Buscar

Atraso de lgg caso clinico


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linguagem – Caso Clínico 
Criança, do sexo masculino, com idade atualizada de 02 anos e 06 meses, foi levada ao consultório fonoaudiológico pelos responsáveis, os quais têm como queixa de atraso de fala. Relataram que o menor nasceu com problemas respiratórios, precisando ficar internado por cerca de uma mês após o nascimento, embora tenha tido uma gestação tranquila e sem intercorrências. Segundo informações dos responsáveis, o menor ficava muito tempo diante da televisão e celular quando estava em casa, e saia muito pouco, tendo contato social restrito, frequentando, praticamente, somente as casas dos avós ao sair de casa. Foi realizada avaliação fonoaudiológica em três sessões, sendo observado como comprometimento às habilidades de imitação, atividade simbólica, representação mental, interação e manutenção do contato visual, além de ausência de fala. Também demonstrou manipulação restrita dos objetos e ausência de exploração dos mesmos. Como conduta fonoaudiológica foi orientado aos responsáveis iniciar o acompanhamento terapêutico por, pelo menos, duas vezes na semana, com o objetivo de trabalhar as habilidades prejudicadas. Diante do exposto acima, tracem um plano terapêutico Fonoaudiológico de atuação, assim como, a sua hipótese diagnóstica Fonoaudiológica. Além de explicarem quais os tipos de atividades e/ou Ações feitas durante a avaliação para conseguir observar a aquisição e o Desenvolvimento das habilidades de linguagem e de fala do paciente. 
Avaliação
Supondo que já fiz a anamnese, coletei dados sobre gestação ,histórico familiar e cotidiano familiar para ter certeza sobre quais pontos deverei focar na avaliação . Se suspeito de autismo , recebi queixas de que a criança não fala ,então vou avaliar :
1º Pragmatica : é a relação com o outro - objeto. Manter e trocar a comunicação ,iniciar a relação comunicativa .Se tem trocas de turnos ,hora paciente hora terapeuta,analisar também se quando dou estimulo eu tenho resposta .Se tem intenção comunicativa ,se ele apontar por exemplo.
2º Interação comunicativa : observar se ele mantem o contato visual com o p outro e com o objeto no ambiente .analisar se ele faz o contato.
3º Se usa a linguagem oral*saber o tipo de comunicação predominante:
· Gestual : se ele usa gestos como apontar ou os outros; no caso exposto a criança não fala ;
· Se é fala : se ele tem ecolalia que pode ser ( imediata repetição na hora ou tardia quando ele repete em outro momento);
ou se essa fala é funcional ,se ele entende ,observar como o léxico e semântico esta organizado; desde a produção de palavras isoladas ate o discurso propriamente dito.
 4º A ação Simbolica – que seria a funcionalidade ; se o brincar é com função ,se ele usa o objeto e dá função ,qual o significado do objeto pra ele; 
 5º A manipulação e Exploraçaõ do objeto : Ele tem que pegar (msnipular) e explorsr o objeto .Uma criança funcional explora e usa na brincadeira, reconhcece o objeto.
 6º Sensorial : Se tem sensibilidade ao toque e questões (proprioceptivas,auditivas e vestibular), SE
 *Tatil:
Hipersensivel – tem resistência ao toque;
Hiposensivel – naõ tem resistência ao toque.
 7º Comportamento : Se há estereotipia ,se tem traços de hiperatividade,se há frustração ,irritação,Tranquila,como se comporta sem a presença dos familiares.
 8º Linguagem Receptiva : Se ela comprrende oque o terapeuta esta falando.se for autista, compreende e dá resposta .Base importante pois se ela não da respota tem que ser trabalhado isso primordialmente.
PLANEJAMENTO TERAPEUTICO
1) COMPORTAMENTO : É preciso que ele obedeça seus ccomandos para seguir com a terapia.Se não deve se trabalhar essas questões de antemão,Tentar Diminuir estereotipias também caso aprsente.Essas questões comportamentais já observo na avaliação pra verificar o que tenho que trabalhar no comportamento.
2) Jogo simbólico:se não ,não irei ter a imitação ,
trabalho conjunto- imitação = jogo simbólico .
3) Contato visual: Se chamo atenção do objeto para que ele veja o mesmo e observe como se fala; integrando estímulos visuais e auditivos.
Memória visual = memória auditiva
 
4) Pragmatica: Fazer com que ele tenha inten~çaõ comunitcativa na relação,que respeite e tenha troca de turnos.Quando não tem intenção é a ecolalia.
5) Sensorial : Se tiver alguma alteração ; trabalhar sensibilidade intra-oral=alimentação ,se for hipersensível pode ter dificuldades com seleção de alimentos. 
6) Compreensao: A funcionalidade da Linguagem,porque ao fimal disso tudo iremos ter a fsla .Trabalhando pela base ,se tiver comprometida.Se ele faz jogo simbólico a fala /linguagem dele está funcional porem não necessariamente com a fala,entretanto pode ser o comportamento dele também.
*O que tiver na avaliação com problemas (habilidades no caso),devo trabalhar isso na terapia ,não necessariamente em ordem da avaliação .
 *Comportamento;
 * Interesse-Manipulaçaõ- Exploração;
 * Pragamtica;
A fala vem como consequência dos aspectos trabalhados
Meios utilizados Para avaliar: 
Fazendinha porque se a criança souber oque é um cavalo já esta bom.sendo impostante que ela comprrenda e oq eu te da de resposta .algumas realizar a ressignificação do objetos e observar se ela guardou a informação.
Direciono sempre os comandos/estímulos mesmo que ela erre não faço correções ,continuo direcionando verificando assim as habilidades de lingugem delah.
Sempre deixar a criança explorar o ambiente e deixar os brinquedos dispostos para ela ,observando como ela interage .Quando tiver indícios de que ela não tem atividade simbólica alguma ou seja ela não brinca de forma funcional ir direcionando apresentando opções para verificar se ela mantem contsato ,intenção e interesse.
Teste Padronizado Proc onde disponibilizo brinquedos e avalio toda a base em questão;
Alterado: 
· Imitação = atividade Simbólica;
· manipulação restrita dos objetos;
· ausência de exploração dos mesmos;
· representação mental ;
· interação ;
· manutenção do contato visual;
· ausência de fala
· Sensorial
· Lgg receptiva e expressiva;
· SE
HD fonoaudilogico : oque a criança mostrou de alterado .
Conduta : Terapia fonoaudiológica por, pelo menos, duas vezes na semana, com o objetivo de trabalhar as habilidades prejudicadas.
Encaminhamentos: que podem estar dentro da conduta :avaliação audiologica,neuropediatra,Terapeuta ocipacional ,orientações aos familiares e a escola.
2

Mais conteúdos dessa disciplina