Buscar

Atividade 06 Diagnostico Estrategico - Análise SWOT 13-04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise SWOT – Magazine Luiza 
  
Forças: 
· Múltiplos canais de atendimento: A Magazine Luíza está em todo lugar e não há quem nunca tenha ouvido falar. Ela possui ampla rede de lojas físicas, lojas físicas virtuais, atendimento pelo televendas, plataformas de e-commerce. 
· Grande reputação no mercado nacional: A Magazine Luíza e vencedora do ranking Melhores Empresas da Bolsa, realizado pelo InfoMoney em parceria com Ibmec, sendo uma das empresas varejistas mais queridas do investidor brasileiro. Também recebeu o selo diamante na Certificação EBIT (índice que reflete a satisfação dos consumidores) e classificação RA1000 para empresas que possuem excelentes índices de atendimento no Reclame Aqui. 
· Grandes números de loja físicas: Em agosto de 2019, a Magazine Luíza abriu sua milésima loja física, localizada em Franco da Rocha, município da região metropolitana de São Paulo. 
· Qualidade de atendimento: A empresa tem excelente classificação em medidas de satisfação do cliente e seus funcionários são muito bem treinados. Buscando sua visão de encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos. 
· Preservação da cultura: A empresa possui um programa de imersão para novos gerentes, funcionários altamente treinados e preservação de valores e todos falam a “mesma língua”. A cultura da empresa está assentada em fórmulas que estimulam os funcionários a conhecerem cada vez melhor os clientes. 
· Agilidades nas decisões: A rede sempre sabe mudar as rotas para aproveitar as oportunidades, como no caso das aquisições de lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incorporando 150 novas lojas à rede, quando tinha um plano inicial de seguir para Belo Horizonte. 
· Liderança forte: A empresa sempre abre espaço para novas sugestões da equipe, mantendo uma proximidade dos funcionários com a gestão e sua presidente é considerada líder inspiradora pela equipe. 
· Funcionários fiéis: A empresa há 20 anos lidera um ranking de Great Place to Work, considerada como melhor empresa para se trabalhar no varejo brasileiro. Existe uma boa comunicação com os funcionários, que são chamados de Magalus. A empresa disponibiliza diversos canais de comunicação e os funcionários possuem autonomia para sugerir ofertas, fechar vendas e avaliar créditos. 
· Ousadia e pioneirismo: A partir de uma parceria com o Itaú Unibanco, iniciada em 2001, a empresa criou a financeira Luizacred, que oferece diversos produtos e serviços como cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito consignado, crédito direto ao consumidor, entre outros. Foi a primeira financeira em que seus sócios eram um banco e uma rede de varejo. Possui lojas físicas virtuais que são lojas sem produtos expostos, com um investimento bem menor que as lojas físicas convencionais. 
  
Fraquezas: 
· Dificuldades com o crescimento acelerado de lojas: Treinar os colaboradores a temo para manter o nível de qualidade de atendimento 
· Alto custo operacional: Com centenas de lojas físicas, o custo para manter as operações, incluindo a logística é muito alto 
· Grande estoque de mercadoria: O que também contribui para a elevação de custos, devido a grande quantidade de produtos disponíveis para a venda 
· Manter a cultura na transição de gestão: Houve alteração na presidência da Magazine Luiza, a Luiza Helena para seu filho Frederico Trajano. Hoje Luiza Trajano é presidente do conselho 
 
Oportunidades: 
· Aquisição de pequenas redes varejistas em municípios afastados das grandes capitais: Oportunidade de ampliação do mercado onde os grandes varejistas não estão atuando, aumentando assim o Market share. 
· Aprimoramento da cultura digital: O aprimoramento da cultura digital se deu tanto na loja física com investimentos em sistemas tecnológicas para uma melhor gestão do estoque e vendas, quanto na plataforma de Marketplace com retirada nas lojas físicas da Magazine Luiza. 
· Liberação do FGTS: É uma forma de impulsionar as vendas com parte do valor do FGTS liberado. 
 
Ameaças: 
· Crise econômica/ desemprego: A crise económica no Brasil retraiu as vendas, devido ao grande número de desempregados, e isso pode fazer aumentar também o número de inadimplentes. 
· Amazon no Brasil: A entrada da Amazon no Brasil pode influenciar fortemente nas vendas e nos resultados da Magazine Luiza. 
· Ampliação virtual da concorrência: Aumento no atendimento virtual e da multicanalidade da concorrência com proposta como “retire aqui”. 
· Abertura de marketplace da concorrência: As grandes varejistas estão ampliando o mercado com a abertura de marketplace. 
· Produtos Substitutos: A uma ameaça à lucratividade da empresa representada por produtos substitutos.   As empresas precisam oferecer algo, que propicie vantagem em relação ao produto substituto e ainda satisfazer a necessidade do cliente.  
 
  
  
Análise SWOT – Magazine Luiza 
	Forças  
	Fraquezas 
	· Múltiplos canais de atendimento 
· Grande reputação no mercado nacional 
· Grandes números de loja físicas 
· Qualidade de atendimento 
· Preservação da cultura 
· Agilidades nas decisões 
· Liderança forte 
· Funcionários fieis 
· Ousadia e pioneirismo 
	· Dificuldades com o crescimento acelerado de lojas 
· Alto custo operacional 
· Grande estoque de mercadoria 
· Manter a cultura na transição de gestão 
  
	Oportunidades 
	Ameaças 
	· Aquisição de pequenas redes varejistas em municípios afastados das grandes capitais 
· Aprimoramento da cultura digital 
· Liberação do FGTS 
	· Crise econômica/ desemprego 
· Amazon no Brasil 
· Ampliação virtual da concorrência  
· Abertura de marketplace da concorrência  
· Produtos substitutos

Continue navegando