituição, desses três a saúde é o que recebe mais atenção desse capítulo. Ainda nessa parte da obra é dada uma breve conceituação do contexto histórico em que foram criadas as primeiras respostas do estado as questões sociais, que cresceram com mais ênfase após a derrota política da democracia de massa, após uma intensa disputa entre projetos societários. Também é tratada nesse capítulo a mercantilização da saúde e da previdência e a ampliação do assistencialismo. A dificuldade de efetivação da politica publica de saúde, e o difícil acesso da população ao serviço concluem a primeira parte.
A análise do Serviço Social a partir da década de 1980, época que marcou o crescimento da homogeneidade da categoria, é feita na segunda parte. O Serviço Social e Saúde faz uma discussão sobre o tema e traz alguns problemas relacionados, como a insuficiência dos avanços constitucionais, tanto que Serviço Social entra já na década de 1990 com alterações do trabalho constitucional.
A privatização e suas consequências também são tratadas nessa parte, e seus problemas são explicados a partir da requisição dos assistentes sociais e suas demandas. As lacunas no âmbito do Serviço Social, e a identificação dos problemas para a efetivação de projetos, que é tratado como preocupação central, finaliza a segunda parte, pontuando as competências necessárias para a atuação do assistente social.
Atuação do Assistente Social na Saúde intitula a terceira parte, e faz uma análise sobre as atribuições e competências do assistente social na saúde de uma forma mais ampla. Essa parte é organizada em nove subpartes que vão sendo destrinchados por tópicos que desenvolvem cada atribuição do assistente social no campo da saúde. E explicita os fundamentos teórico-metodológicos e ético-político, onde são articulados os principais eixos de atuação do assistente social.
A quarta e última parte, Algumas Reflexões, busca explicar o intuito da obra, explicando-a como uma breve observação da politica de saúde, dando ênfase nos problemas em se efetivar tal politica, e a necessidade de um profissional de Serviço Social no campo. Traz ainda discussões para a reflexão dos assistentes sociais, Faz alguns alertas para o profissional em relação ao desmanchamento do que foi construído acerca das questões sociais, as teorias pós-modernas que tratam essas questões com individualismo.
Esse é um livro que deve fazer parte da formação de todo profissional de Serviço Social que almeja atuar no campo da saúde, Pois trata-se de uma obra que traz discussões de alta importância para a atuação do profissional da área. Mesmo sendo um assunto tratado com muita frequência ainda existem algumas lacunas que ficam em aberto e que podem ser preenchidas com um estudo detalhado dessa obra. A princípio a leitura parece um tanto repetitiva, porém, com uma análise mais detalhada é possível a compreensão geral da obra, entendendo seus pontos através de correntes teóricas já conhecidas na formação profissional do assistente social.
Esse livro será útil para todo profissional da área da saúde, seja assistente social ou a própria equipe médica, pois é uma obra que explicita não só a atuação do assistente social no campo, mas também as diretrizes de quem está ao seu redor e faz parte da política de saúde como um todo, da sua promulgação ao seu cumprimento.
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, fiscalizar e defender o exercício profissional doa assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). 
REFERÊNCIAS 
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Grupo de Trabalho Serviço Social na Saúde. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde. Brasília, 2010
 
William José Vieira
Discente do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)