Buscar

Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ser Educacional
AdministraçãoParte superior do formulário
Comunicação e Expressão
Vladia Patricia Medeiros Santos
Rafaela Britto
Adelaide Souza do Nascimento Figueiredo
Com base no que foi estudado durante as quatro unidades, seu desafio será escolher quatro, dentre os oito domínios e escrever sobre cada um deles. Seja criativo (a), pesquise, explore seus conhecimentos e faça uma atividade consistente, demonstrando a aplicabilidade de cada domínio escolhido, assim como exemplificando. Não se esqueça de que seu texto deve conter no mínimo 30 linhas e ser respaldado cientificamente.
Marcuschi (2003) afirma que os domínios discursivos dão origem a discursos específicos e são as grandes esferas da atividade humana em que circulam os textos. 
Com base nessa frase de Marcuschi;
Domínio Jornalístico: É de grande circulação social e tem como objetivo divulgar e comentar fatos e pontos de vista sobre produções de acontecimentos de interesse social, os quais são relatados, comentados ou provocados. Este domínio discursivo aparece em editoriais, notícias, reportagens, artigos de opinião, comentários, cartas ao leitor, crônicas tanto policial como esportiva, entrevistas jornalísticas, boletim do tempo etc. 
Destacam-se vários gêneros:
▶ Notícias e reportagens se estruturam como relatos (narração de acontecimentos que responde às perguntas: O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê?).
▶ Artigos de opinião, editoriais e ensaios partem de fatos, mas não têm como objetivo fazer relato, mas sim, comentar esses fatos, defendendo pontos de vista frente a eles.
▶ Cartas do leitor, assim como resenhas, também são textos do mundo comentado. O primeiro comenta matérias publicadas pelo jornal ou revista, o segundo comenta diferentes produções culturais: esporte, peças teatrais, discos, filmes, livros etc.
▶ Entre os gêneros provocados temos, por exemplo, entrevistas e debates, que são criados pela instituição jornalística.
Os gêneros que compõem o domínio jornalístico são, basicamente: notícias, entrevistas, reportagens, artigos de opinião, editoriais, resenhas, ensaios, cartas à redação e ao editor.
Domínio discursivo instrucional: Tem a finalidade de instruir e de orientar sobre algo, esses textos dá instrução sobre como utilizar algo de maneira simples, aparece em portadores destinados a circular dentro de um segmento social específico, como cartazes, folhetos, livretos. São construídos como uma sequência de informações e procedimentos que visam esclarecer como realizar determinada atividade para obter um resultado prático. São exemplos desse domínio discursivo os manuais de instruções, receitas culinárias e medicinais, regras de jogos, bulas, contas a pagar, formulários etc. 
Domínio discursivo jurídico: São textos que compõem as etapas de um processo judicial, engloba textos que aparecem em portadores socialmente reconhecidos: tipos específicos de papéis timbrados e formulários, para terem validade devem ser assinados por pessoas investidas de certo tipo de poder, que têm como instituir a realidade, isto é, o que eles dizem passa a valer socialmente a partir do próprio ato de dizê-lo. Sua validade depende de fatores como data, assinatura, local de emissão e publicação, sendo seus autores investidos de representação jurídica. Os gêneros são: petição, sentença, lei, recurso, decisão judicial, parecer etc.
Domínio discursivo religioso: Tem como objetivo a invocação de entidades sobrenaturais, a disseminação de uma doutrina de fé, a catequização. Aparece em livros considerados sagrados, em livros orientadores dos rituais e destinados ao ensino da doutrina. Os textos religiosos estruturam-se em fórmulas fixas, como os mantras, ladainhas, que são considerados infalíveis e sagrados. Frequentemente, eles têm um sentido obscuro, baseiam-se na repetição de sons, ritmos e fórmulas institucionalmente estabelecidas. Podem assumir, como os sermões, um caráter persuasivo. São exemplos: rezas, ladainhas, sermões, textos sagrados, orações etc.
Domínio discursivo literário: Trata-se dos gêneros literários que aparecem, especialmente, em livros, mas podem também ser veiculados por jornais e revistas; não se ligam a nenhum objetivo imediato e pré-definido, mas buscam o prazer estético e funcionam, com frequência, como forma de entretenimento e ampliação cultural. Possuem forma, estrutura, linguagem e extensão altamente diversificada, mas são sempre marcados como textos que não fazem referência objetiva ao “mundo real”. Podem ter uma estrutura narrativa ou épica (contos, lendas, fábulas, apólogos, parábolas, romances, epopéias), lírica ou dramática (peças de teatro) ou conceitual. São exemplos de gêneros discursivos literários: contos (de fadas, caipiras, urbanos, policiais), crônicas, lendas, fábulas, apólogos, parábolas, novelas, romances, epopéias, poemas, peças de teatro, filmes, histórias em quadrinhos etc.
 
Domínio discursivo acadêmico/científico/pedagógico: Tem a finalidade de expor a investigação de um fato, acontecimento ou experiência científica - com bastante rigor nos conceitos e informações utilizados. Tem como portadores usuais os livros e as revistas de divulgação científica, tendo como objetivo básico instruir, ensinar, produzir e divulgar saberes, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. Têm estrutura basicamente referencial e conceitual, apresentando sutis diferenças entre os três campos: pedagógico (mais direcionado à rotina de sala de aula); acadêmico (produções de menor rigor, solicitadas na academia pelos professores); e científico (que se desenvolvem como um argumento completo, maior rigor e um princípio a partir de provas universalmente válidas). Os verbetes de dicionários são construídos como definições e os das enciclopédias como síntese explicativa dos conhecimentos básicos relacionados ao assunto. Os principais exemplos do domínio discursivo acadêmico/científico/pedagógico são verbetes de dicionários, enciclopédias, teses, monografias, artigos, ensaios, relatórios de experimentações, avaliações, apostilas, slides de aulas, anotações de aulas etc.
BRASILEIRO_1ed_Leitura_e_producao_textual_BOOK.indb

Outros materiais