Buscar

fundamentos teoricos

Prévia do material em texto

Tendo como uma tendência o ensino humanista e universalista, acredita-se que a transmissão dos conteúdos por parte do professor, autoridade máxima e inquestionável no processo de ensino e aprendizagem, levará o educando a desenvolver suas potencialidades e se realizar plenamente como pessoa, considera-se este conceito como sendo uma característica da tendência.
a.
Libertadora;
b.
Tecnicista;
c.
Renovada;
d.
Tradicional
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no item 3. Na tendência tradicional é realçado o ensino humanista e universalista. Acredita-se que a trans- missão dos conteúdos por parte do professor, autori- dade máxima e inquestionável no processo de ensino e aprendizagem, levará o educando a desenvolver suas potencialidades e se realizar plenamente como pessoa. O que se constata, nessa concepção pedagógica, é a existência, na maior parte das situações, de um abismo separando a realidade do discente, individual e coletivamente, e o que se ministra em sala de aula.
e.
Progressista;
Feedback
A resposta correta é: Tradicional
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No Ensino Superior é imprecíndível identificar e analisar os fundamentos filosóficos príncipios e teorias pedagógicas que orientam o trabalho dos educadores, suas finalidades e importância dentro de uma sociedade.
Analise as afirmativas que concerne aos fundamentos filosóficos do Ensino Superior.
I. a competência da reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos mais críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura e das consequências que esses saberes culturais tem sobre o tecido social onde se inserem;
II. a necessidade de um pensamento complexo em relação aos fins da educação e suas manifestações na sociedade, buscando a superação de um paradigma tradicional;
III. Os pressupostos principais são a simplicidade, a objetividade e a estabilidade; e o necessário desenvolvimento de uma razão aberta ao diálogo, de uma razão comunicativa, que por sua vez, substitua uma razão instrumental tão presente no modo moderno de se produzir ciência.
IV. uma educação neutra, apolítica, de estruturas sociais, de suas orientações e posicionamentos ideológicos;
Assinale a alternativa correta:
a.
Somente a afirmativa I está correta;
b.
As afirmativas I, II e III estão corretas;
c.
As afirmativas II, III e IV estão corretas;
d.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
As afirmativas I , II estão correta;
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no item 6. As assertivas I, II, III estão corretas. Os fundamentos filosóficos do Ensino Superior, a saber: a competência da reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos mais críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura e das consequências que esses saberes culturais tem sobre o tecido social onde se inserem; a necessidade de um pensamento complexo em relação aos fins da educação e suas manifestações na sociedade, buscando a superação de um paradigma tradicional, cujos pressupostos principais são a simplicidade, a objetividade e a estabilidade; e o necessário desenvolvimento de uma razão aberta ao diálogo, de uma razão comunicativa, que por sua vez, substitua uma razão instrumental tão presente no modo moderno de se produzir ciência.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas;
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No que concerne a educação, muitas são as leis que permeiam em torno dos níveis de Ensino. A LDB Lei n. 9.394/96, na sua abragência na educação superior estabelece de maneira clara no Art.43 algumas finalidades dessa fase da formação escolar.
Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas abaixo descritas:
( ) formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
( ) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
( ) promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que consti- tuem patrimônio da humanidade e comuni- car o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
( ) suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
( ) instauração do Ciclo Básico, que deverá ser constituído por três instâncias para propiciar aos alunos uma formação mais ampla e multidisciplinar.
Assinale a alternativa correta:
a.
V - V – V – V- F;
b.
V – V- V- F - F ;
Gabarito. Os conteúdos necessários estão no item 2. Além da abrangência da educação superior, a LDB 9.394/96 estabelece de forma clara em artigo 43 as finalidades dessa fase da formação escolar. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.
c.
V – V – F - F- F;
d.
V – V- V- F - F;
e.
V – F- F - V -V;
Feedback
A resposta correta é: V - V – V – V- F;
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No cenário da educação brasileira, três são as tendências progressistas, entretanto, tendo como uma de suas premissas fundamentais a valorização das ações pedagógicas enquanto, verdadeiramente, inseridas na prática social concreta, significa, por exemplo, que aquilo que é ministrado enquanto conteúdo na sala de aula deve encontrar vida nas realidades sociais de onde advêm os ingressos no sistema escolar. Podemos considerar sendo caracterisca da tendência progressista:
a.
