Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Prévia do material em texto

PROVA 2
Curso: Pedagogia
Prof.(ª): Mestre Natacya Caetano 
Disciplina: Didática II| 
Carga Horária: 80h | Semestre Letivo: 4º
Nome: Monalize Burille RGM: 053.17034
GABARITO 
Marque aqui as respostas referentes às questões de 01 a 06
	01) C
	02) A
	03) B
	04) D
	05) A
	06) D
	
	
Insira aqui as respostas dissertativas 07, 08, 09 e 10
	07) Plano de Aula
Dados de Identificação; 
Nome da escola;
Turma;
Tema;
Conteúdo;
Objetivos;
Metodologia;
Avaliação; 
Referências bibliográficas;
	08) O planejamento educacional deve ser elaborado e aplicado pelo seu autor, pois cada educador possui ideologias e métodos diferentes para a execução de seu plano de aula. Quando um professor elabora o plano de aula, ele deve levar em conta o desempenho de seus alunos, os objetivos, os métodos e recursos disponíveis a serem utilizados. Desta forma quando o planejamento é elaborado por um educador e ministrado por outro pode não tem o rendimento esperado, já que cada docente, bem com a turma possui características diferentes.
	09) A didática é fundamental na prática docente, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino, através de técnicas e métodos. Ela se constitui como prática social concreta e espaço de reflexão entre a formação e à docência, uma vez que dá suporte e oferece várias formas de ensinar e compreender a construção do ensino aprendizagem com a aplicação diversificada de metodologias que surtam efeito para a concretização dos seus objetivos. Desta forma, o educador, juntamente com seus educandos constroem o conhecimento, possibilitando o aprendizado mutuo.
	10) Tendência pedagógica liberal tradicional: ocorreu na época do regime militar. O professor era o detentor da sabedoria, os conteúdos escolares eram separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos. Sua metodologia era baseada na memorização através da repetição.
Tendência pedagógica renovada não-diretiva: procurava-se desenvolver a personalidade do aluno, o autoconhecimento e a realização pessoal. Os conteúdos passaram a ser do interesse e motivação dos educandos, incluindo-se atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos aumentando a afetividade entre o educando e educador.
Tendência pedagógica libertadora: Os conteúdos eram extraídos da pratica social e cotidiana dos alunos de forma pré-selecionada. A metodologia era caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. Professor e aluno passar a fazer parte do ato de educar.
Tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos: a escola estudava o conhecimento cientifico e universal. Adotou o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola, assim o educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
Questão 01
Paulo Freire apresenta qualidades essenciais a um PROFESSOR progressista. Com base na aprendizagem desse conteúdo, identifique a afirmativa FALSA:
a) A clareza e o equilíbrio com que o(a) professor(a) exerce sua autoridade, demonstra a qualidade de segurança.
b) Amorosidade está relacionada a um amor “armado”, no direito de lutar, de denunciar.
c) A tolerância está relacionada à paciência e resignação que devemos ter na convivência com aqueles que nos são contrários.
d) Ao tomar uma decisão será preciso romper, comparar para optar.
Questão 02
Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
a) incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
b) acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
c) recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
d) desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
Questão 03
Com base na aprendizagem do conteúdo sobre a importância do Planejamento, assinale a afirmativa falsa:
a) Ajuda o (a) professor(a) a organizar os procedimentos e recursos.
b) Ajuda o (a) professor(a) a improvisar e isso, torna a ação docente mais segura.
c) Ajuda o (a) professor(a) e os(as) estudantes a tomarem decisões de forma cooperativa e participativa.
d) Todas as afirmativas são falsas. 
Questão 04
A Didática em sua compreensão tem como finalidade a reflexão no contexto educacional em que a escola está inserida, uma vez que, dentro deste contexto possui questões sociais, políticas e econômicas. Também é possível mencionar que a Didática estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais nos cursos de formação de licenciaturas. Partindo dessa premissa qual das asserções refere-se a definição do que é Didática:
a) A didática não refere-se a arte de ensinar, aplicação dos métodos científicos na orientação do ensino, tornando-o prático e eficiente.
b) A didática é a arte de ensinar, portanto, não se utiliza de métodos científicos em sua aplicação.
c) Uma pessoa didata é uma pessoa que instrui algo relacionado a um ensino específico e limitado.
d) Uma pessoa didata é alguém que instrui algo relacionado ao ensino, independentemente do tipo de ensino, seja educacional, musical, esportivo, dentre outros.
Questão 05
O planejamento de aula é uma atividade que projeta, organiza e sistematiza o fazer docente no que diz respeito aos seus fins, meios, forma e conteúdo. No momento de elaboração do planejamento de aula as perguntas “o quê?”, “para quê?” e “como?” correspondem aos seguintes elementos:
I – Identificação.
II – Conteúdos.
III – Objetivos.
IV – Metodologia.
V – Avaliação.
Assinale a alternativa que contempla os elementos correspondentes.
a) II, III e IV
b) I, II e V
c) I, III e IV
d) II e V
e) III, IV e V
Questão 06
É um instrumento didático-pedagógico e administrativo de elaboração do professor e deverá ser adaptado às necessidades que possam surgir no decorrer do período. Normalmente é entregue na secretaria ou na Coordenação Pedagógica da instituição antes do começo do ano letivo, em versão eletrônica e ou impressa, devidamente assinada.
Estamos nos referindo a:
a) Projeto Político Pedagógico;
b) Avaliação bimestral;
c) Plano de trabalho do Professor;
d) Plano de Aula;
e) Projeto de Curso
Questão 07
Os planos de aula têm uma característica em comum, pois costumam partir de um texto e ou de um conteúdo especifico que o professor deseja trabalhar com a turma. A partir desse texto e dos temas que se desprendem dele, são buscados outros recursos — como músicas, vídeos ou imagens — a fim de tornar a proposta mais rica e atraente para os alunos. O Planejamento e a seleção de material depreendem de certo tempo e dedicação, uma vez que é importante definir os temas, pesquisar acerca do conteúdo e a seleção do que é primordial. Partindo dessa premissa, apresente em ordem cronológica as etapas de um plano de aula.
Plano de Aula
Dados de Identificação; 
Nome da escola;
Turma;
Tema;
Conteúdo;
Objetivo;
Metodologia;
Avaliação; 
Referências bibliográficas;
	
