Buscar

SISTEMAS AUDITIVO

Prévia do material em texto

SISTEMAS AUDITIVO
O aparelho auditivo esta adaptado para a recepção das ondas sonoras na membrana timpânica w para a transmissão dos sinais auditivo para o SNC.
Lesao do aparelho auditivo causa surdez de condução, danos na cóclea ou porção coclear do oitavo nervo craniano resulta em surdez neurossensorial e nas vias auditivas centrais uma surdez central.
PROPRIEDADES DAS ONDAS SONORAS
Complexos sonoros são misturas de tons que podem ser harmonicamente relacionados (timbre) ou serem aleatoriamente relacionados (ruídos).
A faixa normal de freqüências para a audiçao humana é de 50 a 16000 Hz e exposiçao a ruidos intensos pode lesionar esse aparelho auditivo. A intensidade é referente ao volume do som e ao nível de pressão sonora.
As ondas sonoras são captadas pelo ouvido externo e conduzidas pelo meato acústico externo até a membrana timpânica. Depois esse som transforma de energia sonora para mecânica no ouvido médio, que é um espaço cheio de ar e que possui uma cadeia de três ossículos: martelo, bigorna e estribo. Estes servem para reduzir a magnitude dos movimentos da membrana timpânica enquanto aumentam a força deles sobre a janela oval.
Uma surdez de condução é uma obstrução ou alteração da transformação do som na membrana timpânica ou através da cadeia de ossículos. Pode ser causada por uma infecção, inflamação, trauma ou excesso de cera.
CÓCLEA
A cóclea membranosa é a porção espiralada que é revestida pela cóclea óssea, constituindo três camaras.
A camara central é a rampa média ou ducto coclear. Acima dela tem a rampa do vestíbulo e abaixo a rampa do tímpano. A rampa do vestíbulo é contínua com a rampa do tímpano por uma abertura apical, o helicotrema. 
Em corte transversal, o ducto coclear é limitado internamente pela membrana de Reissner e membrana basilar e externamente pela estria vascular. O núcleo ósseo da cóclea é chamado modíolo e ela se enrola envolta dele. 
As rampas do vestíbulo e do tímpano estão cheias de perilinfa. A endolinfa preenche o ducto e é elaborada pela células e pela estria vascular. 
Órgão de Corti é um epitélio sensorial que repousa na membrana basilar. Ele compreende as células ciliadas internas e externas que são na verdade separadas pelo túnel de Corti e pela membrana tectorica. A internas formam apenas uma fileira e as externas formam três fileiras pararelas (lembrando que elas não se regeneram). 
A membrana tectorica é uma gelatina sobre o epitelio sensorial em que os estereocilios maiores estão em contato. O movimento da membrana basilar e do órgão de Corti inclinara os estereocílios contra a membrana tectorial e causar a despolarização.
O modíolo ósseo abriga o gânglio espiral e na extremidade da lamina espiral óssea, os processos periféricos perfuram a membrana basilar e estabelecem sinapses. As fibras eferentes espiralizam ao longo da membrana basilar estabelecendo sinapses com células ciliadas internas ou também se dirigem ao túnel de Corti estabelecendo contato com as células ciliadas exteriores. 
TRANSDUÇAO
As células ciliadas internas convertem força mecânica em sinais elétricos. À medida que a membrana basilar se move devido a perilinfa da rampa timpânica, os estereocílios mais altos são deslocados contra a membrana tectorial. Com isso, canais iônicos são abertos, potássio entra na célula despolarizando-a. Com a despolarização canais de cálcio se abrem e vesículas de fundem liberando neurotransmissores para as sinapses. O potencial varia com a estimulação sonora do ouvido.
INERVAÇAO AFERENTE
O gânglio espiral é formado por dois tipos de neurônios sensoriais bipolares. Celulas do tipo I (90%) estabelecem sinapses somente com uma ou duas células ciliadas internas e respondem a uma faixa limitada de freqüências. Celulas do tipo II atravessam o tunal de Corti e estabelecem sinapses com mais de 10 celulas ciliadas externas sendo mais sensíveis aos sons de baixa intensidade. 
A freqüência codificada no nervo coclear pela posição das fibras aferentes ao longo da espiral coclear.
SURDEZ NEUROSSENSORIAL
Pode ocorrer por ruídos altos, infecções e inflamações (rubéola, meningite,caxumba), tumores ou traumas.
É preciso saber sobre o complexo olivar, lemnisco, colículos e núcleo geniculado medial?
SURDEZ CENTRAL
É uma lesão que só afeta a audição do lado lesionado. Podem alterar a percepção sonora, causar alucionaçoes auditivas pontinas, etc.

Continue navegando