Buscar

Arte 1ª EJA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROFª ALDY SOARES  MERÇON VARGAS
	1º Semestre
	Data: 17/05 a 28/05/2021
	Atividade
	
1ª EJA
	Disc. Arte
Prof. Cleidy
	7ª APNP 
	Aluno:
	Conteúdo: Patrimônio Cultural 
Patrimônio cultural são bens materiais ou imateriais que formam a identidade de um povo e ajudam a contar a sua história. Bens materiais podem ser edifícios, monumentos, obras de arte; e os bens imateriais, são elementos como a dança, a música. Por isso, a sua preservação é importante para a conservação da memória de um lugar ou povo.
Patrimônio cultural material - Consiste nos objetos em que podemos tocar, ou seja, são tangíveis. Tudo aquilo que é realizado com materiais concretos e que identificam um momento histórico, um povo, uma cultura ou uma cidade. Vamos tomar como exemplo a estátua do Cristo Redentor, no morro do Corcovado. Quando vemos aquele monumento sabemos que se trata do Rio de Janeiro. A estátua do Cristo Redentor, inaugurada em 1931, é vista da maior parte da cidade e tornou-se um símbolo do Brasil. Trata-se do monumento mais visitado do Rio de Janeiro e, se acaso desaparecesse, certamente um pedaço da história da cidade ficaria incompleto. 
Patrimônio cultural imaterial - O patrimônio cultural imaterial são os bens que não posso tocar, ou seja, são intangíveis. Apesar de não podermos senti-los com as mãos, eles fazem parte da história ou da cultura de um povo, ou região. Vamos entender com um exemplo? A dança do frevo, típica de Pernambuco, ninguém pode tocá-la, mas sabemos que ela faz parte da identidade desse estado. Igualmente, a maneira de fazer certas comidas é um ato importante a ser preservado, pois reúne saberes que só existem em determinado lugar. Um exemplo é o “Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas”, nas regiões do Serro, da Serra da Canastra e do Salitre, em Minas Gerais. O jeito único de transformar o leite em queijo, as formas utilizadas para moldá-lo e a temperatura, fazem este alimento ter um sabor especial e merece ser preservado.
Patrimônio cultural histórico - Patrimônio cultural histórico são os bens que possuem importância na trajetória de uma cultura ou de um país. Podem ser ruínas, edifícios e monumentos. No Brasil encontramos exemplos espalhados por todo o território. A Estação da Luz, na cidade de São Paulo (SP), é um caso de uma construção que marcou a época na qual foi feita seja pela sua arquitetura, seja pela sua importância econômica e social. A Estação da Luz era o ponto de chegada do café que vinha do interior do estado. Da mesma forma, representou a entrada para milhares de imigrantes que vinham para a capital de São Paulo no começo do século XX.
Patrimônio cultural artístico - O Patrimônio cultural artístico agrupa objetos culturais como estátuas, imagens sacras, tapeçaria, azulejos, etc. Em Minas Gerais, na cidade de Congonhas, o conjunto dos Doze Profetas, realizados pelo escultor Aleijadinho, são considerados patrimônio cultural artístico por sua qualidade e originalidade.
Patrimônio cultural religioso - O patrimônio religioso constitui nas formas de expressão da fé e podem ser festas, cantos, orações, etc. Em Goiás, a Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis, é considerada patrimônio imaterial, pois forma parte da memória da cidade e reúne manifestações artísticas como dança, cantos e culinária local. Além disso, faz parte da celebração a Cavalhada, que é a simulação de um combate entre mouros e cristãos; e o desfile dos "Mascarados", que representam as pessoas do povo que não podiam ser cavaleiros e lutar.
Patrimônio cultural de saberes - O patrimônio cultural de saberes integra tudo aquilo que permite construir objetos, realizar um trabalho, fazer uma receita culinária, etc. O ofício das baianas do acarajé, por exemplo, é considerado patrimônio imaterial de saberes, pois o modo de preparar o acarajé reúne informações antigas, que foram passadas de mãe para filha. Além disso, representam um quitute típico da Bahia, sem o qual não entenderíamos parte da cultura deste estado.
Patrimônio cultural no Brasil - O Brasil foi formado através da mistura das tradições europeias, indígenas e africanas. Por isso, existem construções e tradições que fazem parte do Brasil e se desaparecerem, não poderemos contar a nossa história. Assim, no País há o IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional), o órgão responsável pela classificação e preservação do patrimônio cultural material e imaterial. O IPHAN ajuda a preservar para as gerações presentes e futuras tudo aquilo que é considerado como parte da memória do País. A primeira cidade a ser preservada pelo IPHAN foi o centro histórico de Ouro Preto (MG), em 1938. Devido à sua história como palco da Inconfidência Mineira e pelo valor arquitetônico das suas casas, a cidade mineira ganhou o título de patrimônio cultural do Brasil. No entanto, os governos estaduais e municipais também podem declarar bens materiais e imateriais como patrimônios culturais. 
Questão 01 - São exemplos de patrimônio cultural imaterial, exceto:
a)( ) danças e rituais
b)( ) feiras e festas
c)( ) linguagem e literatura
d)( ) vestimentas e utensílios
e)( ) culinária e lendas
Questão 02 - Em relação à defesa do patrimônio cultural, histórico e artístico nacional, é INCORRETO afirmar:
a)( ) equiparam-se aos bens que constituem o patrimônio histórico e artístico nacional, sendo sujeitos a tombamento, os monumentos naturais, bem como os sítios e paisagens que importe conservar e proteger pela feição notável com que tenham sido dotados pela natureza ou agenciados pela indústria humana.
b)( ) excluem-se do patrimônio histórico e artístico nacional as obras de origem estrangeira que sejam trazidas para exposições comemorativas, educativas ou comerciais.
c)( ) o patrimônio histórico e artístico nacional é constituído pelo conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
d)( ) incluem-se no patrimônio histórico e artístico nacional as obras de origem estrangeira que tenham sido importadas por empresas do exterior expressamente para adorno dos respectivos estabelecimentos.
e)( ) os bens móveis e imóveis que constituem o patrimônio histórico e artístico nacional só serão considerados parte integrante de tal patrimônio, depois de executado seu tombamento.