Buscar

CIÊNCIAS 9º ANO AULA 01 3º BIMESTRE


Continue navegando


Prévia do material em texto

DISCIPLINA: CIÊNCIAS – 9º ANO
ESCOLA: _______________________________________________________________________
NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________
3º BIMESTRE: 2ª SEMANA – MÊS DE AGOSTO – AULA 01 / TEMA: LIGAÇÕES QUÍMICAS.
INSTRUÇÕES:
1º Leia o texto com atenção;
2º Em caso de dúvidas deixe sua mensagem no mural da plataforma que o professor irá responder;
3º Faça e envie sua atividade dentro do prazo;
4º Clique no link abaixo para assistir ao vídeo proposto:
https://www.youtube.com/watch?v=QC_Mskmdajs
TEXTO BASE: LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Como os átomos se ligam para atingir a estabilidade eletrônica?
A regra do octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). Essa tendência geral dos átomos em buscar uma configuração de 8 elétrons na última camada é denominada regra do octeto. Para atingir tal estabilidade sugerida pela regra do octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência (configuração de um gás nobre). 
Ligação Metálica São uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos. Podemos dizer que as ligas metálicas têm maiores aplicações que os próprios metais puros. 
 Exemplo:
• o aço é uma liga de ferro e carbono; 
• o inoxidável, além de ferro e carbono, contém também níquel e cromo; 
• o bronze é uma liga de cobre e estanho 
• o latão é uma liga de cobre e zinco
Ligação Iônica Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons. Os compostos iônicos em geral apresentam altos pontos de fusão e ebulição, são sólidos duros e quebradiços e solubilizam-se facilmente em solventes polares, por exemplo, a água. 
Na ligação covalente entre dois átomos de cloro (elemento que tem a tendência a ganhar um elétron), se estabelece um par eletrônico entre os dois núcleos, resultante da atração mútuos por elétrons de último nível. Os compostos covalentes são geralmente formados pela combinação de ametal com ametal, ametal com hidrogênio ou hidrogênio com hidrogênio, isto é, entre átomos que desejam receber elétrons para completar 8 na última camada eletrônica. Neste caso cada átomo atrai um elétron do outro átomo e vice-versa. Temos então um par de elétrons “presos” entre dois átomos. Possuem, em geral pontos de fusão e, na maioria dos casos, não conduzem corrente elétrica.
ATIVIDADES
1- A tendência geral dos átomos em buscar uma configuração de 8 elétrons na última camada é denominada:
1. Regras dos octetos; 
1. Pontos de fusão;
1. Pontos de ebulição; 
1. Camada de valência.
2- “Ligação que envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons”.
1. Ligação covalente; 
1. Ligação iônica; 
1. Gás nobre;
1. Camada de valência.
3- “Uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos”:
1. Ligação metálica; 
1. Ligação iônica; 
1. Composto iônico;
1. Composto covalente.
4- Na ligação entre dois átomos de cloro (elemento que tem a tendência a ganhar um elétron), se estabelece um par eletrônico entre os dois núcleos, resultante da atração mútua por elétrons de último nível:
1. Covalente; 
1. Iônica; 
1. Metálica; 
1. Ligação de prótons. 
5- Podemos dizer que as ligas metálicas têm maiores aplicações que os próprios metais puros. Qual componente é uma liga metálica:
1. Aço;
1. Sal de cozinha; 
1. Ácido clorídrico;
1. Água. 
Rua Cecilia Meireles nº 540, Centro CEP 68.555-093, Xinguara - PA
Contato: 3426 – 2943 SEMEC - 3426 – 1029 Gabinete - E-mail: semed_xinguara@hotmail.com