Buscar

estudo de caso antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O corpo por muitas vezes é caracterizado a partir dos órgão genitais	 mas não são apenas as características biológicas que o definem. A definição e as formas de gerir o corpo ocorre muitas vezes por influência religiosa.
A influência religiosa também é observada nas práticas esportivas e aulas de educação física, ocorre influência no comportamento e participação. 
A religião por décadas atuou com imposição e restrição a manifestação corporal, até hoje há um certo constrangimento entre os alunos e alunas que frequentam determinada instituição religiosa com relação a prática de dança, futebol judô, capoeira dentre outros.
A inibição da vaidade é usada como justificativa para preservação do corpo como santuário e restrição para algumas modalidades esportivas e aulas de educação física.
A instituição religiosa age muitas vezes como fator limitador das práticas esportivas por considerar algumas modalidades impuras e inadequadas e por inibir em especial as alunas no que se refere a aparência, pois muitas vezes não usam as roupas adequadas para a atividade física, bem como a participação em variadas modalidades esportivas.
O educador e a escola tem um desafio quando se deparam com a questão do respeito às crenças religiosas e o dever de ensinar. Sabem que é um direito exercer a liberdade religiosa mas também tem responsabilidade quanto a formação da educação física.
A escola e o educador físico devem agir como agente impulsionador das práticas corporais, ajudando os alunos a mudar a visão de corpo e enfatizando os benefícios da atividade física tanto para saúde física quanto para a saúde mental.
Claro que isso seria mais fácil com a cooperação da família e sociedade, mas este ainda é um longo caminho a ser percorrido.
A influência religiosa também é observada nos esportes desde a antiguidade quando ocorriam os ritos religiosos e culto de deuses. Existe um forte vínculo entre religião e esporte. É comum observar nos eventos de esportes gestos e orações de agradecimento pelo desempenho alcançado. Em muitos casos a crença é um agente motivacional para alcançar os objetivos bem como para lidar com as frustrações e traumas sofrido, ajudando no tratamento da ansiedade e depressão. O cuidado da saúde mental e psicológica também faz parte do programa de treinamento do atleta para que consiga o melhor desempenho. Em contrapartida existe também o lado obscuro da influência da religião como política nos esporte, como corrupção e tráfico de interesses. A interferência religião já foi capaz de gerar muitos conflitos em clubes de futebol por exemplo.
Referente ao apoio das instituições religiosas, no Brasil existem muitos projetos e ações esportivas dentre elas a CRU que possui o projeto atletas em ação desde 1966. O projeto atua na organização de competições, clínicas esportivas, atividades de esportes para escolas públicas. O projeto tem atuado no engajamento esportivo em várias capitais do país como Recife e Rio de Janeiro.

Continue navegando