Buscar

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01- A Educação Física nada mais é do que uma atividade (área de conhecimento), que por meios, processos e técnicas desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constituindo um dos fatores básicos da educação nacional. Sobre a educação física marque a alternativa INCORRETA:
· A Educação Física não deve receber o mesmo tratamento dos demais componentes curriculares como por exemplo, a mesma não precisa aparecer na grade curricular do turno e pode ser utilizada como “moeda de troca” na negociação para que os alunos se comportem durante as outras aulas.
· Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) também concebem a Educação Física como componente curricular responsável por introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal que contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento “com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde”.
· A Educação Física Escolar utiliza como meios principais os exercícios físicos (movimentos ginásticos, atividades naturais como danças, jogos, lutas e desportos), favorecendo a formação integral do indivíduo, assegurando seu normal crescimento nos campos físicos, sociais, emocional e intelectual.
· Uma forte aliada do Profissional de Educação Física é a Psicomotricidade, esta é uma ação educativa baseada e fundamentada no movimento consciente e espontâneo, que tem por finalidade complementar e aperfeiçoar a conduta global da criança.
02- São objetivos da educação física escolar, exceto:
· Favorecer uma boa postura.
· Obter economia de esforços.
· Favorecer a reprodução de movimentos, por meio de jogos e elementos que estimulem a imaginação.
· Estimular harmoniosamente o corpo, satisfazendo a necessidade de movimento.
03- São pressupostos da educação física escolar, exceto:
· As atividades deverão ser desenvolvidas de maneira global ou fragmentada de acordo com o grau de complexidade e organização das mesmas;
· As atividades deverão ser desenvolvidas com motivação por todos os alunos, independentemente do grau de rendimento técnico, procurando sempre identificar e diferenciar a aula de educação física e o esporte de competição;
· As atividades propostas deverão respeitar o estágio em que o aluno se encontra nos aspectos físico, mental, psíquico, motor, afetivo e social;
· A participação nas atividades pré-desportivas e desportivas irá proporcionar aos alunos uma maior competitividade.
04- Como área do conhecimento, a Educação Física deve tratar das práticas corporais construídas ao longo dos tempos. Todavia, não se trata de qualquer prática ou movimento, e sim daqueles que se apresentam na forma de esporte, ginástica, jogos, brincadeiras, dança, movimentos expressivos, dentre outros. Essas vivências, seus conceitos, sentidos e significados são conteúdos legítimos a ser problematizados em todos os níveis da educação básica. Sobre essa afirmativa, marque a alternativa incorreta:
· É importante lembrar que o trabalho educativo do corpo é exclusivo da Educação Física.
· A educação corporal envolve todas as áreas do conhecimento e está, dentro da escola, articulada com outras práticas, muitas vezes ocultas – por exemplo, na organização dos espaços e tempos escolares, nas formas de se movimentar, nos regulamentos, nos conteúdos e metodologias de ensino, nos livros didáticos e eventos comemorativos, nas filas, nas formas de se assentar, dentre outros.
· A Educação Física é desafiada a propiciar ao aluno as oportunidades de: Aprender a conhecer e a perceber; Aprender a conviver; Aprender a ser e Aprender a viver.
· Os conteúdos de ensino que estruturam e identificam a área de conhecimento da Educação Física como componente curricular são denominados de eixos temáticos, a saber: esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos.
05- Sobre os jogos e brincadeiras, marque a alternativa incorreta:
· Brincar é uma invenção humana “um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente”.
· Os jogos e brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade resultam em um processo lúdico, autônomo, criativo, possibilitando a (re)construção de regras, diferentes modos de lidar com o tempo, lugar, materiais e experiências culturais, isto é, o imaginário.
· Alguns autores consideram os termos jogo, brinquedo e brincadeira como sinônimos, pois todos eles sintetizam a vivência do lúdico.
· Os jogos só devem ser trabalhados nos anos iniciais.
06- Sobre a ginástica podemos afirmar que:
· O estudo e a vivência da Ginástica envolvem o conhecimento sobre as diversas formas de exercitar e conhecer o próprio corpo. Por isso, consideramos a ginástica uma prática cultural, patrimônio da humanidade, legítima de ser problematizada e vivenciada nas aulas de Educação Física.
· A ginástica global é uma das possibilidades de trabalho da Educação Física, considerando-se a realidade de nossas escolas e alunos e as opções que ela oferece.
· Além da ginástica global, temos também a ginástica olímpica que engloba movimentos de solo da ginástica artística ou olímpica, os movimentos isolados e os exercícios estáticos.
· A experimentação dessas práticas requer necessariamente o uso de materiais.
07- Sobre os movimentos expressivos, podemos afirmar que:
· A dança assim como as demais práticas corporais é uma manifestação do corpo e relevante em todo o mundo.
· Como forma de expressar a vida, sonhar e brincar com o corpo, a dança pode promover o desenvolvimento orgânico, social e cultural. Dançando, o corpo desenha formas, conta histórias, denuncia e anuncia, constrói significados, penetra no tempo e no espaço criando e expandindo-se neles e com eles.
· A dança é uma rica possibilidade de trabalhar os movimentos expressivos, e é a única forma.
· Podemos criar oportunidades para os alunos vivenciarem a pantomima, a produção de sons, etc., mas para isso precisamos de instrumentos.
08- O Esporte nada mais é do que uma manifestação específica da cultura de movimento que, na sociedade contemporânea, vem se constituindo como principal referência, seja como prática corporal propriamente dita, seja pelos princípios e valores que expressa e ajuda a consolidar. São exemplos de esporte coletivo, exceto:
· Atletismo
· Futebol
· Handebol
· Basquete
09- A coordenação motora geral é:
· Entendida como a atuação conjunta do sistema nervoso e da musculatura esquelética na realização de um movimento. Implica harmonia de movimentos e a capacidade de controle dos atos motores.
· Engloba movimentos dos pequenos músculos em harmonia, na execução de atividades utilizando dedos, mãos e pulsos.
· Refere-se a movimentos específicos com os olhos nas mais variadas direções.
· Exige movimentos pequenos, e pode ser desenvolvida através da pintura, do cortar, etc.
10- Sobre o esquema corporal podemos afirmar que:
· É uma qualidade funcional interna que determina a diferença entre direita e esquerda, tomando como referência o próprio corpo. Para isto o profissional de Educação Física deve trabalhar com um grande número de atividades, pelas quais os dois lados possam ser comparados, proporcionando assim experiências bilaterais, unilaterais e alternadas às crianças.
· É a tomada de decisão do seu corpo em um ambiente, isto é, do lugar e da orientação que pode ter em relação às pessoas e coisas.
· É o conhecimento das partes do corpo e dele como um todo, da sua relação com o espaço e com os objetos à sua volta.
· Possibilita à criança organizar-se diante do mundo que a cerca, organizar os objetos entre si e movimentá-los e colocá-los em um determinado lugar.

Continue navegando