Buscar

Atividade de Pesquisa - Tecnologia de Soldagem Mecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologia de Soldagem Mecânica
Aluno (a): 
Data: 30/07/2021
Atividade de Pesquisa
NOTA: 10
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Como é chamado o profissional que executa a soldagem de forma manual? E como é chamado o profissional quando o sistema de soldagem é automático?
Operador de soldagens (welding operador): profissional capacitado a operar equipamentos de soldagem automática, mecanizado ou robotizado. Quando o equipamento de soldagem é automático, é necessário um profissional qualificado, pois além de conhecer de solda é preciso conhecer o equipamento.
2) Como pode ser entendida a importância da utilização da simbologia de soldagem?
A utilização da simbologia da soldagem proporciona uma comunicação padronizada, independente de cultura, idioma e outras diferenças que possam atrapalhar essas informações. Essa forma de comunicação é muito utilizada em ambientes profissionais. A simbologia de soldagem no Brasil é normalizada pela norma AWS A2.4 (Symbols for Welding and Nondestrutive Testing).
3) Quais devem ser as fontes de soldagem para o processo eletrodo revestido?
Os equipamentos para soldagem com eletrodos revestidos são, em geral, fonte de energia (CC ou CA) com controle do nível de corrente de soldagem, cabos, porta-eletrodo, eletrodos, ferramentas e material de segurança. Contudo, esta deve ser do tipo corrente constante com capacidade adequada para os eletrodos utilizados. Os cabos, o porta-eletrodo e a lente de proteção também devem ser adequados para o nível de corrente utilizado. 
4) De todos os tipos de soldagem com o processo a arco elétrico, qual a única situação em que o eletrodo revestido não consegue ser substituído? Por quê?
O eletrodo revestido (SMAW), é o único no processo de soldagem que pode ser feito debaixo da água (soldagem subaquática) pois seu revestimento gera uma câmara gasosa, impedindo a entrada de contaminantes, além de proporcionar um meio da geração do arco elétrico para a execução do cordão de solda.
5) O que significa processo de soldagem MIG/MAG?
A sigla MIG (Metal Inert Gas) informa que sua proteção é executada pela utilização de uma proteção gasosa de gás inerte, podendo ser usado gás hélio, argônio ou mistura dos dois.
A sigla MAG (Metal Active Gas) utiliza a mesma fonte de energia do processo MIG, porém sua proteção gasosa é feita com gases ativos, que reagem com a poça de fusão, como é o caso do dióxido de carbono CO2 puro ou mistura argônio x CO2.
6) Quais os tipos de equipamentos e componentes do processo de soldagem TIG?
Os equipamentos básicos são Fonte de energia elétrica, Tocha de soldagem, Eletrodo para abertura do arco e Fonte de gás protetor.
7) Quais as vantagens e desvantagens do processo de soldagem TIG?
Vantagens: apresenta cordões de solda de alta qualidade, sem escoria, sem respingos e pode ser soldado em todas as posições e tipos de juntas.
Desvantagem: ele não é eficiente para soldagem com corrente de ventilação, assim necessita de local coberto e protegido. Para a soldagem de chapas de grande espessura a produtividade fica comprometida, dada a sua baixa produtividade.
8) Os tipos de chanfros utilizados para o arco submerso são os mesmos que para os outros processos? Justifique.
É muito importante que a junta suporte o metal da solda, sendo o chanfro em V é o apropriado para arco submerso. É recomendado chanfrar juntas acima de 15mm de espessura pelo método de oxicorte (rápido e econômico), removendo a carepa do corte antes da montagem, já que o chanfro influencia na precisão do cordão. 
9) Quais são os tipos de descontinuidades estruturais?
Descontinuidade dimensionais (distorção) e descontinuidades estruturais em solda por fusão (porosidade, inclusão de escória, falta de fusão do cordão de solda, mordedura e trincas)
10) Quando o metal de base não está com as condições de limpeza e umidade controladas, que tipos de discordância podem ocorrer?
Quando há sujeitas no metal, oxidação ou umidade na base do metal a diversidade encontrada é a porosidade, que é gerada por gases que durante o processo de soldagem se formam e que por algum procedimento ou parâmetro incorreto não conseguem escapar e ficam presos na estrutura. Podem ser ainda gases contaminantes que da mesma maneira conseguem entrar, vencendo a proteção gasosa e ambos ficam alojados na crista da solda no momento de sua solidificação. 
Atividade de Pesquisa: Tecnologia de Soldagem Mecânica

Outros materiais