Buscar

Avaliação 3 - Antropologia e Turismo 2021

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN 
Faculdade de Ciências Econômicas – FACEN 
Curso: Turismo 
Disciplina: Antropologia e Turismo Data: 26/05/2021 Prof. Paulo Dantas 
Alunos (as): Ana Paula, Thales Mahatma, Maria Julidaiana e Lívia Rafaela 
III Unidade - Avaliação 
Caros (as) alunos (as), considerem as seguintes questões: 
1. Como pudemos ver, alguns autores mencionam os “desbravadores” dos mares como aqueles que iniciaram o turismo. Entretanto, Yolanda Silva em seu texto “Antropologia, conceito de cultura e o campo de pesquisa etnográfico na pesquisa em turismo” destaca que novos estudos concluem que aquele tipo de viagem não pode ser considerada turística. 
a) Como os novos estudos classificam o turismo e que fatores são levados em conta?
O turismo é denominado como um fenômeno dentro do contexto histórico e cultural que o turista encaixa em seu tempo livre para sair das atividades cotidianas e os ambientes costumeiros, que geralmente são: trabalho, faculdade e os afazeres de casa. Hoje o turismo é uma das maiores atividades econômicas do mundo. Os razões mais considerados são a urbanização e as condições de trabalho que são relevantemente contribuintes para revigorar a concepção do turismo como uma necessidade para os seres humanos, além disso o turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social e oportunidades de emprego e renda.
b) Os estudos mais recentes têm demonstrado que, em termos genéricos, o turismo gera problemas especialmente na relação desigual entre os turistas e as comunidades hospedeiras. Reflitam sobre como, contrariamente, a mesma atividade vem sendo encarada como uma grande alternativa econômica. 
 O fenômeno turístico tem gerado análises, estudos e pesquisas sobre as relações que produz em consequência das viagens e dos efeitos negativos ou positivos produzidos nas populações hospedeiras. Tendo em vista que os residentes de destinos turísticos geralmente não são consultados quando o Turismo começa a se desenvolver em sua localidade, essa reflexão tem por objetivo apresentar uma discussão de autores que descrevem a respeito dos impactos do turismo nas comunidades hospedeiras e a importância de conhecer a percepção e a atitude dos moradores a respeito do Turismo e seus impactos. Por meio dessa pesquisa reflexiva espero que foi explanada, foi possível perceber que os impactos positivos do turismo estão relacionados com o dinheiro proveniente dos turistas, geração de empregos e fortalecimento da cultura local. Por outro lado, o surgimento de aspectos negativos como criminalidade, aumento no consumo de drogas, surgimento de problemas ambientais no meio hospedeiro, entre outros, fazem com que os moradores apresentem certa xenofobia e repulsa com relação ao Turismo.
2. Como vimos no texto de Yolanda Silva, a cultura é entendida como uma construção histórica, algo que tem a ver com a capacidade que os serem humanos têm de transformar a si mesmos e ao ambiente onde vivem. 
c) Para vocês, como a atividade turística e os próprios turistas podem ser transformados culturalmente, a fim de gerar cada vez menos problemas nas comunidades para aonde se dirigem? 
 O conhecimento pode ser um dos caminhos a ser seguidos como forma de diálogo afim de propor ao turista que não faz parte daquele cenário atípico que muitas das interações e interferência do mesmo pode causar grande impacto já que o cenário sofre mudanças pois a comunidade local antes vivia em torno de uma única renda percebe que essa nova economia (turismo) pode ser sim bem mais vantajoso no ponto de vista econômico. Sendo assim a comunidade abandona muito dos trabalhos manuais que existia na região tornando-o escasso pois o trabalho agora é direcionado para outro tipo de atividade. Vale ressaltar ainda, com o aumento da atividade turística há o aumento populacional causando a interferência direta e indireta do ser humano na natureza gerando sérios impactos ambientais. Faz se necessário também conscientizar e ensinar a comunidade local o turismo consciente ao qual propõe a melhorias afim de fomentar essa atividade da melhor forma preservando a cultura local sem segredar o meio ambiente em que aquela comunidade vive. Cabe aos Turismólogo, guias, cooperativas, ONGs, setor público e privado ligados ao turismo trabalharem juntos dialogando e passando seus ensinamentos para toda a comunidade que muitas vezes não possui o conhecimento necessário para desenvolver essa atividade.
d) No momento atual, e tendo em vista os debates acerca do turismo em larga escala, quais são os desafios do profissional em turismo? 
A pandemia causada pelo covid-19 está afetando todos os países de diversas formas. Como consequência o setor de turismo foi um dos mais afetados e vai enfrentar um longo caminho até a recuperação. As recomendações da OMT para esse novo cenário incluem medidas e receberão atenção contínua e aprofundada do setor turístico, mesmo no contexto da retomada. No novo mundo das viagens, protocolos de higiene rigorosos serão parte do cotidiano. Tendo como uma forma de ajudar o turismo foi criado A Retomada do Turismo que é uma aliança nacional que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo, para diminuir os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19 com objetivo de preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens; e promoção e incentivo às viagens e também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços. Sair pelo mundo novamente é uma ideia que nos encanta mais do que nunca: encontrar pessoas, ver novas paisagens, vivenciar experiências únicas, experimentar novos sabores e é nisso que foca o ‘novo’ turismo buscando uma nova forma de olhar.
Boa reflexão!

Continue navegando