Buscar

Gestão do cronograma em projetos

Prévia do material em texto

1) Em um determinado projeto, o gerente do mesmo está analisando a alocação de recursos e a duração de duas atividades A1 e A2, realizadas em paralelo no cronograma. As duas atividades utilizam o recurso R, A1 necessita de 2 recursos R e A2 necessita de 4 recursos R, sendo que o número máximo de recursos R disponíveis para o projeto é 4. O gerente precisa tratar o nivelamento do recurso R de maneira assertiva e, para tanto, tomou a seguinte decisão:
Alternativas:
· Como atividade A1 está no caminho crítico, o gerente reduziu a quantidade de recurso R de 2 para 1 e dobrou a duração da atividade.
· Como atividade A1 possui folga suficiente, o gerente reduziu a quantidade de recurso R de 2 para 1 e dobrou a duração da atividade.
· Como atividade A2 possui folga suficiente, o gerente reduziu a quantidade de recurso R de 4 para 2 e dobrou a duração da atividade. CORRETO
· Como atividade A2 está no caminho crítico, o gerente reduziu a quantidade de recurso R de 4 para 2 e dobrou a duração da atividade.
· Como atividade A2 possui folga suficiente, o gerente aumentou a quantidade de recurso R de 4 para 6 e dividiu a duração da atividade pela metade.
Resolução comentada:
Nivelamento de recursos é uma técnica que procura manter o uso dos recursos em um nível constante durante o projeto, além de evitar a superalocação dos mesmos. A regra básica é alocar os recursos escassos primeiramente para as atividades do caminho crítico, considerando que existe uma limitação de recursos e que as atividades do caminho crítico têm prioridade. O nivelamento dos recursos frequentemente resulta numa duração maior para o projeto do que o cronograma preliminar. Neste caso, como a atividade A2 possui folga que permite dobrar sua duração, a proposta é reduzir pela metade o recurso R, adequando à limitação imposta de 4 recursos R.
Código da questão: 40218
2) Considerando as ferramentas para estimativa de duração, especificamente a técnica de estimativa de três pontos, podemos afirmar que:
Alternativas:
· É uma técnica que deve ser utilizada em empresas com pouca maturidade em gestão de projetos.
· A ferramenta utiliza três valores para compor a estimativa de duração: valor mais provável, valor otimista e valor pessimista. CORRETO
· Nesta técnica a estimativa é validada em três projetos diferentes.
· A ferramenta utiliza três valores para compor a estimativa de duração: valor inicial, valor refinado e valor calculado.
· Baseia-se na consulta a três especialistas diferentes e separados fisicamente.
Resolução comentada:
Estimativa de três pontos, essa ferramenta tem como base a ideia de usar três valores, ou pontos, para compor a estimativa de duração. Os três pontos mencionados são: valor mais provável de duração, valor otimista de duração e valor pessimista de duração. Tendo definido os três pontos, calcula-se a média ponderada para obter a estimativa da duração da atividade.
Código da questão: 40205
3) Um projeto é criado para implementar mudanças em uma organização e necessitam atender objetivos quanto ao atendimento de prazos para término, ou seja, os projetos não deveriam atrasar. Analisando a possibilidade de atraso nos projetos, quais afirmações estão corretas?
I. Uma pessoa tendo tempo para realizar uma tarefa, costuma deixar o trabalho para o último momento.
II. O trabalho se expande para preencher todo o tempo disponível.
III. Projetos são feitos por pessoas e atrasos podem ser causados por comportamentos da equipe de trabalho.
Alternativas:
· Apenas a afirmação II.
· Apenas a afirmação III.
· Apenas a afirmação I.
· Todas corretas. CORRETO
· Todas incorretas.
Resolução comentada:
Um projeto é criado para implementar uma mudança na organização, motivada, geralmente, por uma solicitação do cliente, o desenvolvimento de um novo produto ou um requisito legal. As organizações necessitam que seus projetos sejam bem-sucedidos, principalmente quanto ao atendimento dos prazos. Levando em conta que projetos são feitos por pessoas, o atraso em projeto pode ser explicado por determinados comportamentos que costumam ser, frequentemente, observados em equipes de trabalho nas organizações, coma a síndrome do estudante (tendo tempo para realizar uma tarefa, costuma deixar o trabalho para o último momento) e a lei de Parkinson (o trabalho se expande para preencher todo o tempo disponível).