Questão 08
Explique a afirmativa a seguir: “O planejamento educacional é intencional e comprometido ideologicamente. Portanto, não deveria ser elaborado por um professor, para ser executado por outro(s).”
O planejamento educacional deve ser elaborado e aplicado pelo seu autor, pois cada educador possui ideologias e métodos diferentes para a execução de seu plano de aula. Quando um professorelabora o plano de aula, ele deve levar em conta o desempenho de seus alunos, os objetivos, os métodos e recursos disponíveis a serem utilizados. Desta forma quando o planejamento é elaborado por um educador e ministrado por outro pode não tem o rendimento esperado, já que cada docente, bem com a turma possui características diferentes.
Questão 09
Como você vê o papel da Didática na formação do professor contemporâneo? Sistematize suas reflexões em um texto/argumentativo de no máximo 10 linhas.
A didática é fundamental na prática docente, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino, através de técnicas e métodos. Ela se constitui como prática social concreta e espaço de reflexão entre a formação e à docência, uma vez que dá suporte e oferece várias formas de ensinar e compreender a construção do ensino aprendizagem com a aplicação diversificada de metodologias que surtam efeito para a concretização dos seus objetivos. Desta forma, o educador, juntamente com seus educandos constroem o conhecimento, possibilitando o aprendizado mutuo.
Questão 10
No decorrer da disciplina e principalmente relacionado a história da educação, observou-se que a mesma teve e tem várias tendências, isto é, a educação passou por várias transformações, visando o aprimoramento e a educação ideal. Assim, cite 4 (quatro) tendências pedagógicas e conceitue cada uma.
Tendência pedagógica liberal tradicional: ocorreu na época do regime militar. O professor era o detentor da sabedoria, os conteúdos escolares eram separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos. Sua metodologia era baseada na memorização através da repetição.
Tendência pedagógica renovada não-diretiva: procurava-se desenvolver a personalidade do aluno, o autoconhecimento e a realização pessoal. Os conteúdos passaram a ser do interesse e motivação dos educandos, incluindo-se atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos aumentando a afetividade entre o educando e educador.
Tendência pedagógica libertadora: Os conteúdos eram extraídos da pratica social e cotidiana dos alunos de forma pré-selecionada. A metodologia era caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. Professor e aluno passar a fazer parte do ato de educar.
Tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos: a escola estudava o conhecimento cientifico e universal, sendo que a classe trabalhadora apropriou-se do saber. Adotou o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola, assim educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.

Continue navegando