Buscar

APX2_HistoriaNaEduc2_2020 2_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ / Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 2 (APX2) – 2020.2
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 22/11, às 17h.
Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2
Coordenadora(o): HELENA ARAÚJO
Aluno(a): Maiana Pimentel da Silva Matrícula: 19212080176 Polo: Magé
Boa Prova!!
1ª Questão: A Constituição de 1934 e a Constituição de 1988 são consideradas as mais democráticas de nosso país. Identifique um exemplo de conquista e/ou direito garantido a determinados grupos sociais e/ ou minorias identitárias em cada uma dessas constituições. Cite um exemplo de cada uma dessas constituições. Em seguida, demonstre num plano de atividade como você daria essa aula. Não se esqueça de dizer qual o ano escolar a que se refere, o número de aulas, o que você faria em sala etc. (4,0 p.)
TEMA DE AULA: Eu tenho os meus direitos!
ANO ESCOLAR: 5º ano
DURAÇÃO: 3 aulas de 50 minutos
METODOLOGIA: Explicar para os alunos as principais conquistas trabalhistas e sociais obtidas pela população através da Constituição de 1934 – durante o governo Getúlio Vargas – e da Constituição de 1988 – redigida após o processo de redemocratização do Brasil. 
AULA 1: Apresentar para a turma o vídeo “3ª Constituição Brasileira – 1934: Resumo completo – História Contada”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B4BIkETeQ8k. Depois, uma roda de conversa com os alunos e explicar o período pré-Constituição de 1934 – o governo provisório, por exemplo –, todo o contexto histórico e os principais direitos adquiridos com essa Constituição, como por exemplo os direitos trabalhistas. Durante a conversa, os alunos deverão anotar os principais tópicos no caderno. 
AULA 2: Apresentar para a turma o vídeo “7ª Constituição Brasileira – 1988: Resumo completo – História Contada”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N7pCR51AIrA. Após a apresentação do vídeo, fazer uma nova roda de conversa para debater com os estudantes o período que antecedeu a nossa atual Constituição – a ditadura militar e a repressão de direitos - e os pontos mais importantes dessa Constituição para que eles façam os registros necessários em seus cadernos.
AULA 3: Separa os alunos em pequenos grupos e pedir que façam em aula uma produção textual e um cartaz abordando um dos direitos adquiridos na Constituição de 1934 ou na de 1988, destacando a sua importância e as mudanças que esse direito provocou na vida da população brasileira. 
2ª Questão: Sobre o Brasil imperial responda:
2.1. Identifique um fator econômico e outro político que caracteriza o 2º Reinado brasileiro. (1,0 p.)
Um fator político que caracteriza o Segundo Reinado brasileiro que pode ser citado é o retorno do Poder Moderador, que tinha como objetivo fortalecer a centralização política e a figura do imperador e havia sido suspenso durante o Período Regencial. 
Um fator econômico desse período foi a exportação do café, que era produzido inicialmente no Vale do Paraíba e depois se expandiu para o Oeste Paulista. 
2.2. Caracterize a lavoura cafeeira do Vale do Paraíba em dois aspectos básicos. (1,0 p.)
A produção cafeeira do Vale do Paraíba, apesar de ter atingido o seu auge durante o Segundo Reinado, teve início durante o período Regencial. Além disso, utilizava mão de obra escrava, enquanto que a lavoura cafeeira do Oeste Paulista utilizou principalmente a mão de obra imigrante. 
2.3. Relacione a lavoura cafeeira à imigração subvencionada. (1,0 p.)
A imigração subvencionada foi uma política promovida pelo governo, onde campanhas eram feitas para atrair imigrantes para o Brasil, onde em troca eles teriam a sua viagem custeada e receberiam o pagamento pelo trabalho e um pedaço de terra. 
Essa política de incentivo à imigração ocorreu após a abolição do tráfico negreiro, tornando-se necessário substituir a mão de obra escrava nas plantações de café no Oeste Paulista. 
3ª Questão: Durante a República Velha estabeleceu-se a chamada Política do Café com Leite. Explique-a. (1,0 p.)
A Política do Café com Leite foi a série de acordos políticos, entre as oligarquias paulista (região produtora de café) e mineira (região produtora de leite), que garantia que o cargo de presidente da República seria ocupado por alguém pertencente a um dos dois grupos políticos.
Na República Velha, cada estado possuía certa autonomia, e os estados de São Paulo e Minas Gerais se destacavam pelo seu poder econômico, e usavam o poder do cargo da presidência para atender os interesses de seus respectivos grupos.
4ª Questão: Sobre a Revolução Industrial responda: 
4.1. Identifique duas pré-condições para a ocorrência da Revolução Industrial. (1,0 p.) 
	Podemos destacar como pré-condições para a ocorrência da Revolução Industrial os avanços científicos e tecnológicos e o estímulo ao livre comércio através da política de liberalismo econômico.
4.2. Relacione Revolução Industrial a capitalismo. (1,0 p.)
	O capitalismo tem relação com a Revolução Industrial porque nesse período foram desenvolvidas novas técnicas de produção de mercadorias para atender o consumo que cresceu rapidamente com o estímulo ao livre comércio, fazendo com que o grupo industrial (burguesia) acumulassem riquezas e se fortalecesse economicamente e politicamente enquanto os trabalhadores (proletariado) trabalhavam exaustivamente por baixos salários e se tornavam alienados em relação ao processo de produção.

Continue navegando