Código da questão: 40198
4) No processo de sequenciamento das atividades, as dependências podem ainda ser classificadas de três formas, a saber:
Alternativas:
· Usuário, gerente e equipe.
· Fraca, média e forte.
· Financeira, jurídica e gerencial.
· Obrigatórias, externas e arbitradas. CORRETO
· Alta, média e baixa.
Resolução comentada:
As dependências podem ainda ser classificadas de três formas: Dependências obrigatórias são inerentes à natureza do trabalho que está sendo realizado e envolvem limitações físicas; Dependências externas são aquelas que envolvem o relacionamento de atividades internas do projeto com atividades externas ao projeto; Dependências arbitradas são aquelas definidas pela equipe de gerenciamento do projeto, em função de experiência anterior, melhores práticas ou preferências da equipe.
Código da questão: 40208
5) Na montagem do cronograma de um projeto devemos considerar recomendações do seguinte tipo:
Alternativas:
· Atender todas as necessidades dos clientes e dos fornecedores.
· Utilizar a WBS para identificar as atividades, entender o sequenciamento das atividades e atribuir prazos realistas. CORRETO
· Tratar todas as atividades como se fossem críticas e que poderiam atrasar o projeto.
· Favorecer as atividades realizadas pelas equipes internas e repassar as atividades complicadas para terceiros.
· Entender as entregas intermediárias do projeto e focar apenas nas atividades que realizam estas entregas.
Resolução comentada:
Usar a estrutura analítica de projeto para elaborar a relação de atividades ou tarefas específicas do cronograma; Entender o sequenciamento das atividades, a ordem de conclusão de suas entregas intermediárias até o seu final; Montar o cronograma atribuindo prazos realistas; Identificar os afunilamentos que poderão afetar o cronograma de forma negativa; Identificar alternativas de eliminar esses afunilamentos ou, onde não for possível, reservar um tempo adicional para contornar o afunilamento; Implantar sistemas de comunicação e controle que permitam revisar e atualizar o cronograma; Manter todos as partes interessadas cientes da evolução do projeto e de quaisquer alterações no cronograma.
Código da questão: 40219
6) O cronograma do projeto é um dos resultados finais da etapa de planejamento, neste contexto podemos sintetizar a obtenção do cronograma com a seguinte opção:
Alternativas:
· A WBS quebra um grande problema em pequenos pedaços com maior chance de solução, atividades do projeto, permitindo uma maior precisão das estimativas de duração e recursos, que após o sequenciamento possibilitam o desenvolvimento do cronograma. CORRETO
· Alocados os recursos às atividades, podemos definir a duração de atividade e definir o caminho crítico do cronograma.
· A WBS e o dicionário da WBS fornecem os insumos para o sequenciamento das atividades, que por sua vez permitem o desenvolvimento do cronograma e a alocação de recursos.
· Definido o caminho crítico do projeto, o cronograma pode ser desenvolvido e os atributos das atividades (duração, recursos e precedências) definidos.
· Desenvolvido o cronograma, as atividades podem ser definidas e os recursos atribuídos, para utilizar a WBS para definir o caminho crítico.
Resolução comentada:
O cronograma é um dos elementos mais importantes de controle e planejamento e contém as datas de início e fim das atividades do projeto, sendo as principais entradas a lista de atividades (obtida da WBS) e atributos das atividades (duração, recursos e precedências).
Código da questão: 40200
7) Uma ferramenta de software para apoio ao gerenciamento de projetos pode auxiliar o tratamento de recursos alocados às atividades, especificamente quanto a:
Alternativas:
· Informaçãodas atividades do gerente de projeto.
· Cálculo do índice de qualidade do produto.
· Emissão de relatórios contendo gráficos.
· Organização do quadro de recursos alocados e o tempo de trabalho. CORRETO
· Comunicação com cliente.
