Buscar

DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL
- As curvaturas normais da coluna vertebral garantem o equilíbrio no plano sagital
- Escoliose (desvio lateral da coluna), cifose, cifoescoliose (exagero ou diminuição da curvatura fisiológica, lateralizada)
- Deformidades Básicas: Escoliose, Cifose, Lordose (considerar entre 40°-45°, exagero ou diminuição da curvatura).
- ESCOLIOSE (80% dos casos): comum na síndrome de down, no hiperparatireoidismo. Saber o tipo, o que provoca e a progressão. Tipos: idiopáticas (maioria das causas), congênita (surge na vida intrauterina - IU), neuromuscular (paralisia cerebral e poliomielite), neurofibromatose (escoliose grave – causa paraplegia – sempre é cirúrgico) e outros. Toda escoliose tem dois lados: côncavo e convexo; para identificar se a escoliose é à direita ou à esquerda, verificar o lado da convexidade, exemplo escoliose torácica esquerda – lado da convexidade. Gibosidade Costal: é a rotação vertebral para a concavidade. ESCOLIOSE CONGÊNITA: defeitos nos somitos do tubo neural na vida IU; •Defeitos de Segmentação – ocorrem durante a formação do bloco ósseo, duas vértebras sem disco intervertebral, diminui altura de um espaço intervertebral, Não Provoca Deformidade, BARRA ÓSSEA UNILATERAL NÃO SEGMENTADA – APENAS O LADO OPOSTO À BARRA ÓSSEA CRESCE; •Defeito de Formação; •Defeitos Mistos. Qualquer deformidade congênita, colete não corrige. Artrodese = fusão. ESCOLIOSE IDIOPÁTICA (EI) - importante atentar para a data do diagnóstico: •EI Infantil (0-3 anos) Resolutiva e Progressiva: Ângulo Mehta serve para diferenciar Resolutiva de Progressiva. EI Juvenil (4 até antes da puberdade): característica radiológica – escoliose torácica direita progressiva. •EI Adolescente (a partir da puberdade): é o que mais procura atendimento
- EXAME DO PACIENTE
	HISTÓRIA: saber etiologia para dar o diagnóstico, história familiar é muito importante (hereditariedade da escoliose), idade do paciente, idade óssea (é sempre menor que a idade cronológica-pedir Rx de mão e punho esquerdos).
	EXAME FÍSICO: começa pelos ombros e omoplatas, a curva torácica anormal empurra o ombro ipsilateral para cima, Sinal de Thomas Bacia basculada (tratar primeiro a bacia), Triângulo de Scarpa se fechado, há desvio lombar, 3 ou mais manchas “café com leite” maiores que 5cm na lombar é sinal de neurofibromatose, diastematomielia – tufo de pêlos na linha média, pé cavo – ir direto para coluna lombar, distrofias de membros inferiores – realizar escanometria sempre – atentar para a bacia basculhada, pés com diferença de tamanho refletem na coluna lombar, Teste de Adams observar a Curva Estruturada: rotação das costelas para o lado da concavidade, síndrome de Marfan – extremidade longas, aracnodctilia, escoliose gravíssima. TESTE DE INCLINAÇÃO LATERAL conforme a convexidade, ipsilateral à convexidade: ver flexibilidade da curva – curva flexível usa colete, não flexível, cirurgia. Se a correção for de 40% ou mais, é curva flexível; se for menor que 40%, é curva não flexível. Sinal de Risser potencial de crescimento: núcleo de crescimento da espinha ilíaca anterossuperior, vai de 0 a 5, usa-se o colete até o nível 3, 4 e 5 não há mais crescimento, não usa mais o colete. 
PEDIR RAIO X AP EM ORTOSTASE (ação da gravidade nas curvas é mais real)
- TRATAMENTO (observação ou colete): 
	Conservador: curva não estruturada, curva não deformante, curvas menores que 20°, EI Juvenil e do Adolescente.
	Colete de Milwaukee: Escoliose Idiopática, angulação entre 20°-40°, flexibilidade da curva maior ou igual a 40% e com potencial de crescimento (Risser)
	Colete TLSO: para curvas lombares únicas e tóraco-lombares flexíveis a nível de T11
	Cirurgias: para artrodeses
- CIFOSE: ETIOLOGIAS: •Doença de Sheurmann (dorso curvo, cifose juvenil): no momento do Rx, coloca-se um coxim no ápice da curva para ver a flexibilidade; se flexível, indica-se usar colete/gesso, se for rígida, indicada a fisioterapia. Diagnóstico de Dorso Curvo: 3 vértebras apicais com acunhamento/apinhamento cervical maior que 3°-5° no Rx. •Congênita: cirurgia precoce •Postural: tratar com fisioterapia •Infecciosa: osteomielite, mal de Pott (TB na coluna vertebral) •Pós-traumática. Usa-se coxim no ápice da curvatura, forma giba por igual ≠ escoliose, se usar colete, só por um ano.

Continue navegando