Buscar

Artérias e veias dos MMSS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Artérias e veias dos MMSS
· Todas as artérias provêm da artéria aorta.
· Veias dos MMII, do abdome e do tórax drenam para a veia cava inferior, enquanto que veias dos MMSS, da cabeça e do pescoço drenam para a veia cava superior.
ARTÉRIAS
· As artérias saem do coração, sendo que todas provêm da artéria aorta.
· A artéria aorta tem três ramificações. Sua ramificação direita é o tronco braquiocefálico, que se ramifica em duas artérias, a subclávia direita, que irrigará o membro superior direito, e a artéria carótida comum direita. Sua ramificação média formará a artéria carótida comum esquerda, que segue em direção ao pescoço. Por fim, sua ramificação esquerda é a artéria subclávia esquerda, que irrigará o membro superior esquerdo (se origina diretamente do arco da aorta).
· A artéria subclávia direita (como o próprio nome denota: passa por debaixo da clavícula direita, pela parte póstero-inferior dela), ao atravessar a clavícula direita, passa a se chamar artéria axilar (ao passar da margem lateral da 1ª costela).
· Após passar pela axila, a artéria axilar penetra profundamente no braço, passando a se chamar artéria braquial (após passar pela margem inferior do músculo redondo maior).
· Ao nível da fossa cubital (próximo ao colo do rádio e logo a 1cm distal do cotovelo), a artéria braquial se ramifica em uma porção lateral (artéria radial) e em uma porção medial (artéria ulnar).
· Ao chegar na mão, tanto a artéria radial como a artéria ulnar vão formar os arcos arteriais palmares, que se subdividem em arco palmar superficial (provém da artéria ulnar) e arco palmar profundo (provém da artéria radial).
· O arco palmar profundo formará as artérias metacarpais, que irrigam a parte média da mão. Já o arco palmar superficial formará as artérias digitais, que irrigam os quirodáctilos (dedos das mãos) pelas laterais deles.
 VEIAS
· As veias voltam ao coração, sendo que todas drenam para a veia cava superior.
· As veias digitais drenam o sangue proveniente dos quirodáctilos para o arco venoso superficial (sistema venoso dorsal), que conduz o sangue para a veia ulnar (mais medial).
· O arco venoso profundo, derivado das veias metacarpais (sistema venoso palmar), conduz o sangue para a veia radial (mais lateral).
· Ao nível da fossa cubital, as veias radial e ulnar (veias do compartimento profundo) se unem, formando a veia braquial.
· A veia braquial medial se une à veia basílica, formando a veia axilar, que, ao nível da clavícula, será chamada de veia subclávia.
· A veia subclávia, antes de chegar à veia cava superior, é chamada de veia braquiocefálica.
· Compartimento profundo: veias digitais => arco venoso superficial => veia ulnar; veias metacarpais => arco venoso profundo => veia radial;
· Veias radial e ulnar => veia braquial medial + veia basílica => veia axilar => veia subclávia => veia braquiocefálica.
· O arco venoso dorsal também se ramifica em duas veias: uma lateral, a veia cefálica, e uma medial, a veia basílica. A basílica, como já foi dito, se unirá à braquial medial e formará a axilar, enquanto que a cefálica tributará (leva sangue para) na axilar. Em seguida, a axilar se “tornará” subclávia, depois se juntará à jugular interna e formará, então, a veia braquiocefálica, que se direciona para a veia cava superior (átrio direito).

Mais conteúdos dessa disciplina