Resolução comentada:
A utilização de sistemas de software para apoio ao gerenciamento de projetos permite auxiliar na organização do quadro de recursos, incluindo controle de calendário, disponibilidade, alocação de tempo de trabalho e taxas de utilização. Existem diversas ferramentas de apoio ao gerenciamento de projeto no mercado.
Código da questão: 40232
8) No processo de desenvolvimento do cronograma, a equipe do projeto determinou que uma atividade estava com duração estimada de 5 dias, PDI = 5, PDT = 10, UDI = 8 e UDT = 13. Neste contexto, podemos afirmar que:
Alternativas:
· A atividade não possui folga.
· A atividade pertence ao caminho crítico do projeto.
· A atividade só pode iniciar no oitavo dia do projeto.
· A atividade só pode terminar no décimo segundo dia do projeto.
· A atividade possui até três dias de folga. CORRETO
Resolução comentada:
No método do caminho crítico, cada nó do diagrama de rede terá 5 parâmetros; a saber: duração da atividade, PDI (primeira data de início ou “Early Start”), PDT (primeira data de término ou “Early Finish”), UDI (última data de início ou “Late Start”) e UDT (última data de término ou “Late Finish”). Uma atividade do caminho crítico possui PDI = UDI e PDT = UDT. A folga de uma atividade é calculada pela fórmula: Folga = UDI – PDI, No UDI – PDI = 8 – 5 = 3 dias
Código da questão: 40216
9) Existem diversos tipos de projetos, com características distintas e maneiras diversas de ser realizado. As equipes de projeto precisam ter consciência das características e opções disponíveis para selecionar a abordagem com maior probabilidade de ser bem-sucedida a cada situação. As seguintes categorias de ciclos de vida podem ser utilizadas:
( ) Ciclo de vida preditivo.
( ) Ciclo de vida iterativo.
( ) Ciclo de vida incremental.
( ) Ciclo de vida ágil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:
Alternativas:
· V-F-V-F.
· V-V-V-V. CORRETO
· F-F-V-V.
· V-V-F-F.
· F-V-V-V.
Resolução comentada:
A diversidade de projetos, com características de riscos, taxa de mudança e complexidade, implica que as equipes de projeto devem conhecer estas características e optar pela abordagem de ciclo de vida de projeto com maior probabilidade de ser bem-sucedida para cada situação. São 4 categorias de ciclos de vida propostas (PMI, 2017):
· Ciclo de vida preditivo: abordagem tradicional, baseada em processo sequencial, com planejamento antecedendo a execução.
· Ciclo de vida iterativo: abordagem baseada em feedback para trabalhos inacabados visando melhorar e modificar o trabalho já realizado.
· Ciclo de vida incremental: abordagem que fornece resultados intermediários com possibilidade de utilização imediata pelo cliente.
· Ciclo de vida ágil: abordagem que associa as abordagens iterativa e incremental, visando refinar pacotes de trabalho e propiciar entregas constantes.
Código da questão: 40236
10) Definidas as atividades de um projeto, um gerente de projetos obteve a rede de precedência das atividades, representada na seguinte tabela:
	Atividade
	Predecessoras
	A1
	nenhuma
	A2
	A1
	A3
	A2
	A4
	A3, A6, A7
	A5
	nenhuma
	A6
	A2
	A7
	A2, A5
Sendo assim, podemos afirmar que:
Alternativas:
· A4 é a última atividade a ser realizada. CORRETO
· A3 e A6 não são realizadas em paralelo.
· A1 tem apenas uma predecessora.
· A7 é a última atividade a ser realizada.
· A6 e A7 não são realizadas em paralelo.
Resolução comentada:
O diagrama de rede é um bom recurso gráfico para representar o método PDM (Precedence Diagramming Method), entretanto a tabela também pode ser utilizada. Neste caso, analisando as precedências da tabela, a atividade A4 só é realizada se A3, A6 e A7 terminarem. A3 depende de A2, que também depende de A1 terminar. A6 depende de A2 terminar. Finalmente, A7 depende de A5 e A2. Sendo assim, todas as tarefas precisam ser terminadas para A4 começar, logo é a última atividade a ser realizada.
Código da questão: 40211

Continue navegando