Crítico-social dos conteúdos.
b.
Tecniscista;
c.
Libertadora;
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no item 3. Diante das três tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos a tendência critico-social verifica-se na prática docente a valorização das ações pedagógicas enquanto, verdadeiramente, inseridas na prática social concreta. Isso significa, por exemplo, que aquilo que é ministrado enquanto conteúdo na sala de aula deve encontrar vida nas realidades sociais de onde advêm os ingressos no sistema escolar.
d.
Tradicional;
e.
Libertária;
Feedback
A resposta correta é: Crítico-social dos conteúdos.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A reflexão filosófica, diferentemente de outras formas estabelecidas nos demais campos do saber, possui algumas condições e características que a qualificam dessa forma. Essa adjetivação decorre fundamentalmente de três requisitos
a.
radicalidade, o rigor e a generosidade;
b.
radicalidade, o rigor e a globalidade.
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no item 3. As tendências renovadas, seja a progressista ou a não-diretiva, continuam a valorizar um saber universal como forma de realização do indivíduo e de sua adequada inserção no mundo social. À escola é atribuída a tarefa de preparar indivíduos plenos e competentes para o desempenho de funções sociais.
c.
radicalidade, o rigor e a legalidade;
d.
radicalidade, o rigor e a aplicalidade;
e.
radicalidade, o rigor e a imparcialidade;Feedback
A resposta correta é: radicalidade, o rigor e a globalidade.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Dentro de uma sociedade moderna capitalista para Luckesi,(1994,p.54) a doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção também denominado por classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade. Trilhando a ideologia liberal se encontram quatro tendências pedagógicas.
a.
tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a progressista.
b.
A tradicional, libertadora, a renovada não-diretiva e a tecnicista.
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no Item 3. Uma pedagogia classificada de liberal, isto é, vinculada ao desenvolvimento do liberalismo na sociedadae moderna capitalista. Para Luckesi, a doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção também denominado por classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade. (1994, p.54). Trilhando a ideologia liberal se encontrariam quatro tendências pedagógicas a a tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista.
c.
A tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista.
d.
tradicional, a crítica, a renovada não-diretiva e a progressista.
e.
A tradicional, a crítica progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista.
Feedback
A resposta correta é: A tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista.
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O processo de ensino-aprendizagem requer do educador e da educadora, em todos os níveis em que ocorra, além de uma sólida formação na sua área específica de conhecimento, uma constante busca de aperfeiçoamento nas metodologias e técnicas utilizadas na arte de ensinar e de aprender. Tendo em vista que o profissional competente é aquele que busca a excelência como fator para se destacar dentro de sua prática profissional. Para o sociólogo Philippe Perrenoud, em sua obra Dez novas competências para ensinar, (PERRENOUD, 2000, p. 14), dez seriam os grupos de competências necessárias para um ensinar eficaz. O autor enfatiza que essas competências, quando desenvolvidas e executadas não contemplam todas as relações que se estabelecem em sala de aula, sendo fundamental o constante aperfeiçoamento desses profissionais. Portanto, destacam-se, ou reforçam-se, mais duas competências a serem efetivadas na prática pedagógica dos docentes.
a.
A competência da criticidade da competência da utilização das novas tecnologias;
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no item 5. O autor menciona que as competências, quando desenvolvidas e executadas não contemplam todas as relações que se estabelecem em sala de aula, sendo por isso mesmo, como mencionado anteriormente, fundamental o constante aperfeiçoamento do educador e da educadora. Portanto, destacam-se, ou reforçam-se, mais duas competências a serem efetivadas na prática pedagógica dos docentes do ensino universitário.Trata-se da competência da criatividade e da competência da utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
b.
A competência da legalidade e competência da utilização das novas tecnologias;
c.
A competência da diversidade da competência da utilização das novas tecnologias;
d.
A competência da reciprocidade da competência da utilização das novas tecnologias.
e.
