Buscar

PLANEJAMENTO ANUAL - 8° e 9° ano - ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTADO DE SANTA CATARINA
	Secretaria de Estado da Educação
	Diretoria de Ensino
	EEB MARIA RITA FLOR
	PLANEJAMENTO ANUAL
	Professora: FRANCIELE PACHECO VOLTOLINI
	Curso: ENSINO FUNDAMENTAL
	Área: LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
	Componente curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA.
	Série: 8° e 9° ano.
	Ano: 2021
	COMPETÊNCIAS GERAIS
	Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.
	COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
	1. / 2. / 3. / 5. / 10. 
	HABILIDADES
	EF12EF01 / EF12EF02 / EF12EF03 / EF12EF04 
EF89EF01 / EF89EF02 / EF89EF03 / EF89EF04 / EF89EF05 / EF89EF06 / EF89EF07 / EF89EF08 / EF89EF09 / EF89EF10 / EF89EF11 / EF89EF12
EF89EF13 / EF89EF14 / EF89EF15 / EF89EF16 / EF89EF17 / EF89EF18 
	OBJETOS DO CONHECIMENTO
	1. Brincadeiras e jogos: jogos cooperativos; jogos de salão, de mesa e tabuleiro; jogos de competição; brincadeira de pegar e esconder; jogos como alternativas de promoção da atividade física.
2. Ginásticas: ginástica de condicionamento físico; ginástica de conscientização corporal.
3. Esportes: esportes de invasão (handebol, futsal, futebol, basquetebol, rugby, futebol americano, ultimate frisbee).
4. Danças: danças de salão (nacionais: forró, samba de gafieira, soltinho, lambada, vanerão, etc.; outras: polca, valsa, tango, bolero, mambo, rumba, swing, salsa, zouk, etc.)
5. Esportes: esportes com rede divisória ou parede de rebote (voleibol, vôlei de praia, tênis de campo, tênis de mesa, badminton, peteca, squash, beach tennis); esportes de campo e taco (baseball, softball, tacobol).
6. Lutas: lutas de curta distância (judô, sumô, luta olímpica,etc.); lutas de distância mista (MMA, boxe, muai tay, etc.); lutas de longa distância (esgrima, kendô, etc.).
	METODOLOGIA
	1. Conhecer o brincar e o jogar como patrimônio histórico da humanidade sua inserção nas diferentes culturas; discutir sobre Bullying (jogos e brincadeiras como alternativas para sociabilização, respeitando as diferenças, individualidade e dificuldades); conhecer sobre pluralidade cultural por meio das brincadeiras.
2. Conhecer sobre padrões de beleza, saúde e performance, transtornos alimentares, substâncias químicas e doenças psicossomáticas; compreender as potencialidades e limites entre as ginásticas de condicionamento físico e a atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde; analisar adaptações e ajustes anatomofisiológicos do exercício e da atividade física.
3. Aplicar as regras das modalidades desportivas de acordo com a necessidade, material e espaço; conhecer habilidades e fundamentos, dos esportes de invasão; vivenciar os esportes de acordo com as regras oficiais, com utilização e aprofundamento dos fundamentos praticados nas etapas anteriores; doping (utilização de drogas para melhorar o desempenho esportivo e problemática das drogas ilícitas entre adolescentes); saúde mental (quebra de paradigma sobre doenças mentais, principalmente ansiedade e depressão e o papel nos esportes nesse contexto).
4. Conhecer histórica e culturalmente as características; compreender as habilidades e fundamentos das danças de salão, conhecer as regras e normas para a execução das danças, espaço e tempo das diferentes danças, instrumentos musicais e vestimentas; analisar os tipos de movimentos (fluido, estruturado, alongado e livre); elaborar curtas sequências de movimentos; construir coreografias.
5. Aplicar as regras das modalidades desportivas de acordo com a necessidade, material e espaço; conhecer habilidades e fundamentos, dos esportes com rede divisória e parede de rebote; conhecer habilidades e fundamentos, dos esportes de campo e taco; vivenciar os esportes de acordo com as regras oficiais, com utilização e aprofundamento dos fundamentos praticados nas etapas anteriores.
6. Conhecer histórica e culturalmente as habilidades, movimentos corporais básicos, elementos técnicos, dinâmica da luta, regras, implementos e indumentária e caracterização das diferentes lutas.
- Executar atividades físicas com diferentes ritmos. 
- Criar movimentos a partir de suas possibilidades e limites nas trocas de experiências corporais.
	AVALIAÇÃO
	1) Trabalho de pesquisa. Critérios: pontualidade, organização, relacionamento Interpessoal, domínio do conteúdo, normas, uso da norma culta da linguagem, coesão e coerência.
2) Trabalho prático. Os alunos ampliaram seus conhecimentos conceituais e de vivência motora em relação às práticas vivenciadas?
3) Trabalho prático - Produção da capa de jornal. Critérios: pontualidade, organização, normas (cabeçalho, manchete, chamada, fotografia ou imagem gráfica, e referência, legenda ou crédito), criatividade.
4) Prova. Critérios: pontualidade, domínio do conteúdo e normas.
5) Resolução de exercícios: Critérios: pontualidade, domínio do conteúdo e normas.
6) Produção de relatório. Critérios: pontualidade, organização, respostas de acordo ao que foi solicitado, assiduidade, coesão e coerência.
	RECURSOS
	Plataforma Google sala de aula.
Televisão.
Caixa de som.
Materiais diversos para aulas práticas.

Outros materiais