Buscar

AD1-ALFA2-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (AD1) – 2020.1
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo
Aluno(a): Maiana Pimentel da Silva Matrícula: 19212080176 Polo: Magé 
(Data limite para entrega: 8/03, às 23:55)
Boa avaliação!
O texto da AD1 tem como título As muitas facetas da alfabetização, de Magda Soares. Este artigo foi publicado no livro Alfabetização e Letramento organizado pela autora. Apesar de ser uma publicação antiga, nos remete a questões atuais, como os índices do fracasso escolar nos anos iniciais, conceito de alfabetização – o que é ler e o que é escrever, a natureza complexa que envolve o processo de alfabetização. 
Seguem abaixo algumas orientações de leitura, para que você possa responder a questão que será pontuada na AD1.
· No decorrer da leitura, levante suas dúvidas para que possa apresentá-las nos espaços de tutoria;
· Atente para apresentação do artigo. Ele está organizado em três categorias: Conceito de alfabetização, Natureza do processo de alfabetização e Condicionantes do processo de alfabetização. 
Questão da AD1 que deverá ser respondida:
Após a leitura do texto, transcreva as ideias centrais apresentadas em cada categoria; Conceito de alfabetização, Natureza do Processo de Alfabetização e Condicionantes do processo de Alfabetização. Essa parte da resposta exige o uso de aspas porque se trata de uma transcrição. Em seguida, elabore um texto argumentativo, articulando as ideias da autora com os seus conhecimentos, no campo da alfabetização. O texto deve ser de sua autoria.
Conceito de Alfabetização: “Em síntese: uma teoria coerente da alfabetização deverá basear-se em um conceito desse processo suficientemente abrangente para incluir a abordagem ‘mecânica’ do ler/escrever, o enfoque da língua escrita como um meio de expressão/compreensão, com especificidade e autonomia em relação à língua oral, e, ainda, os determinantes sociais das funções e fins da aprendizagem da língua escrita” (p.21)
Natureza do Processo de Alfabetização: “Essas diferenças alteram, fundamentalmente, o processo de alfabetização, que não pode considerar a língua escrita meramente como um meio de comunicação ‘neutro’ e não contextualizado; na verdade, qualquer sistema de comunicação escrita é profundamente e marcado por atitudes e valores culturais, pelo contexto social e econômico em que é usado. Portanto, a alfabetização é um processo de natureza não só psicológica e psicolinguísticos, como também de natureza sociolinguística.” (p.22)
Condicionantes do Processo de Alfabetização: “Conclui-se que a natureza complexa do processo de alfabetização, com suas facetas psicológica, psicolinguística, sociolinguística e linguística, é preciso acrescentar os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos que o condicionam. Uma teoria coerente da alfabetização só será possível se a articulação e integração das várias facetas do processo forem contextualizadas só será possível se a articulação e integração das várias facetas do processo forem contextualizadas social e culturalmente e iluminadas por uma postura política que resgate seu verdadeiro significado.” (p.23) 
ANÁLISE DO TEXTO “AS MUITAS FACETAS DA ALFABETIZAÇÃO”
O título do texto já mostra que o processo de alfabetização não é tão simples e não se resume apenas ao fato do indivíduo reconhecer o que está escrito, e sim interpretar. Um exemplo disso é o analfabeto funcional, que consegue decodificar algumas letras ou números mas não tem a capacidade de interpretar e compreender o que um texto ou uma simples frase. Além disso, fica evidente no texto que existe uma diferença entre o discurso oral e o discurso escrito, mesmo que a pessoa seja devidamente alfabetizada. 
Ademais, o processo de alfabetização não é uniforme entre os alunos, principalmente quando eles apresentam outras características, como por exemplo a classe social, estrutura familiar e a região onde vive. É notável que as crianças de classes altas se adaptam melhor e alcançam com uma facilidade maior às expectativas da escola, tanto no uso da escrita quanto na sua oralidade. Enquanto isso, as crianças de classes mais baixas, devido as desvantagens materiais que apresentam como a falta de acesso à informação, ou por viverem em áreas de violência, não costumam apresentar os mesmos resultados educacionais.
Outro problema enfrentado é que o processo de alfabetização escolar não respeita a diversidade cultural existente no país, as suas variações linguísticas e sotaques, e reprimir alunos que apresentam essas características regionais pode ter como consequência o fracasso escolar, por ele se sentir frustrado por não atingir o nível de alfabetização e a oralidade considerada correta pela professora. 
Assim sendo, acredito que o governo deve investir cada vez mais na educação pública brasileira e rever os seus programas educacionais, além de “humanizar” a instituição escolar, aceitando as particularidades de cada criança, como por exemplo a sua bagagem cultural e a sua oralidade, e trazendo para a rotina escolar algumas situações do cotidiano do estudante para aumentar a sua interação e melhorar o seu aprendizado. Caso contrário, o país vai continuar apresentando os mesmos problemas de alfabetização que já existiam na época em que o texto foi redigido.

Continue navegando