A competência da criatividade da competência da utilização das novas tecnologias;
Feedback
A resposta correta é: A competência da criatividade da competência da utilização das novas tecnologias;
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No cenário da educação brasileira, tres são as tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.De maneira geral essas tendências possuem suas particularidades diante do contexto educacional.
Analise as afirmativas sobre a tendência libertadora e libertária.
I. possuem em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica;
II. O ensino não formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes;
III. valorização das ações pedagógicas enquanto, verdadeiramente, inseridas na prática social concreta;
IV. Valoriza um saber universal como forma de realização do indivíduo e de sua adequada inserção no mundo social.
Assinale a alternativa correta:
a.
Somente a afirmativa I está correta;
b.
As afirmativas II e III estão corretas;
c.
As afirmativas II, III e IV estão corretas;
d.
Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no Item 3. Somente a afirmativa I está correta. Na prática docente as tendências libertadora e libertária possuem em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica. O ensino não formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes.
e.
As afirmativas I , II estão correta;
Feedback
A resposta correta é: Somente a afirmativa I está correta;
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A ideologia liberal traz em seu bojo uma das tendências pedagógicas que valoriza um saber universal como forma de realização do indivíduo e de sua adequada inserção no mundo social. Diante desse conceito considera-se sendo uma característica de qual tendência renovada:
a.
Tendência Libertária;
b.
Tendência progressista e não diretiva;
c.
Tendência Tradicional;
d.
Tendência Liberal tecnicista;
e.
Tendência Libertadora renovada.
Gabarito: Os conteúdos necessários estão no item 3. As tendências renovadas, seja a progressista ou a não-diretiva, continuam a valorizar um saber universal como forma de realização do indivíduo e de sua adequada inserção no mundo social. À escola é atribuída a tarefa de preparar indivíduos plenos e competentes para o desempenho de funções sociais.
Feedback
A resposta correta é: Tendência progressista e não diretiva;
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No artigo intitulado “Políticas contemporâneas para o Ensino Superior: precarização do trabalho docente”, as autoras Maria Auxiliadora Oliveira e Maria Virgínia Freitas. destacam que a reforma do ensino superior, promovida pela Lei n. 9.394/96 (nova LDB), aperfeiçoada num contínuo processo hermenêutico, pelo Decreto n.3.860/2001, e possui uma premissa básica. (OLIVEIRA; FREITAS, 2008, p. 49).
Analise as alternativas sobre o decreto e sua premissa básica.
I .O tratamento da educação superior como política de Estado e a regulamentação, por parte do Estado, do sistema de ensino superior;
II. A educação de nível superior deve ser concebida como política de Estado, por um lado, para não ser mudada segundo os interesses de cada novo governo...
III. O ensino superior, deve ser reconhecido como fundamental a um projeto de nação, pois é respon- sável tanto pela capacitação de recursos humanos, quanto pela expansão do conhecimento técnico-científico, imprescindível aos setores societário e produtivo e à inserção soberana do país no cenário internacional.
IV.A adoção de políticas de retenção, que pretendam reverter uma dívida social para com os sujeitos historicamente marginalizados.
Assinale a alternativa correta:
a.
Todas as alternativas estão corretas.
b.
As alternativas I, II e III;
c.
As alternativas II e III;
d.
As alternativas III, IV;
e.
As alternativa I, II;
Gabarito:Os conteúdos necessários estão no Item 2. As alternativas I, II e III estão corretas. No artigo intitulado “Políticas contemporâneas para o Ensino Superior: precarização do trabalho docente”, as autoras Maria Auxiliadora Oliveira e Maria Virgínia Freitas. Destacam que o tratamento da educação superior como política de Estado e a regulamentação, por parte do Estado, do sistema de ensino superior, a educação de nível superior deve ser concebida como política de Estado, por um lado, para não ser mudada segundo os interesses de cada novo governo; o ensino superior, deve ser reconhecido como fundamental a um projeto de nação, pois é responsável tanto pela capacitação de recursos humanos, quanto pela expansão do conhecimento técnico-científico, imprescindível aos setores societário e produtivo e à inserção soberana do país no cenário internacional.

Continue navegando